Mini guia do Drywall: tudo sobre esse material
O uso do drywall nas construções modernas representa uma revolução no setor, trazendo agilidade, flexibilidade e inovação para os projetos.
Diferente das tradicionais paredes de alvenaria, o drywall permite uma instalação rápida, reduzindo consideravelmente o tempo de obra. Esta técnica também se destaca pela leveza, o que significa menos carga sobre a estrutura, tornando-se uma opção ideal para reformas e sobreposições.
Além disso, com este material, é possível obter uma excelente eficiência acústica, proporcionando ambientes mais silenciosos e confortáveis.
O produto também é conhecido pela facilidade de manutenção e a sustentabilidade, visto que gera menos resíduos e consome menos recursos naturais, o torna uma escolha inteligente e alinhada às demandas contemporâneas da construção civil.
Ao longo deste conteúdo que preparamos, você vai entender melhor a importância em utilizar esse produto nos seus projetos e também onde utilizar.
O que é o Drywall?
O Drywall é um sistema de construção a seco, que praticamente não utiliza água para ser colocado em prática.
Isso acontece porque o material já vai prontinho para a obra, tornando elementos como argamassas e outros materiais totalmente descartáveis.
O sistema é baseado na elaboração de chapas de gesso natural que são revestidas e instaladas nos mais diversos imóveis.
Como funciona?
As chapas de gesso natural são instaladas nos imóveis sempre levando em consideração suas características. Isso porque diferentes construções podem necessitar de chapas diferentes. De modo geral, todas elas são feitas de gesso natural e revestidas com duas lâminas de cartão duplex.
Por mais que o gesso tenha uma aparência “frágil”, é preciso levar em conta que junto do cartão ele possui uma resistência muito grande a tração. Isso torna-o mais adequado para ser usado nos imóveis.
Também são utilizados perfis de aço galvanizado e outros elementos para haver a máxima garantia de eficiência e segurança.
Mitos sobre o Drywall
Veja a seguir alguns dos principais mitos a respeito deste produto para você não acreditar mais.
A resistência
Por mais que este material não seja considerado por muitos como resistente, seus fabricantes garantem que ele resiste a tremores, choques e vibrações.
Além disso, você pode instalar portas em uma estrutura de Drywall, por exemplo, e ela não irá ser prejudicada de modo algum.
Também é importante destacar que este produto é comercializado após aprovado nos mais rigorosos testes e cumpriu as exigências da ABNT.
A relação com a umidade
Dependendo do local onde for utilizado, este material pode sofrer com a umidade. Então, é muito importante ter isso em mente, pois caberá a você fazer a melhor escolha a respeito da sua alocação.
Colocá-lo em áreas internas costuma ser a melhor opção, enquanto áreas como telhados ou lajes devem ser evitadas.
Todavia, é preciso levar em conta também que existem chapas de Drywall feitas especificamente para ambientes mais úmidos. Assim como também é possível realizar a impermeabilização da estrutura para garantir que o produto não sofra com a umidade.
Isolamento térmico e acústico
Este material oferece tanto o isolamento térmico quanto o isolamento acústico, o que por si só é algo excelente.
Além disso, também é possível incluir entre as chapas de gesso materiais como lã de rocha ou de vidro. Isso para que assim os sons sejam ainda mais isolados e a temperatura possa se manter constante.
Uso do Drywall
Também pode ser usado das mais variadas formas, por ser extremamente versátil.
Por exemplo, ele pode ser usado para esconder tubulações, engrossar paredes, cobrir aberturas e reparar erros. Isso sem contar também a sua utilização em conjunto com móveis.
Custos
O Drywall possui um ótimo custo, principalmente por ser facilmente instalável. Dessa forma, diminui-se o seu tempo de execução em relação a outros elementos construtivos, como à alvenaria.
A quantidade utilizada do produto pode ser definida com muita facilidade, o que acaba auxiliando no corte de custos na construção. Afinal de contas, sabendo exatamente o que você precisa comprar, não é necessário adquirir mais chapas do que o necessário.
Principais vantagens no uso do Drywall
Agora vamos mostrar os principais diferenciais no uso do material. Certamente elas poderão auxiliar você a optar por fazer o uso desse sistema construtivo ou não.
O desperdício é reduzido significativamente
Conforme foi mencionado anteriormente, a construção realizada com o Drywall é mais simples do que a de alvenaria. Isso porque as quantidades que vão ser utilizadas podem ser calculadas mais facilmente.
Além disso, não é necessário investir na compra de cimento, argamassa e outros elementos. Portanto, isso também ajuda a reduzir os desperdícios que envolvem o processo da construção.
Outra consequência direta desse sistema enxuto é que você não vai precisar gastar tanto com entulhos, já que em média o desperdício não passa de 5% do total de materiais utilizados.
Vale ressaltar que todo o entulho gerado pelo material pode ser reciclado, o que facilita ainda mais a sua vida.
A construção acontece mais rapidamente
Para você ter ideia, dois profissionais juntos podem produzir cerca de 30m2 de Drywall. Assim, em apenas duas horas de instalação já vai estar totalmente pronto para receber o acabamento desejado.
Não há como comparar isso ao sistema tradicional de construção, onde pode-se levar meses para conseguir deixar a obra totalmente pronta, principalmente por conta do trabalho ser bem mais complexo.
De qualquer maneira, a velocidade da construção afeta diretamente o seu bolso. Isso porque são menos dias em que os profissionais vão ter de trabalhar para deixar o material perfeitamente instalado.
O material é super leve
Trabalhar com os materiais tradicionais da construção civil é algo relativamente complicado, pois todos eles costumam ser bem pesados.
O profissional acaba precisando carregar sacos de cimento, cal, tijolos e demais materiais que devido ao seu peso atrasam a produtividade da obra.
Já as chapas de Drywall oferecem um peso 6 vezes menos para uma parede, o que não somente facilita a vida de quem está trabalhando como também interfere diretamente na estrutura do local.
Afinal, uma parede mais leve exige menos da estrutura do imóvel, o que gera uma garantia de segurança ainda maior.
A manutenção é muito simples
Quando uma parede está com um defeito geralmente é necessário quebrá-la, o que gera sujeira, poeira, muito barulho e um custo relativamente alto, pois além de quebrar será necessário reformá-la novamente.
Com as chapas de Drywall isso não acontece, pois a manutenção ocorre de um modo bem mais simples:
Tudo o que precisa ser feito é a remoção de uma ou mais chapas para que o problema possa ser solucionado. Uma vez que tudo esteja corrigido, basta apenas fazer a instalação novamente.
Sem sujeira, barulho e com um custo-benefício excelente.
Onde utilizá-lo?
A variedade de placas permite que esse material seja utilizado em diferentes ambientes. Para espaços secos, como salas e dormitórios, é utilizada a placa de cor branca.
Em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, aplica-se a placa de cor rosa.
O Drywall suporta a aplicação de revestimentos de parede, como azulejos e cerâmicas, muito utilizados em ambientes úmidos. A aplicação é feita da mesma maneira que em uma parede de alvenaria, com a vantagem de que o produto é perfeitamente plano. Nesse caso, se utiliza a placa verde.
Além disso, também é possível fixar nas paredes objetos como prateleiras, quadros e bancadas. Para isso, é importante que esses itens estejam previstos em projetos de arquitetura, pois é necessário reforçar a estrutura metálica interna da parede nos pontos de fixação.
Na Casa do Serralheiro você encontra Drywall e tudo o que precisa para a sua construção.
Fale com a nossa equipe de consultores para fazer o seu orçamento e tirar dúvidas!