Geral

Aço Inox: como utilizá-lo e porque não enferruja

Por que Aço Inox não enferruja? 

Surgido a partir de uma busca por uma liga metálica resistente ao desgaste, o aço inox apresenta inúmeros benefícios. Tais benefícios estendem cada dia mais seu consumo e o tornam bastante popular no nosso dia a dia

Sendo a resistência à ferrugem e à corrosão uma de suas principais vantagens, grande parte do público apresenta curiosidade quanto às razões dessa resistência. 

Assim, vamos falar um pouco mais da história e composição do aço inox. 

Como surgiu o aço inox

Formado por uma liga que contém ferro, cromo, níquel e outros metais, o aço inoxidável foi descoberto na busca por ligas que tivessem melhor resistência à ataques químicos. 

O resultado esperado apareceu com uma junção de cromo e níquel na base de ferro. Mais tarde, descobriu-se que com um mínimo de 10,5% de cromo na liga a resistência é maior.  

Resistência à corrosão

Primeiro, é importante explicar que aços comuns reagem com o oxigênio de forma a criar uma camada leve e instável. Essa camada costuma se propagar pelo metal, gerando o ferrugem. 

Por sua vez, os elementos presentes no aço inox, em especial o cromo e o molibdênio, reagem com o oxigênio da água e do ar. Assim, formam sobre o aço um filme protetor bastante fino e estável, consistentes dos produtos da corrosão. 

Por definição, o aço inoxidável deve abrigar pelo menos 10% de crômio, que desempenha um importante papel na formação deste filme protetor.

Podemos então concluir que a corrosão não se espalha pelo material graças à presença deste filme. Por sua vez, ele atua como uma barreira que impede o acesso do oxigênio e da água às camadas inferiores do material.

A camada formada sobre o aço inoxidável é bastante fina e menor que o comprimento  mais fina que o comprimento de onda da luz. Assim, é impossível sua visualização sem o uso de sofisticados equipamentos.

Dessa forma, mesmo que o aço inoxidável sofra uma leve corrosão, não será perceptível a olho nu. 

Por outro lado, o ferrugem é denso o suficiente para ser vista por nossos olhos. 

Por que o Aço inox não oxida

Em resumo, a resposta para a pergunta do porque o aço inoxidável não oxida é por causa da sua composição. Devido à ela, quando o aço inox entra em contato com o oxigênio reage de forma a proteger a si mesmo de um ataque. E ele se protege através da formação de uma camada que torna a superfície inativa. 

Bom, já entendemos porque o aço inoxidável não enferruja. Agora, que tal descobrirmos os níveis de resistência e especificidades conforme as diferentes espécies? 

Aço Austeníticos 

Em virtude de sua facilidade de adaptação e resistência à rupturas e trincas, são os aços mais utilizados do mercado. 

Ligas com baixo teor de carbono e que resistem à temperaturas extremas formam essa espécie. É popularmente conhecida como família 300 e é empregada em revestimentos, tubulações, pias e cubas. 

Ferríticos 

Devido a sua composição química, este material, que aproxima-se mais do ferro, possui baixo custo, em contrapartida à sua dureza e resistência à corrosão limitada. 

Classificada com a série 400, esta categoria é altamente condutiva. É amplamente utilizada em produtos que  necessitam de maior resistência à trocas de calor, como por exemplo eletrodomésticos e escapamentos de automóveis. 

Martensíticos 

Mais resistentes e duros, sua composição com alto nível de carbono possibilita o aumento de sua resistência através do aquecimento. 

São utilizados na produção de eixos, instrumentos hospitalares e bombas, por exemplo. 

Aço Duplex 

Composto por metade ferrítica e metade austenítica, o aço duplex é utilizado principalmente nas indústrias, que exigem meios bem agressivos, por ser o material com maior resistência.  

Agora que você descobriu o segredo do aço inox e suas espécies, já pode passar na Casa do Serralheiro para adquirir seu material! 

E se você ficou com alguma dúvida sobre porque aço inox não enferruja ou quer encontrar o aço certo para o seu projeto, entre em contato conosco, vai ser um prazer ajudá-lo. E para saber mais, não deixe de acessar o nosso blog. 🙂 

 

 

Voltar para a lista

One thought on “Aço Inox: como utilizá-lo e porque não enferruja

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.