Ferro

Conheça os principais tipos de ferragens

principais-tipos-de-ferragens-casa-do-serralheiro

Se você preza pela segurança da sua obra, conhecer os principais tipos de ferragens é algo essencial.

Afinal, as ferragens são juntamente com o concreto, os dois principais materiais que mantêm uma construção de pé, garantindo sua total sustentação.

Por conta disso, nós vamos te mostrar hoje quais são os principais tipos de ferragens, para que assim você saiba qual deles deve escolher para cada etapa da sua obra. Confira!

O que são ferragens?

As ferragens são um conjunto de barras de ferro que são amarradas em determinados formatos para garantir uma melhor distribuição dos esforços de determinada estrutura.

Exemplos de ferragens são vigas e colunas, por exemplo. Ainda assim, é importante lembrar que muitas vezes as barras de ferro podem ser usadas isoladamente.

Cada tipo de ferragem utilizada na obra segue determinadas recomendações em termos de tamanho, grossura do ferro e outras especificações que servem para que ela possa desempenhar seu papel da melhor maneira possível.

Principais tipos de ferragens

Agora que você já sabe o que são essas ferragens, nada melhor do que entender quais são os seus principais tipos.

Com essa informação será possível escolher as ferragens adequadas para a sua obra, garantindo assim o melhor resultado para ela. Confira:

Vergalhões

Os vergalhões são barras de aço que em conjunto com o concreto, formam o concreto armado. Eles podem ser usados na montagem de várias armaduras, como vigas, pilares, vigotas, estruturas para sapatas e muitos outros.

O mais importante é que você consiga encontrar vergalhões nos tamanhos que você precisa e com a espessura adequada, já que é isso que define a sua resistência.

Arames recozidos

Os arames são usados para a montagem das armaduras de concreto armado, fixando os vergalhões e estribos nas posições adequadas.

A grande vantagem desse ferro é que ele é altamente maleável e por conta disso você pode utilizá-lo com mais facilidade para amarrar as ferragens, fazendo assim com que ele seja muito importante para a construção.

Outro dos tipos de ferragens: Cordoalhas e fios

As cordoalhas e fios são feitos especificamente para o concreto protendido, que é uma versão superior do concreto armado, justamente por utilizar armaduras de aço com ferragens ativas.

No mercado, você pode encontrar 3 tipos de cordoalhas:

  • Cordoalhas engraxadas e plastificadas: Não aderem o concreto;
  • Fios de protensão: São utilizados em lajes alveolares;
  • Cordoalhas aderentes: Utilizados em estruturas de maior porte, como pontes.

Treliças nervuradas

Um dos tipos de ferragens mais comuns,  as treliças são estruturas compostas por um fio de ferro longitudinal superior e dois fios inferiores na mesma direção. Eles são separados por uma determinada distância e conectados por estribos em forma de sinusóide.

Uma treliça possui sua estrutura soldada, garantindo sua resistência. Sua grande vantagem é proporcionar uma agilidade maior para a obra devido ao fato de já estar pré-moldada.

Telas nervuradas

As telas são muito utilizadas na construção civil, tanto na armação de lajes, construção de pisos de concreto armado, paredes de concreto, piscinas, tanques e muito mais.

Elas são uma espécie de malha retangular, que realmente parece uma tela, já que os fios de aço são conectados por solda, criando pequenos espaços vazios ao longo da ferragem.

Um dos principais tipos de ferragens: Vigas

As vigas se localizam dentro do concreto armado e são utilizadas para a sustentação do imóvel que foi construído. Ela é montada com barras horizontais e estribos, que recebem sobre elas o peso da laje e o distribuem para o resto da estrutura.

Estribos

Os estribos são colocados ao longo de uma armadura de aço para ajudá-la a suportar os esforços da estrutura. Nas colunas, os estribos garantem que não ocorra a curvatura da coluna.

De qualquer modo, eles precisam ser utilizados corretamente, sempre sendo dispostos em distâncias pré-definidas e exatas.

Isso garante que a obra não sofra nenhum tipo de problema estrutural devido aos esforços colocados sobre a ferragem.

Ficou com alguma dúvida sobre os principais tipos de ferragem? Deixe o seu comentário aqui no Blog para que possamos te auxiliar nisso. Conte conosco sempre.

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.