Dicas para Serralheiros!

A importância do uso da máscara de solda

Porquê usar a máscara de solda no ambiente de trabalho

A máscara de solda é um dos itens mais importantes de um serralheiro. Sabemos que um profissional de soldagem deve sempre usar equipamentos de proteção que lhe permitam realizar seu trabalho da maneira mais segura e com qualidade. 

Dessa forma, a máscara de proteção é usada para impedir a ação da radiação do arco elétrico e para proteger o rosto e os olhos do soldador. Ela é fabricada em fibra de vidro ou fibra prensada e possui um olho mágico no qual é colocado um vidro neutralizador chamado vidro actínico. Além disso, o serralheiro também deve ficar protegido por outros óculos de proteção transparentes.

No artigo de hoje, você descobrirá qual a verdadeira importância do uso da máscara de solda no ambiente de trabalho no mundo das soldagens. Vem com a gente! 

Como funciona a máscara de solda?

Desde que os processos de soldagem se tornaram mais importantes no início do século 20, os requisitos para proteção do trabalhador aumentaram. E uma das partes com maior probabilidade de serem danificadas pelo processo de soldagem são os olhos. 

As primeiras máscaras de proteção eram de vidro colorido e eram seguradas pelo trabalhador, expondo outras partes, como orelhas ou pescoço. Durante a década de 1960, devido ao aumento do uso de plásticos, as máscaras foram injetadas com um arnês que permitia aos trabalhadores usar as duas mãos. 

Com o passar do tempo, as máscaras de solda se tornaram mais importantes na indústria. Dessa forma, mudaram de forma para oferecer maior proteção aos trabalhadores, aumentando para cobrir o pescoço e as orelhas.

Na década de 1980, surgiram as primeiras máscaras com escurecimento automático. Ou seja, elas possuem um LCD com capacidade fotossensível para escurecer automaticamente. Dessa forma, o trabalhador não precisa remover a máscara e interromper o processo de soldagem, que vamos ver um pouco mais adiante. 

Cuidados ao realizar trabalhos de soldagem

Antes de tudo, queremos dizer que a soldagem pode ser uma prática perigosa se certas medidas de segurança não forem executadas. Diante disso, para evitar qualquer tipo de acidente durante a execução do processo, você deve usar o equipamento de proteção apropriado que consiste em:

  • Calçado aprovado;
  • Luvas de Couro Grosso;
  • Casaco de proteção de mangas compridas;
  • Máscara de solda;

Porque o uso da máscara de solda é importante? 

A principal função do equipamento de proteção visual é proteger o órgão visual contra impactos e  partículas perigosas no ar, assim como poeira e faíscas. Assim, este equipamento deve ser de bom tamanho e proteger muito bem dos impactos frontais.

As máscaras devem ser usadas com o local e a quantidade necessários de óculos. Contudo, o vidro actínico deve ser selecionado de acordo com a amperagem utilizada. Você deve manter uma boa visibilidade, trocando o vidro protetor quando houver excesso de projeções.

Além disso, evite vazamentos de luz na máscara. Também não deve ser exposta ao calor ou choque. Eles devem ser leves e sua faixa de cabeça ajustável para prendê-la bem à cabeça. Por fim, a substituição do vidro deve ser feita usando um mecanismo de fácil manuseio.

Máscara de soldagem automática

Além das máscaras de solda convencionais, no mercado atual ainda é possível encontrar uma outra forma mais tecnológica de máscaras, a máscara de soldagem automática. 

Suas principais vantagens estão no fato do operador operador não precisa regular nada. Assim, pode se concentrar apenas no processo de soldagem. Além do mais, elas são alimentadas por células solares e duas baterias de lítio com recarga automática.

Outro detalhe interessante é sua proteção contra raios ultravioleta e infravermelho que é contínua. Também são mais leves, com peso entre 500 e 600 gramas e com janelas laterais para detectar riscos periféricos.

Conclusão

A soldagem é um processo pelo qual duas ou mais peças que geralmente são feitas de material mecânico ou termoplástico são fixadas por fusão, no qual as peças são soldadas através da fusão dos materiais.

O uso adequado de equipamentos de proteção como a máscara de solda é indiscutível para proteção e saúde do operário. 

Se você gostou do nosso conteúdo e já está pronto para adquirir seu material com a gente, conte conosco! A Casa do Serralheiro é especialista no mercado de aço inox e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.