Aço Inox

Conheça as principais qualidades do aço

Conheça as principais qualidades do aço

Todos nós sabemos que são muitas as qualidades do aço. Afinal, o aço inoxidável  se tornou o material mais utilizado por muitas indústrias, residências, empresas, entre outros estabelecimentos. Isso se deve às excelentes propriedades e recursos que ele oferece.

Poucos materiais possuem todas as qualidades do aço inoxidável. Por isso, vale a pena conhecer tudo sobre suas propriedades e usos frequentes na indústria como um todo. Principalmente porque este metal é considerado um material quase universal e ideal para qualquer aplicação e ambiente. Vem com a gente pra saber mais!

O que é o aço? 

O aço é uma liga de ferro e carbono em que o carbono está em uma porcentagem menor de 2%. Como outros metais ferrosos, essa liga oxida quando entra em contato com o oxigênio, formando óxido ferroso e adquirindo a cor avermelhada, que é uma característica que todos conhecemos. Objetos feitos com esse material deterioram-se e portanto, tornam-se pouco atraentes.

Sendo assim, para evitar essa situação, precisamos adicionar um novo elemento a essa mistura, que é conhecido como o cromo. O cromo reage com o oxigênio para formar uma camada de óxido de cromo, conhecida como “camada passiva” que é impermeável e impede a reação entre oxigênio e o ferro. Assim, o aço se torna inoxidável. 

Principais qualidades do aço

O aço é um dos materiais mais utilizados no mundo da construção. Esse fato se dá por conta das diferentes qualidades que esse material oferece, pelos quais podemos citar: 

Resistência à corrosão

Devido ao seu alto teor de cromo, o aço inoxidável apresenta excelente resistência à corrosão. É capaz de gerar naturalmente uma camada protetora quando entra em contato com o meio ambiente. Sendo assim, essa camada de óxido de cromo protege a superfície e se regenera sempre que é danificada.

Resistência extrema à temperatura

Comparado a outros metais, o aço inoxidável é capaz de suportar temperaturas extremas sem deterioração ou alteração. Pode ser aplicado em diferentes temperaturas sem risco de fragilização ou quebra. Além disso, possui a melhor resistência ao fogo que outros metais e não libera gases tóxicos.

Reciclável

Muitos dos produtos de aço são compostos por 80% de sucata deste metal. Os novos produtos são compostos por 50% de resíduos de aço inoxidável. Em outras palavras, isso mostra que suas propriedades físicas não são alteradas ou oxidadas, permanecem intactas, o que acaba sendo incrivelmente eficaz para ser reciclado e aplicado futuramente para outras aplicações do material. Consideramos essa uma das principais qualidades do aço.

Material único e estético

O aço inoxidável tem um ótimo acabamento estético e elegante. Muitos arquitetos o usam em seus projetos e obras. Além disso, não precisa de manutenção constante, pois é muito fácil de limpar. Basta aplicar produtos de limpeza tradicionais, como detergente, sabão e água, e a superfície não será danificada.

Propriedades mecânicas: uma das principais qualidades do aço

Este metal possui excelente ductilidade, elasticidade e dureza, o que o torna ideal para qualquer tipo de projeto. Da mesma forma, eles têm excelente resistência ao desgaste.

Principais aplicações do aço inoxidável

Todas essas qualidades do aço fazem com que ele seja um material bastante utilizado em diferentes áreas de atividade. Vamos ver alguns exemplos:

  • Tecnologia médica: Devido a sua facilidade de limpeza e baixa corrosão, o aço é amplamente utilizado em ambientes onde são necessários instrumentos limpos e estéreis. Como por exemplo, na produção de instrumentos e implantes dentários e cirúrgicos. 
  • Automotivo e Transporte: Desde que Henry Ford introduziu o aço na indústria na década de 1930, ela foi usada para produzir uma ampla variedade de peças, incluindo escapamentos, grelhadores e acessórios. Nos últimos anos, seu uso também se espalhou na fabricação de componentes estruturais.
  • Construção de edifícios: Devido a sua força e flexibilidade, o aço se tornou um elemento-chave no setor da construção. Essas qualidades fazem com que comumente ele seja usado dentro de casa em bancadas, painéis e trilhos, e também na construção de paredes.
  • Alimentos: Na indústria de alimentos e restaurantes, o aço é também usado para fazer acessórios de cozinha e talheres. Utensílios como facas por exemplo, são feitos com classes de aço menos dúcteis, enquanto classes mais dúcteis são usadas para fazer churrasqueiras, fogões, panelas e pias.

Conclusão sobre as qualidades do aço

Em suma, o aço é um material muito útil, graças às suas múltiplas propriedades e características, o que o torna um grande aliado em várias indústrias. 

Compartilhe esse post para que mais pessoas sabiam sobre as qualidades do aço.

Se você gostou do nosso conteúdo e já está pronto para adquirir seu material com a gente, conte conosco! A Casa do Serralheiro é especialista no mercado de aço inox e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.