Aço

Conheça os principais tipos de bobinas de aço

Você sabe quais são os tipos de bobinas de aço e qual sua importância na indústria? Neste artigo, você vai conhecer melhor este material e onde é utilizado.

No processo industrial, existem diferentes materiais e ferramentas que proporcionam a criação dos produtos que utilizamos com frequência. Entre os materiais utilizados na indústria, as bobinas metálicas são dos mais importantes para a produção em pequena e larga escala. 

Isso porque as chapas metálicas são muito resistentes e usadas em diversas indústrias e com finalidades bastante distintas. Sendo assim, são fundamentais para o bom desempenho e resultado final da produção. 

Por isso, neste artigo você vai conhecer os tipos de bobinas de aço, além de entender onde são utilizadas. Não perca!

Entenda onde as bobinas de aço são utilizadas

As bobinas de aço são rolos de chapas metálicas utilizadas na confecção de diversos produtos na indústria. São um material muito importante para vários nichos da indústria, desde a farmacêutica até a construção civil, passando pela produção de reatores, tubos, entre outros, principalmente devido à resistência e durabilidade.

Para grandes produções, são utilizadas várias bobinas de materiais diferentes, sempre de acordo com as especificidades de cada indústria — seja ela de pequeno ou grande porte.

Como exemplo, nas indústrias farmacêutica e médica, as bobinas de aço são utilizadas na confecção de recipientes de medicamentos, entre outros produtos. Na área da construção civil, desde móveis até revestimentos são produzidos a partir delas. 

Agora que você já sabe que as bobinas metálicas são uma parte fundamental de diversas indústrias e, por isso, utilizadas em diversas produções, entenda quais são os tipos de bobinas de aço.

Conheça os tipos de bobinas de aço

  • Bobinas de aço carbono
  • Bobinas de aço inoxidável
  • Bobinas de aço galvanizado

Aço carbono

As bobinas de aço carbono podem ser enroladas a quente e a frio.

A bobina de aço laminada a quente é enrolada a partir de placas finas de até 20mm, e pode ser encontrada no mercado em forma de chapa ou bobina. A bobina a quente é posteriormente trabalhada na indústria de acordo com suas necessidades de produção. Entre seus usos estão a aplicação em carros, maquinário agrícola, construção civil e indústria eólica, além de vários outros setores.

A bobina laminada a frio é um pouco diferente e é produzida a partir da quente. Quando o processo é feito a frio, a espessura do material é ainda menor, geralmente até 5 mm. Quando acabada, esta bobina pode ser pintada e soldada. Assim, pode ser utilizada em diferentes processos de fabricação, como moldagem, prensagem e dobragem. Suas aplicações incluem o setor automotivo, componentes elétricos, luminárias, entre outros. 

Aço inoxidável

As bobinas de aço inoxidável também podem ser laminadas a quente e a frio, como as anteriores, e chegam a uma espessura de até 8mm. O aço inoxidável é conhecido por ser um material muito resistente, principalmente a altas temperaturas e corrosão. Sendo assim, as chapas de aço inoxidável são muito utilizadas na construção de contêineres, em pias de cozinha, elevadores, indústria automotiva, frigoríficos, entre outros. 

Aço galvanizado 

O último tipo de bobina de aço é o galvanizado, uma solução mais econômica porém muito durável para a aplicação industrial. Assim como as anteriores, é extremamente resistente à corrosão, além de muito forte, devido ao revestimento com zinco decorrente do processo de galvanização.

As Bobinas de Aço Galvanizado chegam prontas para uso, sendo assim, são muito práticas para a indústria, que as utilizam na construção civil, para a produção de sistemas de ventilação, painéis, entre outros.

Neste artigo, você pode conferir um pouco sobre os tipos de bobinas de aço carbono, inoxidável e galvanizado. Apresentamos os principais usos e as diferenças entre elas, trazendo um panorama sobre a importância desse material na indústria.

Para ver mais conteúdo como este, acesse nosso blog!

Na Casa do Serralheiro nós temos todos os tipos de aço para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.