Galvalume

Cumeeira Galvalume: o manual completo

Cumeeira Galvalume: saiba tudo sobre este material

Você sabe o que é uma cumeeira galvalume? Apesar de não ser tão conhecida pelo nome, com certeza você já se deparou com esse produto em diversas edificações por aí. 

A instalação da cumeeira galvalume é realizada depois que é feito todo o processo de revestimento de alvenaria externa de uma construção. Nessa fase, um dos aspectos mais importantes é escolher o tipo de material do telhado e seus componentes. 

Nesse artigo, vamos conhecer mais sobre como esse produto e aprender como escolher a sua cumeeira, o que é galvalume e muito mais.

Afinal, o que é cumeeira galvalume?

Vamos primeiro esclarecer o que é uma cumeeira. Esse produto nada mais é do que  um complemento do telhado que é necessário quando se faz a junção de duas águas. 

Há a necessidade de instalar uma cumeeira quando as telhas não fazem ligação uma com a outra. Assim, fica uma fresta no meio do telhado. Dessa forma, para evitar que entre água da chuva dentro da construção, é preciso instalar a cumeeira. 

Portanto a cumeeira é uma telha que tem um formato especial de capa que serve para fazer a cobertura deste vão ou espaço que vai acontecer quando a junção das telhas de duas águas acontece.

Agora que já sabemos o que é e para que serve material, vamos conhecer mais sobre o revestimento de galvalume. 

A cumeeira galvalume nada mais é do que uma cumeeira de alumínio, coberta por um poderoso revestimento. O galvalume presente na cumeeira é criado usando uma proporção de 55% a 45% de liga de alumínio para zinco com uma pequena quantidade de silício para garantir aderência durável e uniforme. 

Esse revestimento é aplicado nos dois lados das chapas de aço laminadas a frio usando um processo de imersão a quente que também protege as bordas. Dessa forma, o cumeeira galvalume e se torna um material de maior resistência e durabilidade.

Existem alguns diferentes modelos de cumeeira, as mais conhecidas são:

  • Cumeeira galvalume ondulada;
  • Cumeeira lisa dentada;
  • Cumeeira lisa;
  • Cumeeira trapezoidal para telha;
  • Cumeeira shed dentada;
  • Cumeeira shed lisa;

Todas elas têm como função o impedimento da entrada da água da chuva na alvenaria fazendo a intersecção entre as telhas. 

Tipos de materiais das cumeeiras

Apesar de a cumeeira galvalume ser a mais resistente e de melhor qualidade, no mercado podem ser encontrados diferentes tipos de cumeeira. Todos eles atuam para serem usados para complementar o acabamento junto com as telhas em construções. 

Confira quais são esses materiais abaixo:

PVC

O pvc se destaca por oferecer a vantagem de poder ser personalizado para diferentes estilos e cores. Além disso, é um material leve, impermeável de baixo custo e resistente. Porém, sua grande desvantagem é não ficar esteticamente adequado para alguns projetos. 

Metais

Uma das opções mais utilizadas de cumeeiras nas construções são as de metais, que geralmente são utilizadas em coberturas nas opções de cumeeira galvalume ou cumeeira galvanizada.

Fibrocimento 

As cumeeiras de fibrocimento são mais utilizadas em cimeiras quando as telhas possuem o mesmo material, pois o fibrocimento não contém muitas variações de cores. Outro detalhe a ser considerado é que o fibrocimento não é esmaltado. Assim, alguns pontos irregulares da cobertura podem ficar em evidência quando usado em tipos de telhas mais “lisas”. 

Ecológico

Se você gosta de se preocupar mais com a natureza, existem cumeeiras ecológicas que são fabricadas para minimizar os impactos ambientais. 

Cerâmica

Por fim, muitas coberturas são feitas com cumeeira de cerâmica. Mas, é importante salientar que esse tipo de cumeeira só pode ser usado quando as telhas também são feitas de cerâmica, para ter um aspecto mais elaborado.

Como realizar a instalação da cumeeira galvalume?

A instalação das cummeiras, independente do tipo escolhido, é muito fácil. Isso pois elas já contam com sistema de encaixe para que as pessoas não tenham quaisquer dificuldades. Assim, basta sobrepor uma ao lado da outra nas regiões de vãos da cobertura para ter o encaixe.

Contudo, se você ainda tiver com dificuldades ao realizar a instalação, ou não tiver nenhum preparo para subir em coberturas, o recomendável é sempre procurar ajuda de um profissional para melhor te auxiliar.

Telha Galvalume 

Ao optar pela resistência e qualidade da cumeeira galvalume, é importante utilizar em sua construção uma telha que também possua essas características. Por isso, a melhor opção é a telha galvalume. 

Esse tipo de telha galvalume é caracterizado por sua elevada resistência. Isso ocorre porque é revestida por uma camada de 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício. Por isso, a combinação destes elementos proporciona uma melhoria em sua resistência mecânica e ótima resistência à corrosão.

Conclusão 

A cumeeira galvalume é necessária em todos os projetos de construções de localidade como residências, galpões, garagens dentre outros. Ela tem como objetivo impedir a infiltração da água da chuva, visto que a água tende a se acumular em vãos das coberturas. A camada de galvalume proporciona vantagens que outros materiais não conseguem. 

Se você gostou do nosso conteúdo e já está pronto para adquirir seu material com a gente, conte com o maior shopping de aço do estado! A Casa do Serralheiro é especialista no mercado de aço e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa! Temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.   

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades! 

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.