Aço, Ferro

Conheça as diferenças entre ferro e aço

diferenças-entre-ferro-e-aço-casa-do-serralheiro

Saiba mais sobre as principais diferenças entre ferro e aço

As diferenças entre ferro e aço são muitas, mas muitas vezes passam desapercebidas. Isso porque tendemos a abranger metais como um todo, sem perceber as grandes diferenças que existem entre os diferentes tipos. Nesse sentido, a maior subdivisão que podemos fazer é entre metais ferrosos e não ferrosos. 

É o caso do ferro e do aço! Esses dois tipos de materiais, por exemplo, se diferem através da composição química que eles possuem. Isso faz com que eles tenham propriedades diferentes e aplicações diferentes. Muitas pessoas pensam que esses dois metais são iguais. 

No entanto, existem sim diferenças entre ferro e aço. São diferenças fundamentais até. Fatores como resistência, durabilidade, corrosão, custo, versatilidade e sustentabilidade são pontos-chave quando se trata de suas características.

Conhecendo mais sobre o aço e o ferro

O ferro é um elemento encontrado na crosta terrestre e, na verdade, é o metal base para a produção de aço. Além disso, graças a este material, o aço pode adquirir sua resistência geral.

Então, o que é o aço? Para ser mais exato, o aço inox é uma liga composta de elementos como carbono, cromo e ferro. Através do cromo, ele pode produzir uma fina camada de ferrugem em sua superfície para evitar corrosão.

Dependendo do tipo de aço inox que você deseja obter, você pode adicionar outros elementos como carbono, silício e manganês em sua fabricação. Por exemplo, você pode adicionar níquel e molibdênio para melhorar a maleabilidade e aumentar a resistência à corrosão.

Como mencionamos no início, são importantes as diferenças entre ferro e aço. Essas diferenças aparecem também nas suas finalidades, que vamos conhecer um pouco mais logo abaixo.

Diferenças entre ferro e aço no tocante às suas finalidades

Força e peso

O aço é incomparável em termos de resistência. É mais forte que o ferro e tem um nível mais alto de densidade. Devido a essa força e versatilidade, o aço é muito popular em projetos de construção de edifícios, casas e linhas ferroviárias. Esses trabalhos exigem a maleabilidade que esse metal fornece.

Além disso, outra das diferenças entre ferro e aço é a leveza desses materiais. O aço é mais leve que o ferro e tem maior capacidade de suportar o esforço de tração. A resistência e o peso do aço significam que é improvável que ele se deforme ou dobre.

Por outro lado, o ferro fundido é conhecido por sua força, mas não por sua ductilidade. Isso significa que pode ser mais frágil e não tão útil na construção. Por esse motivo, o ferro é geralmente usado na fabricação de ferramentas.

Durabilidade

Ao procurar construir uma estrutura que resista ao clima e ao passar dos anos, o aço é a melhor opção. Por exemplo, o aço estrutural pode tolerar força e calor extremos, o que significa que pode suportar fogo, vento e chuva. Devido à sua natureza versátil, é considerado um dos materiais mais duráveis ​​usados ​​na indústria da construção.

O aço tem um risco menor de ser afetado pelo mofo do que o ferro. Desse modo, a integridade de um edifício não será afetada: não irá rachar, deformar, torcer, dividir ou apodrecer. O ferro por sua vez, não pode corresponder a essas qualidades. E essa é uma das principais diferenças entre ferro e aço!

Corrosão

A corrosão é um processo natural que altera a composição do metal através da oxidação química, fazendo com que o metal fique laranja e comece a enfraquecer. O aço é considerado muito mais resistente à corrosão do que o ferro.

O ferro é suscetível à oxidação e, portanto, à corrosão. Embora a água possa afetar a integridade do aço, existem medidas para reduzir esse risco e aumentar a resistência. Ao passar por tratamentos de superfície, como tintas em spray e aerossóis, o aço pode se tornar mais resistente.

Por fim, o aço também é uma liga não porosa , o que significa que possui uma resistência natural à corrosão. A resistência é umas das maiores diferenças entre ferro e aço. 

Uma das maiores diferenças entre ferro e aço: Custo

Na maioria dos casos, o aço estrutural é mais lucrativo que o ferro na indústria da construção, pois geralmente é produzido em massa e é um material economicamente vantajoso.

O aço é mais leve que o ferro e não tem um impacto maciço nos custos gerais de um projeto. A produção desse elemento também é considerada um processo mais barato que o ferro. No entanto, a qualidade do aço, assim como do ferro, afetará seu preço.

Versatilidade

Quando usado em edifícios, o aço permite maior flexibilidade, criatividade e se adapta às necessidades de qualquer projeto. É por isso que os arquitetos o usam para criar formas complexas sem comprometer a funcionalidade.

O ferro costuma ser macio demais para usar em sua forma pura. Quando misturado com uma liga ou carbono, sua versatilidade pode aumentar. Entretanto, embora tenha sido uma escolha popular para a arquitetura, não é tão versátil quando se trata da indústria da construção. Por isso, essa á uma das diferenças entre ferro e aço que mais são levadas em consideração pelo setor da construção. 

Sustentabilidade

Ferro e aço são considerados materiais recicláveis. No entanto, o aço inoxidável é mais sustentável porque pode ser reciclado repetidamente, tudo sem perder a durabilidade. Embora o ferro seja totalmente ecológico, ele se baseia em um processo que requer muita energia.

Conclusão sobre as diferenças entre ferro e aço

Tanto o ferro quanto o aço são materiais muito usados para diversas finalidades, no geral, a principal diferença entre ambos está no fato da resistência. O aço é mais resistente do que o ferro puro. Contudo, muitas pessoas acham que esses materiais são a mesma coisa, mas como você viu, há algumas diferenças interessantes. 

Se você gostou do nosso conteúdo e já está pronto para adquirir seu material com a gente, conte conosco! A Casa do Serralheiro é especialista no mercado de aço inox e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.