Steel Deck é a forma de laje mais moderna que pode ser adquirida para ser colocada em seu projeto pessoal ou reforma. A palavra deck tem tradução literal de “área coberta”, mas no Brasil esse termo é conhecido como uma laje composta pela união de aço galvanizado, telha nervurada, conectores, armadura e concreto.
Todos os materiais citados possuem uma ótima durabilidade e eficiência da forma como são montados e colocados em empreendimentos. Por isso, o Steel Deck é o mais ideal modelo de laje para quem procura durabilidade e segurança no projeto.
Além do ótimo desempenho e custo-benefício, também possibilita projetos mais modernos e versáteis.
Para entender as vantagens do produto, a Casa do Serralheiro separou 5 dicas infalíveis para utilizar o Steel Deck no seu projeto. Confira mais informações no artigo abaixo!
Qual a diferença entre Steel Deck e as demais telhas convencionais?
Ao se construir um novo projeto é extremamente necessário que os construtores utilizem materiais de alta qualidade.
Uma indicada opção para coberturas são as telhas no estilo Steel Deck que além de oferecer um ótimo acabamento ao projeto, favorece a redução de desperdícios de materiais devido à facilidade de montagem em comparação aos telhados convencionais.
As telhas convencionais registram alto índice de desperdício porque são mais frágeis.
São feitas de cerâmica ou argila cozida e geralmente, elas têm formato de quadrado ou retângulo e são produzidas em diversos tamanhos, cores e modelos.
Apesar de serem mais comuns, como dito anteriormente, apresentam alguns problemas, pois são frágeis e quebradiças, não resistem ao tempo e às intempéries e não isolam bem o calor.
Continue a leitura e saiba mais sobre o estilo Steel Deck.
Como inserir a telha estilo Steel deck?
Diferentemente de métodos tradicionais, este modelo de telha se mantém na laje mesmo após o final da concretagem, e por este motivo também é conhecida como telha-fôrma, pois é montada com algumas camadas de materiais diferentes. Este modelo pode ser usado em pisos e coberturas, dando total segurança para o empreendimento.
Vale ressaltar que para que esse material seja inserido de forma correta, os funcionários do seu empreendimento precisam estar atentos às normas de instalação do projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de edifícios.
Passo a passo de como fazer a instalação do Steel Deck
Existe ainda um passo a passo adequado que garante que todo o processo esteja resguardado pelas normas de segurança.
Primeiro passo
A primeira dentre elas é a de apoiar as chapas sobre as vigas e montá-las umas nas outras por meio de parafusos do tipo rebites. Como normalmente já são utilizados sobre vigas do tipo metálicas. Outra opção aceita é que esta montagem seja sobre vigas feitas de concreto armado. No entanto, neste caso, os profissionais devem fazer essa ligação de forma diferente.
Segundo passo
O segundo passo é fazer a interligação da viga com as chapas. Mais um ponto importante é que as chapas já estarão fixadas na viga metálica através do processo de solda bujão ou pinos que são inseridos cuidadosamente com pólvora ou pistola a gás. Por isso, a fixação de um material no outro pode ser aplicada de formas diferentes com a finalidade de trazer sustentação para o material.
Terceiro passo
Um terceiro passo fundamental na montagem é a inserção de uma armação adicional que fará uma distribuição do peso evitando as fissuras. A utilização de armaduras de reforço, reforçam ainda mais a resistência da laje.
Quarto passo e final
Após isso vem a concretagem da laje com a utilização do concreto tipo autoadensável .
O nivelamento é o passo seguinte para instalação perfeita do steel deck. Este processo deve ser realizado através do conhecido sarrafeamento.
O acabamento final pode vir com uma pintura com material protetor ou camada de gesso acartonado.
5 dicas infalíveis para utilizar esse modelo no seu projeto!
Entendendo como o Steel Deck pode e deve ser utilizado, inclusive de como utilizar este sistema de telhas modernas para construir empreendimentos mais tecnológicos, separamos algumas dicas infalíveis para garantir o sucesso dos seus projetos.
Planejamento e mapeamento da área
O primeiro passo é fazer um planejamento de quanto material será utilizado e como eles serão montados. Vimos acima que o material precisa ser encaixado e conectado, mas para que isso aconteça os profissionais precisam fazer um planejamento com as medidas do local onde o steel deck será aplicado para só então começar a construção.
Fazendo este mapeamento de onde é possível utilizar o produto, fica mais fácil economizar financeiramente e comprar o steel deck na quantidade necessária para a construção.
Faça uma montagem das formas de forma sincronizada
Para que a aplicação do produto seja feita de forma correta, seguindo as dicas e informações do passo 1, os profissionais devem começar a fazer a montagem das peças.
A dica é antes de comprar, verificar os consultores de vendas a dimensão com largura, espessura e comprimento, assim como vãos e consumo médio de concreto.
Vale explicar que chapas mais finas são recomendadas para obras como garagens e edifícios, ao contrário que as mais espessas para lajes e galpões industriais.
Entenda sobre os conectores
Para que o projeto tenha um ótimo acabamento e seus clientes fiquem satisfeitos com o trabalho final, conheça os modelos de conectores que serão usados e principalmente e busque saber se eles têm, por exemplo, alguma data de validade.
Considerando que o steel deck pode ficar abaixo ou acima da cabeça de outras pessoas, a segurança do projeto é parte fundamental da entrega.
Conheça os fornecedores dos materiais
Além do steel deck, existem outros materiais que serão utilizados para que a técnica seja aplicada, por este motivo, é necessário que o construtor do projeto conheça seus fornecedores e avalie a qualidade de todos os produtos. Um material de má qualidade inserido entre as etapas pode comprometer toda a instalação do steel deck.
Lembre-se. A composição de qualidade é que fará a diferença no resultado.
Conheça as normas
Para fazer a montagem do steel deck deve-se estar atento às normas regulamentadoras do setor como a NBR 8800 que diz sobre os projetos de estrutura de aço e de estruturas mistas de aço e concreto.
Outra norma é a NBR16421 que diz sobre as diretrizes da telha forma de aço colaborante para montagem da laje.
Busque informações sobre todas as normas regulamentadoras para garantir mais eficiência ao projeto.
Onde encontrar os melhores produtos para meu empreendimento?
A Casa do Serralheiro é uma loja online de materiais de construção que contém todos os tipos de produtos necessários para ajudar a sua reforma ou construção.
Na loja é possível encontrar diversas telhas que podem ser utilizadas em empreendimentos diferentes, além de claro, materiais de composição para garantir que a obra saia exatamente como você imaginou.
O ponto positivo é que a Casa do Serralheiro possui diversas marcas com descrições técnicas do produto para que você saiba se é o que você realmente está precisando no momento.
Nós também possibilitamos a entrega direta no local indicado pelo cliente, fornecendo algumas vantagens e promoções para diversas compras.
E mais, no blog da Casa do Serralheiro contém vários artigos informativos e precisos como este que podem te ajudar a escolher os materiais ideias para sua obra e reforma contendo um ótimo custo benefício e atendimento de qualidade!
Acesse agora o site e conheça nossos produtos e serviços! Entre em contato agora com a nossa equipe de vendedores! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!