Aço, Dicas de Construção

Aprenda a evitar e remover ferrugem de objetos

Ferrugem é um fenômeno natural quando alguns metais (aço e ferro) são expostos ao oxigênio e à água por um período. A oxidação é um fenômeno onipresente que ocorre através da interação eletroquímica das moléculas de oxigênio do ambiente com os átomos do metal.

Com isso, objetos que ficam expostos a elementos como oxigênio e água tendem a enferrujar com o passar do tempo. Podem ser portões feitos de ferro, eletrodomésticos, ferramentas de construção civil e serralheria, entre outros.

Neste texto, você vai saber quais são os tipos de ferrugem, como evitar e remover ferrugem. 

Conheça os tipos de ferrugem

Existem três classes distintas de ferrugens. São elas:

  • A corrosão por pites é uma categoria de ferrugem que atinge aços desprotegidos usados em infraestrutura. Os poços resultantes podem reduzir rapidamente a resistência e a espessura de um pedaço de metal. Nesse sentido, elas variam de estreitas e profundas a mais amplas e rasas;
  • A corrosão por contato acontece no momento em que um aço inoxidável não enferrujado entra em contato com outra porção de metal enferrujado, causando resíduos de óxido de ferro na zona de contato. Ainda assim, a ferrugem se espalha para além dessa zona;
  • Corrosão na fenda é um tipo de ferrugem que ocorre, por exemplo, no espaço entre uma porca e um parafuso.

Saiba agora como evitar ferrugem

Para quem trabalha com serralheria ou está em constante contato com objetos de ferro e aço é interessante saber como evitar a ferrugem. Assim, você não compromete o rendimento do seu trabalho e nem tem prejuízos com objetos que fiquem tão corroídos a ponto de ficarem inutilizados.

  1. Guarde sempre as ferramentas em um local completamente seco, pois o ferro ou o aço não irão enferrujar. A oxidação só ocorre quando há umidade no ambiente. Existem ações que impedem o desenvolvimento da ferrugem nas superfícies metálicas.
  2. Caso as ferramentas estejam em um local naturalmente úmido, invista em um desumidificador. Além da redução da umidade do ar, essa máquina reduz o desenvolvimento da ferrugem. Objetos normalmente armazenados no exterior, como tratores, devem ser cobertos ou transportados para locais fechados.
  3. Alguns produtos facilitam e evitam que a umidade danifique as ferramentas e os maquinários. As embalagens de sílica gel colaboram para secar o ar em regiões pequenas, como gavetas ou caixas de ferramentas. Essas embalagens podem ser colocadas dentro de caixas de ferramentas. Assim, os equipamentos estarão preservados contra a ferrugem.
  4. Uma outra forma é usar pelo menos uma demão de Fundo Galvanizado, um primer que irá garantir a total aderência da tinta sobre superfícies metálicas.

Aprenda 3 formas simples de remover ferrugem

Mesmo sabendo como evitar ferrugem, nem sempre é possível controlar esse fenômeno. Dessa forma, é importante saber como remover, uma vez que é arriscado utilizar ferramentas enferrujadas ou ter contato com objetos que estejam dessa forma. Veja!

Vinagre Branco

O vinagre reage com a ferrugem para dissolvê-la do metal. Para usá-lo, mergulhe o metal em vinagre branco por algumas horas e depois limpe a ferrugem que se soltou.

Bicarbonato de sódio

Faça uma pasta usando bicarbonato de sódio. Misture bicarbonato de sódio com água até que a mistura fique espessa o suficiente para ser espalhada no metal. Deixe descansar um pouco e depois limpe.

Ácido Cítrico

Coloque um pouco de ácido cítrico em um recipiente de plástico e despeje água quente o suficiente para cobrir o item a ser limpo. Deixe uma noite, em seguida, enxague e seque o item.

Com todas essas informações fica mais fácil de saber lidar com a ferrugem. Afinal, existem alguns objetos como portões e grades que ficam expostos aos fenômenos climáticos e, inevitavelmente, podem vir a enferrujar. Contudo, você aprendeu como retirar ferrugem de objetos e que existem produtos que ajudam a evitar a ferrugem. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.