Aço

Porque usar aço estrutural na construção

vigas-de-aco-casa-do-serralheiro

Os avanços na construção civil introduziram muitas opções nesse setor, incluindo a construção de edifícios com o conhecido aço estrutural. Essas estruturas são formadas em grande parte, como o nome sugere, através do aço. 

As vantagens do aço estrutural como matéria prima de projeto civil são diversas. Os benefícios incluem fatores como a relação força/peso, que permite ao aço suportar grandes pesos. Além disso, também temos sua ductilidade, que é a capacidade de aguentar tensões por um longo período de tempo e dobrar sem quebrar.

Ainda assim, muitos se perguntam sobre porque usar aço estrutural na construção civil. Para te ajudar nessa questão, veja a seguir as dicas e informações no blog que preparamos sobre o assunto. Vem com a gente!

Fabricação do aço estrutural

Os fabricantes de aço estrutural fazem uso de máquinas para soldar e dobrar o aço, a fim de transformá-lo em diferentes padrões e formas. O processo de fabricação de aço estrutural envolve:

  • Corte: Esta é a primeira parte da fabricação de aço estrutural. O aço de alta qualidade é cortado por cisalhamento, serragem ou cinzelamento. Para isso, são usadas diferentes ferramentas, como cortadores a laser, tochas de plasma ou jatos de água
  • Flexão: Outra parte importante da fabricação de aço estrutural é dobrar a liga. Isso pode ser feito martelando manualmente ou com a ajuda de máquinas. Ou seja, a curvatura do aço pode ser feita manualmente ou através de uma máquina dependendo do tipo de projeto.
  • Montagem: Esta parte da fabricação de aço estrutural envolve a montagem de todas as peças moldadas para formar estruturas completas. Existem duas maneiras de montar estruturas de aço. Uma maneira é a soldagem, onde os fabricantes de aço aplicam calor às peças de aço lentamente para juntá-las. Outra maneira de montar é unir as peças de aço com adesivos.

Depois de tudo isso, os fabricantes desse tipo de aço devem determinar sua forma. Para moldar, os fabricantes usam um pacote de software e o equipamento disponível na oficina.

Classificação do aço

A classificação do aço é a distinção precisa de cada tipo ou classe de aço fornecida por um número, um nome ou uma combinação de caracteres alfanuméricos que designam um aço específico. 

Dentro da indústria, essa classificação é de vital importância. Isso porque permite conhecer as qualidades, propriedades e possíveis aplicações de um determinado aço. Sendo assim, essa classificação é correspondente as normas da SAE, que é a mais usada em todo o mundo para catalogar aços em geral e aços de baixa liga. 

No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) junto com a SAE utilizam quatro algarismos na forma ABXX. Assim, A e B são os números que mostram os principais elementos de liga presentes no aço, assim como seus teores e os dados em porcentagem em peso.

Como escolher o tipo certo de aço estrutural para o seu projeto

A seleção do tipo de aço é baseada nas necessidades específicas da construção, bem como na localização. Alguns dos elementos a serem considerados para selecionar o melhor tipo de aço para um projeto são:

Suas propriedades mecânicas

  • Resistência: A capacidade de suportar as ações às quais a estrutura será submetida.
  • Rigidez: Propriedade que permite ao aço limitar os deslocamentos laterais, causados ​​principalmente por ações de vento e chuva forte.
  • Ductilidade: A capacidade do aço de exibir grandes deformações inelásticas.
  • Soldabilidade: A facilidade com que duas ou mais peças de aço são soldadas juntas.
  • Tenacidade: Refere-se à medição da energia por unidade de volume necessária para deformar o aço até o objetivo em questão.

Tipos de aço

Existem quatro tipos de aço, classificados de acordo com sua composição química. Dessa forma, o aço estrutural pode ser uma mistura de um ou mais. Podemos listar os principais tipos, que são:

Aços carbono

A grande maioria do aço produzido todos os dias (cerca de 80-90%) é o que chamamos de aço carbono. Apesar disso, ele contém apenas uma pequena quantidade de carbono, às vezes muito menos que 1%. Em outras palavras, o aço carbono é apenas um aço básico comum.

No geral, 1 ou 2% dos aços carbono são chamados de “aços carbono altos” e tendem a ser duros e quebradiços. Aços com menos de 1% de carbono são conhecidos como aços de baixo carbono e são mais macios e fáceis de moldar.

Os aços carbono produzem uma ampla variedade de itens do dia-a-dia, desde carrocerias a latas de aço e peças de motores.

Aços de liga

Além de ferro e carbono, os aços-liga contêm um ou mais elementos, como cromo, cobre, manganês, níquel, silício ou vanádio.

Nos aços de liga, são esses elementos adicionais que fazem a diferença e fornecem algum recurso adicional importante ou propriedade aprimorada em comparação com os aços de carbono comuns.

Os aços-liga são geralmente mais fortes, mais duros, mais fortes e mais duráveis ​​que os aços-carbono.

Aços inoxidáveis

O aço usado com mais frequência no uso diário é o aço inoxidável, que pode ser encontrado em talheres, tesouras e instrumentos médicos.

Os aços inoxidáveis ​​contêm uma alta proporção de cromo e níquel, são altamente resistentes à corrosão e outras reações químicas e são fáceis de limpar, polir e esterilizar.

Eles são resistentes à corrosão porque os átomos de cromo reagem com o oxigênio no ar para formar um tipo de pele protetora que impede que o oxigênio e a água atinjam átomos de ferro vulneráveis ​​no interior.

Além dos aços que se diferem pela sua composição, existem ainda os aços que são referentes quanto a sua aplicação, ou seja, para que eles serão destinados, os mais comuns são os aços estruturais que você já conheceu e os aços para fundição, molas, e para construção mecânica. 

Conclusão sobre o aço estrutural

O aço estrutural é uma peça presente em praticamente todo tipo de construção, devido as suas vantagens como resistência e peso. Sua importância é enorme e sua utilização trouxe muitos avanços para a construção civil. 

Na Casa do Serralheiro nós temos todos os tipos de aço para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.