Aço Inox

Chapa Inox: Tudo o que você precisa saber!

aço-inox-casa-do-serralheiro

A Chapa Inox é um dos materiais mais comuns na indústria design e na engenharia civil. Isso porque são chapas feitas do aço inox, que é uma liga metálica – assim como o aço -, mas que em sua composição sofreu a adição de cromo, níquel, entre outros componentes. Desta forma, o objetivo era criar uma espécie de “camada protetora” para o produto, ou seja, é um produto de alta qualidade e muito versátil.

A Casa do Serralheiro preparou este artigo para te apresentar as principais vantagens das Chapas de Aço Inox, juntamente com as suas principais aplicações. Confira!

Qualidade da Chapa Inox

A Chapa Inox é composta por um material que atende as rigorosas normas da GMP (Good Manufacturing Practices). Essa rigorosa norma é imposta aos fabricantes de produtos médicos, evitando qualquer tipo de contaminação. Isso justifica a larga utilização de chapas de aço inox na fabricação de utensílios hospitalares.

Vantagens da Chapa Inox

  • Facilidade de limpeza do aço inox

Por serem lisas e polidas, as Chapas Inox são extremamente fáceis e práticas de limpar. Desta forma, essa vantagem é a grande responsável pela larga utilização desse material em ambientes que exigem controles rígidos de higiene, como cozinhas e hospitais.

  • Resistência à corrosão e alta durabilidade do aço inox

As chapas em inox são mais resistente às intempéries e à ação do tempo que as chapas de aço comum. Esse efeito se deve à sua composição, que conta com ferro e cromo em sua estrutura, tornando-as mais resistentes quando comparadas com outros materiais metálicos.

  • Beleza da chapa inox

Por ter diferentes tipos de acabamento, o aço inox é um material versátil, com uma aparência moderna e que combina com cores e estilos variados. Com um brilho próprio e visual que remete ao prestígio, esse tipo de material pode ser aplicado de diversas formas. Sua utilização varia desde objetos decorativos até estruturas de edifícios, chamando sempre muita atenção por sua beleza e elegância.

  • Resistência à variações de temperatura

As Chapas Inox suportam baixas e altas temperaturas. Portanto, funcionam perfeitamente tanto em fornos quanto em freezers. Além disso, o aço inox também tem uma alta resistência a bruscas variações térmicas, característica que permite que o material seja utilizado em estruturas expostas a condições climáticas instáveis.

  • 100% Reciclável

Não podemos esquecer de mencionar que o aço inox é sustentável. Dessa forma, ele pode ser reaproveitado, evitando a extração desnecessária de matéria-prima do meio ambiente.

Mas vale lembrar que, mesmo que a construção seja antiga, a limpeza adequada do material faz o que o aço inox volte a ter uma estética tão bela quanto na época em que foi aplicado.

  • Material inerte

Como citamos no começo deste artigo, o aço inox é inerte e não reage com outros materiais, evitando a oxidação. Por isso, esse material também é fundamental para a indústria alimentícia, visto que preserva os sabores e odores dos alimentos pelo fato de não entrar em contato com os compostos químicos liberados por eles.

Além de todas as vantagens que já mencionamos, as Chapas Inox são materiais que apresentam um ótimo custo-benefício. Além de exigir baixas despesas com manutenção e ainda não prejudicam o meio ambiente! Com tantos pontos positivos, o aço inox é, definitivamente, o material que não pode faltar em nenhuma serralheria. A Casa do Serralheiro é especialista em inox. Visite uma de nossas lojas ou compre pelo site. 

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos e deixe um comentário.

Leia também: Aço Inox:  Ideal para diversos tipos de projetos na cozinha – Veja dicas e saiba o porque!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.