Os discos de desbaste são usados para remover sobras, dar acabamento, cortar ou polir peças de mármore, aço, ferro e outros materiais mais rígidos. São formados, em sua maioria, por carbeto de silício e ligas diamantadas, podendo ter entre 95mm e 150mm de diâmetro.
Utilizados em marmorarias e porcelanataria, os discos de desbastes, também, estão presentes em ferramentas elétricas, principalmente em esmerilhadeiras e lixadeiras, sendo, facilmente, encontrados em indústrias, serralherias e construção civil.
Para que serve o disco de desbaste?
Com diversas funções, os discos de desbastes podem ser utilizados para correção de bordas de pedras, permitindo que o acabamento das quinas das mesmas fique perfeitos.
Outras atividades possíveis de serem realizadas com os discos de desbastes são: nivelamento de superfícies metálicas, remoção de pontas e rebarbas em cortes de metais, remoção de cordões de soldas.
É possível dizer, então, que os discos de desbastes são úteis em diversas atividades industriais, destacando-se, principalmente, em trabalhos que envolvem diferentes tipos de pedras e metais.
O que é desbastar?
Desbastar é um verbo que significa, de acordo com o dicionário, alisar, remover excesso, afinar, seja cortando ou polindo. Sendo assim, o principal objetivo ao usar um disco de desbaste é uniformizar a superfície que está sendo trabalhada, permitindo uma nova forma a mesma.
Quais são os tipos de discos de desbastes?
Há uma variedade de tipos de desbastes, seja pelo tamanho, peso ou função que ele deve cumprir, entretanto, todos são abrasivos, ou seja, que causam desgaste por raspagem, além de serem sempre duros.
Entre os tipos oferecidos no mercado, destacam-se três: o tradicional, o de espessura mais elevada com formato cônico e o flap, também conhecido como disco de lixa ou lixa flap, que pode ser encontrado em formato cônico ou reto.
Há, também, diferença nos materiais que o disco será utilizado, sendo assim, é possível encontrar um próprio para madeira, capaz de remover fiapos após o corte e para concreto, que ajuda a deixar a superfície menos áspera.
Como usar o disco de desbaste da melhor forma?
O disco de desbaste, para cumprir seu papel como esperado, deve estar firme e rígido e para que ele esteja assim, é necessário que seja utilizado em um ângulo de 45°, ou seja, inclinado. Na posição correta, além de mais segurança ao usuário, o resultado e a eficiência do trabalho serão melhores.
Entretanto, quando tratamos do tipo de disco de desbaste flap reto, há uma exceção, afinal, nesse caso, o mesmo deve ser utilizado de forma reta na superfície trabalhada, encostando toda a lixa no local. Isso acontece, pois esse modelo de disco, geralmente, é feito com nylon.
Vale lembrar, também, que o disco de desbaste deve ser escolhido de acordo com a atividade que será utilizado, isso requer atenção e cuidado, já que pode alterar a eficiência e a qualidade do serviço. Uma boa dica é pesquisar com qual grão é feito e para qual finalidade é recomendado.
Onde comprar discos de desbastes?
As melhores opções de disco de desbastes estão na Casa do Serralheiro, que há 12 anos é referência em tudo o que envolve o mercado de aço. Acesse o site e adquira os produtos que precisa. Entrega rápida e segura! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!