Geral

Aço Inox: Como Comprar e Estocar

Você tem dúvidas na hora de comprar Aço Inox? Pagar mais barato por um produto com menos qualidade ou gastar mais um pouquinho para ter um produto melhor? Como armazenar esse produto sem que ele sofra avarias? Para sanar essas e outras dúvidas, produzimos esse guia que te ajudará na sua próxima compra.

 

Comprando Aço Inox

Primeiramente, o comprador deve saber que a principal característica do aço inox é a alta concentração de Cromo e Níquel, o que torna esse material altamente resistente à corrosão e especialmente às altas temperaturas. Além disso, o aço inox tem grande capacidade para suportar impactos e para evitar a tração. Por isso, essas características oferecem mais durabilidade às peças e, assim, diminuem a depreciação delas nas dependências do seu imóvel residencial ou industrial e reduz o desperdício com manutenções. Isso sem falar que a superfície do Aço Inox é brilhante e espelhada, o que confere mais elegância e sofisticação a qualquer projeto no qual você pretenda utilizá-lo.

Ainda, é importante saber a real aplicação da chapa de aço inox, principalmente tendo em vista que esse material é muito indicado para peças que devem possuir elevada resistência à oxidação e à calor, tais como retortas e rolos transportadores para fornos, peças para queimadores, trocadores de calor, chaminés e etc.

Aço Inox – superfície brilhante

Porém, a verdade é que a qualidade do metal oferecido deve ser sempre uma referência no momento da compra. Principalmente se o aço inox for comprovadamente enquadrado dentro das exigências da ISO 9001/2008, que garante a qualidade técnica do material. Por isso, a consulta a um especialista em aço inox se torna muito interessante, a medida que esse profissional pode auxiliar você comprador sobre a procedência do material, a forma de armazenamento e as particularidades de cada produto.

Em conclusão, é muito importante que o comprador sempre opte por um produto de maior qualidade para que possa usufruir de todos os benefícios do aço inox. São eles: alta resistência à corrosão; facilidade de trabalho nos processos de dobramento, corte, soldagem, estampagem, curvamento; alta resistência mecânica, versatilidade nas aplicações; forte apelo estético; higiene e assepsia; facilidade de limpeza; além de baixo custo de manutenção e longo ciclo de vida.

 

Estocando Aço Inox

Finalizada a compra, onde o consumidor conseguiu, através das nossas dicas, aliar qualidade e preço, é hora de pensar em como armazenar as chapas de aço inox.

Estoque de Chapa de Aço Inox

É de conhecimento comum que materiais em aço inoxidável necessitam ser armazenados em ambientes cobertos, sem contato com o solo e livre de umidade e sujeira. É bastante recomendado que a estocagem seja feita sobre um piso emborrachado. Além disso, apesar de ser um material com considerável resistência à corrosão, ele precisa ser estocado longe de outros metais, principalmente os feitos à base de alumínio, carbono e cobre, pois esses elementos podem provocar a oxidação do material, inviabilizando o seu uso.

Eles também devem ficar longe de ácidos e produtos químicos e de limpeza, como graxas, óleos e gorduras, para não prejudicar a superfície do aço inox. Também é muito importante ao se estocar e manusear o aço inox que esses materiais sejam separados e identificados, incluindo informações sobre espessura, diâmetro, peso e tipo.

Para evitar danos mecânicos, como arranhões e sulcos, é importante que o profissional evite arrastar as peças de suas estantes ou colocá-las umas sobre as outras. A utilização de calços de madeira, feltros e ferramentas feitas em plástico pode facilitar a movimentação das peças sem provocar avarias à superfície.

Agora, com todas as dicas de compra e armazenamento, você está pronto para comprar todos os seus itens na Casa do Serralheiro. Para sua comodidade, além de todas essas orientações, disponibilizamos também um profissional especialista em aço inox para auxiliar nossos clientes no processo de compra desse material tão importante.

Gostou das dicas? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.