Dicas de Decoração, Geral

Tudo sobre parede de placa cimentícia

A placa cimentícia é um painel feito de cimento, celulose, fio sintético e outros aditivos, que serve para vedação de paredes internas e externas. Também é um revestimento para pisos, forros, fachadas, beirais, oitões e shafts. Esse material é uma alternativa para quem deseja dispensar o uso de tijolos na construção. 

Nas paredes, as placas são agrupadas com perfis metálicos no meio, como se fosse um sanduíche. Sua função, diferente dos outros tipos de materiais de construção, é o fechamento e não a sustentação do piso de cima ou do telhado. As aplicações das placas costumam ser feitas em construção a seco, como o Light Steel Frame.

As placas cimentícias podem ser usadas ainda junto com estruturas de madeira ou blocos estruturais de concreto ou solo-cimento. Além disso, o material pode ser revestido ou não, fica a critério da pessoa que irá utilizá-lo.

Uma outra característica é que as placas cimentícias podem ficar visíveis ou não. Caso, o local seja úmido, elas também servem para serem instaladas. Com isso, se você tem um imóvel, seja residencial, comercial ou industrial, as placas podem ser uma opção estrutural ou decorativa.

Acompanhe ao longo deste texto as vantagens das placas cimentícias e como fazer para instalar.

8 vantagens de instalar placa cimentícia

A placa cimentícia cumpre várias funções e, por isso, são versáteis. Com isso, podem ser associadas a diversos tipos de acabamentos e revestimentos, tais como cerâmica, pastilhas, texturas, verniz e pintura acrílica.

Podem ser usadas ainda como parede diafragma, ocultando locais deteriorados. Além disso, as placas substituem o chapisco, o emboço e o reboco. Confira algumas vantagens das placas cimentícias.

  • Economia de até 70% no cronograma da obra, gerando ganho financeiro;
  • Construção racionalizada e seca;
  • Versatilidade no design e na instalação;
  • Seis vezes mais leve que o sistema de alvenaria convencional;
  • A secagem por processo de autoclavagem garante estabilidade dimensional às chapas;
  • Chapas incombustíveis, resistentes a impactos e à umidade e tem alta durabilidade;
  • Servem como isolante térmico e acústico;
  • Servem para proteger os ambiente contra micro-organismos.

Agora que você já sabe o que são as placas cimentícias e suas vantagens, chegou o momento de entender como funciona sua instalação na parede (local mais comum). 

Como instalar placa cimentícia na parede

Antes de tudo, é importante saber que as especificações da placa cimentícia são dadas pela norma NBR 15775-4, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Elas possuem um padrão de 1,20m de largura e comprimento variando entre 2 a 3 metros. Além disso, as placas cimentícias tem espessura variável. As placas com espessura de 4 a 6 milímetros são mais usadas em forros. Já as de 8 milímetros, em paredes internas. As de 10 a 12 milímetros são mais utilizadas como fachadas e revestimento externo.

Algumas das ferramentas que o instalador irá precisar são:

  • Parafusadeira Tesoura (usada no corte dos perfis);
  • Serra mármore (para corte das placas);
  • Trena, prumo de face e cordão ou laser (para marcação e nível);
  • Desempenadeira (para tratamento de juntas);
  • Espátula (para tratamento de juntas);
  • Agitador de massa (pode ser do modelo acoplável na parafusadeira).

Com isso, as placas são acopladas sobre a estrutura utilizando parafusos próprios”. A instalação deve sempre respeitar o afastamento de 3 a 5 mm entre os painéis. Em seguida, é preciso realizar o tratamento da junta. Nesta etapa, é permitido deixar a placa aparente, mostrando aspecto de cimento, ou então, finalizá-la com pintura, texturas ou revestimento cerâmico.

O instalador precisa tomar alguns cuidados, como alternar as linhas de fixação de duas placas localizadas no mesmo montante. Dessa forma, não são acumulados muitos furos na mesma região, evitando que o perfil fique fragilizado.

Além disso, a distância de fixação dos parafusos de uma mesma linha, na posição dos montantes, tem que estar sempre entre 20 e 30 cm.

Você está pensando em utilizar placas cimentícias no seu projeto? Adquira agora mesmo na nossa loja virtual. Nos siga nas redes sociais para acompanhar as ofertas e outras informações. 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.