Aço

Aprenda como armazenar aço corretamente

como-armazenar-aco-casa-do-serralheiro (1)

Entender como armazenar aço é importantíssimo já que esse material é amplamente utilizado na construção civil, de modo que chega até mesmo a ser considerado um elemento essencial para a maioria dos processos construtivos.

Por exemplo, é ele quem dá a resistência para as estruturas de concreto armado, garantindo assim a segurança de milhões de edificações construídas com esse método.

Mas para que o concreto seja assim tão efetivo é necessário que o seu armazenamento seja feito da maneira certa.  Caso contrário, ele pode acabar sofrendo danos que vão se manifestar na construção depois de um certo tempo.

No nosso conteúdo de hoje, você vai aprender como armazenar aço do jeito certo, de modo que todas as barras de ferro se mantenham em perfeito estado. Confira:

O aço realmente precisa ser armazenado segundo determinados padrões?

Por possuir uma resistência muito grande, é natural que as pessoas acabem achando que o aço pode ser armazenado de qualquer maneira.

Afinal, se ele é capaz de aguentar cargas extremas, o que um armazenamento inadequado poderia fazer? Bem, a resposta é: muita coisa.

Quando armazenado de maneira inadequada, é comum que o aço acabe perdendo uma boa parte da sua aderência, o que é fundamental para que ele possa se grudar ao concreto.

Sem isso, temos a receita para um desastre, pois o concreto armado não ficará do jeito que deveria, o que pode gerar grandes problemas futuros.

Por conta disso, fica mais do que claro que todo e qualquer tipo de aço deve ser armazenado segundo padrões específicos que garantam a manutenção das suas capacidades.

A seguir, veja como cada tipo de aço deve ser armazenado:

Barras e fios de aço

Barras e fios de aço devem ser posicionados na sua obra sem que haja um contato direto com o solo. Além disso, eles devem sempre ficar em áreas cobertas, protegendo-os do sol, chuva, excesso de umidade e de qualquer outro agente que seja capaz de danificá-los.

O ideal é que você posicione caibros de madeira no chão e coloque as barras sobre eles. Já os fios podem ser mantidos presos a estruturas de madeiras afastadas do chão, de modo que eles fiquem ainda mais protegidos.

Como armazenar aço: Telas

As telas de aço devem ser posicionadas sob materiais que a separem do chão. Desse modo elas não sofrerão nenhum tipo de efeito negativo.

Também é importante que elas sejam cobertas, para que não sofram com as condições climáticas.

Chapas de aço

Chapas de aço devem ser colocadas em cima de estantes próprias para isso ou então em paletes, que irão garantir que não há nenhum contato com o solo ou com outros tipos de metais.

Todas as chapas devem ficar em um local que seja totalmente coberto e protegido de fatores climáticos.

Tubos de aço

Os tubos de aço precisam ser posicionados em prateleiras cantilever ou então em estantes com braços inclinados.

Aço inoxidável

Garanta que o aço seja armazenado em um local coberto, sem umidade e longe do solo. Se isso for feito, não há nenhuma chance de que o material sofra qualquer tipo de problema.

Além disso, deve haver um grande cuidado com todo o processo de manuseio do aço inoxidável, pois qualquer contato feito de forma inadequada pode levar a perda de qualidade do mesmo.

Por fim, lembre-se de guardar todos os tipos de aço com informações claras sobre seus tipos, espessuras, diâmetros e pesos. Também guarde os certificados de qualidade, para caso seja necessário no futuro.

Ao fazer tudo isso, você poderá ter a certeza de que finalmente aprendeu como armazenar o aço corretamente!

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.