Geral

ACM: tudo que você precisa saber

Se você está por dentro das soluções tecnológicas no campo da engenharia civil ou arquitetura, com certeza já conhece o ACM. Esse produto tem se popularizado no Brasil e no mundo por unir resistência, beleza, leveza e durabilidade. 

Ainda não conhece e ficou curioso? Abaixo vamos saber tudo sobre esse material! 

O que é ACM? 

Em inglês, ACM é a sigla para Aluminium Composite Material. A tradução para português é Material Composto de Alumínio. Então, como o próprio nome já diz, é um material composto por três camadas. Dessas camadas, duas são de lâminas de alumínio e o núcleo é formado por uma camada de polietileno de baixa densidade. 

Sua composição permite ao ACM competir diretamente com os revestimentos sólidos de placas de 3 milímetros de alumínio. Além disso, oferece diversas vantagens como durabilidade e leveza ao seu projeto. 

Através do ACM, são formadas placas grandes, que têm ganhado espaço no mercado brasileiro. Os painéis produzidos a partir dessas placas pode ser utilizado em áreas internas e externas. Além disso, podem ser aplicados sobre diversas superfícies, como vidro, ferro e alvenaria, por exemplo. 

Principais Características 

A larga utilização deste produto pode ser explicada pelas incontáveis vantagens que ele carrega consigo. Beleza, leveza e resistência são alguns que podemos citar. Vamos saber melhor sobre cada uma delas. 

Resistência

Como citamos acima, o ACM é composto por duas camadas de alumínio e uma de polietileno de baixa densidade. Essa composição garante a resistência do alumínio ao produto. 

Leveza 

Mais uma qualidade que está ligada à sua composição. Sabemos que o alumínio é um material leve, mesmo sendo resistente. Assim, a junção do alumínio com o polietileno de baixa densidade garantem a leveza necessária. 

Design

Outra vantagem do ACM é seu caráter estético. Ele pode ser  moldado, recortado e vazado em diversas formas. Dessa forma, se transforma em peças únicas e exclusivas para cada projeto, construindo assim, a identidade visual da edificação com uma fachada ou design específico. 

Além disso, para garantir um visual diversificado e moderno, o ACM pode ser colorido com uma vasta gama de cores e estilos, desde sólidas à metalizadas ou que imitam madeira, por exemplo. As pinturas recebidas são resistentes à variações climáticas e intempéries como poluição, maresia e etc. 

Isolante Térmico e Acústico

Mais uma vez, sua composição gera uma excelente vantagem: a isolação térmica e acústica. O alumínio e o polietileno bloqueia raios solares, o que garante ao material diminuição de transmissão de calor. Além disso, suas três camadas impedem a transmissão de sons altos que possam incomodar. 

Sustentabilidade do ACM

A vida útil de uma placa é de 40 anos, em média. Esse fator diminui os custos com manutenção e resíduos. Além de ser 100% reciclável. Ademais, por bloquear os raios solares, o ACM auxilia na diminuição do uso do ar condicionado, garantindo menor consumo de energia elétrica e menos emissão de CO². 

Essas são algumas das principais vantagens desse produto tão prático e benéfico. Abaixo veremos suas principais aplicações. 

Onde utilizar o ACM

Por ser tão versátil e vantajoso, o ACM é utilizados numa enorme gama de projeto. Sua funcionalidade e economia atuam como um ótimo atrativo. Além disso, oferece um perfeito acabamento e protege as estruturas de intempéries como chuva, sol forte e maresia. 

Por isso, é um excelente material, que pode ser aplicado em edificações novas ou em reformas, seja de pequenos ou grandes projetos. Suas instalação é simples e pode ser realizada de diversas maneiras. Utilizando suportes metálicos tipo ancoragem ou fazendo uso de fitas específicas para colagem, é possível a fixação das placas em qualquer altura ou superfície. 

Seu ótimo custo benefício faz com que ele seja a melhor opção para fachadas residenciais ou comerciais. Todavia, como suas vantagens são diversas, o ACM é muito indicado para comunicação visual, como placas, totens e outros. Além disso, ele pode ser utilizado em peças ou elementos de decoração. 

Lojas, concessionárias, postos de gasolinas, universidades e modernos edifícios comerciais já se beneficiam do impacto visual e durabilidade deste produto. 

Como realizar a manutenção

Comprovadamente o melhor revestimento arquitetônico que suporta as diversas condições climáticas e ambientais, é importante cuidar do seu painel para que ele dure bastante. 

Por isso, durante a limpeza não podem ser utilizados produtos ácidos, alcalinos e abrasivos. 

Utilizando apenas água e sabão, mesmo procedimento feito na limpeza de vidros, você vai garantir a durabilidade das suas placas. Além disso, a limpeza deve ser frequente e caso seja necessário remover pichações ou avarias mais específicas, basta utilizar o solvente adequado.

Agora que você já conhece todos os benefícios desse material incrível e sabe como realizar sua manutenção, que tal passar na Casa do Serralheiro para adquirir suas placas de ACM? Confira nosso blog e veja nossas dicas e curiosidades! 

Procurando agilidade e rapidez nas suas compras? Conheça nossa loja online!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

One thought on “ACM: tudo que você precisa saber

  1. Carine disse:

    Eu posso reutilizar o ACM? Remodelá-lo, reutiliza-li?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.