Aço Inox

Cabo de aço inox: manual completo

Cabo de aço inox: um dos principais e mais básicos elementos que compõem sistemas de elevação, tração ou amarração. 

Este produto está presente em quase todos os dispositivos e equipamentos para diversas tarefas. Como por exemplo guindastes, guinchos e algumas outras atividades mais complexas. É o caso do transporte de pessoas em elevadores, teleféricos, plataformas elevatórias, etc.

A indústria como a conhecemos hoje não poderia funcionar sem os cabos de aço inox. Sempre que for necessário levantar, mover ou amarrar uma carga, cabos de aço estarão presentes para desempenhar essas funções.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre esse material incrível, e outras dicas muito interessantes que você precisa saber sobre cabos de aço.

Construção do cabo de aço inox

O cabo de aço inox é fabricado com um metal de liga especial compreendendo aço e outros materiais, tais como cromo, molibdênio, níquel e de carbono. A proporção destes vai depender das propriedades que são desejadas no produto final.

A principal propriedade que o cabo de aço inox tem como diferencial é sua alta resistência à oxidação e corrosão. Essa é uma característica que os torna especialmente adequados para uso em ambientes úmidos. 

Os cabos de aço também são muito utilizados na indústria naval, no setor da construção de cabos de segurança, tais como transmissão de cordas. Eles também podem ser utilizados em ambientes úmidos, e como elementos de grades, escadas e vedações expostos a agentes atmosférico.

Manuseio de cabos

Os cabos geralmente saem da fábrica em rolos, bobinas ou lâminas, etc. São devidamente lubrificados e protegidos contra elementos e ambientes oxidativos ou corrosivos.

Durante o transporte e o armazenamento, o rolo não deve rolar no chão. Isso para evitar aderências de poeira ou areia que funcionariam como abrasivos e exigiriam limpeza e subsequente lubrificação antes do uso. 

Da mesma forma, o cabo de aço inox não deve receber golpes ou pressões que causem arranhões ou quebras nos fios. Eles devem ser protegidos de altas temperaturas, o que pode causar perda da lubrificação original.

Instalação de cabos de aço inox

O principal risco que ocorre ao desenrolar e manusear um cabo é que eles formam dobras, laços ou cotovelos. Portanto, quando se trata de enrolá-lo em um tambor, é conveniente fazê-lo diretamente. 

Lembre-se de cuidar para que o cabo não arraste no chão e mantenha a mesma sensação de enrolá-lo.

Antes de instalar um cabo de aço inox, deve-se verificar que as polias e os tambores pelos quais deve passar não apresentam saliências ou pontos que possam danificar o cabo. Bem como passam corretamente pelas polias e pelos canais do tambor. Para o manuseio de cabos em geral, os operadores devem usar luvas de couro.

Manutenção e limpeza do cabos de aço

Em geral, a manutenção é limitada a operações de limpeza e lubrificação. Para a lubrificação, é aconselhável limpá-lo previamente e depois lubrificá-lo por irrigação ao passar por uma polia, pois facilita a penetração no interior do cabo.

Devido à incidência de graxa em relação à duração do cabo, é aconselhável seguir as instruções do fabricante e usar o lubrificante recomendado.

Principais funções do cabo de aço

Os cabos inoxidáveis ​​são especiais para montagens feitas em ambientes de alta corrosão. Entre seus usos, destacam-se o desenvolvimento de linhas de vida ao ar livre, divisórias de pista em piscinas, projetos arquitetônicos, cabos marítimos, etc. 

Em geral, é utilizado em qualquer tipo de montagem em que você queira contrariar a hostilidade do ambiente.

Benefícios do cabo de aço inox

O principal benefício do uso de ferramentas e equipamentos de aço inoxidável é a durabilidade contra a corrosão. Quando expostos a condições ambientais, como chuva ou granizo, a maioria dos metais começa a se deteriorar. 

No entanto, o aço inoxidável é feito de ferro, cromo, manganês, silício, níquel, molibdênio e pequenas quantidades de carbono. Por isso, a combinação dos elementos forma uma camada quando entra em contato com o oxigênio. Essa camada atua como uma barreira que evita a corrosão e mostra menos desgaste do material.

Os compostos que compõem o cabo de aço inox permitem que ele dure por décadas, desde que não entre em contato com a água salgada. Dessa forma, a ausência de ferrugem permite a conservação de uma superfície lisa por anos. 

Contudo, os outros metais oxidantes desenvolvem uma superfície áspera. 

Finalmente, a escolha do aço inoxidável tem uma grande vantagem a longo prazo. Assim, a durabilidade torna desnecessária a substituição ou manutenção excessiva.

Conclusão

O cabo de aço inox é um material fantástico para o levantamento de cargas de peso em diferentes tipos de indústria como a de construção. Uma de suas grandes vantagens é o fato de ser menos corrosivo com comparação com outros tipos de cabos. 

Se você gostou do nosso conteúdo e já está pronto para adquirir seu material com a gente, conte com o maior shopping de aço do estado! A Casa do Serralheiro é especialista no mercado de aço e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa! Temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.   

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.