Aço

Aprenda o que são barras de transferência

o-que-sao-barras-de-transferencia-casa-do-serralheiro (1)

Você já ouviu falar em barras de transferência? Pois é, esse termo é muito utilizado dentro da construção civil, mas curiosamente, são poucas as pessoas que realmente sabem sobre o que ele se trata.

Se esse é o seu caso, saiba que hoje é o seu dia de sorte. Afinal, vamos explicar de maneira detalhada o que são as barras de transferência e para qual finalidade elas servem.

Quer saber mais sobre esse conteúdo? Então continue aqui conosco neste material que foi exclusivamente preparado para você!

O que são barras de transferência?

As barras de transferência são barras de aço que geralmente são utilizadas em pisos, pavimentos e lajes de concreto.

Sua finalidade é garantir que haja a transmissão de cargas de uma placa de concreto para outra, de modo que a construção se mantenha segura e totalmente estabilizada.

Por exemplo, são essas barras que vão garantir que a estrutura possa ter movimentos de expansão e retração causados pela distribuição de cargas e pelo aumento da temperatura.

Então, anote: as barras de transferência são simplesmente essenciais para a segurança de uma obra!

Até porque, caso não haja a inserção de barras de transferência em uma estrutura, cada placa de concreto vai trabalhar sozinha, fazendo com que haja um grande aumento de tensão.

Esse aumento de tensão pode gerar fissuras, empenamento do concreto e alguns outros problemas de cunho estrutural que, com o passar do tempo, podem inclusive levar a queda da estrutura.

A seguir nós vamos falar sobre as principais vantagens de usar esse tipo de barra. Confira:

      Fácil manuseio, conferência, estocagem

Por possuírem uma estrutura um pouquinho diferente da maioria das outras barras, fica bem mais fácil trabalhar com barras de transferência.

Isso é percebido tanto no seu manuseio e conferência quanto no processo de estocagem.

     Evita fissuramento

Graças a transferência de cargas, todas as placas de concreto passam a trabalhar em conjunto, o que permite que a estrutura resista com mais facilidade à tensão que é exercida sobre ela.

Desse modo, as chances de que ocorra qualquer tipo de fissuramento passam a ser muito baixas.

      Maior segurança e durabilidade

O uso das barras de transferência garante que a obra terá ainda mais segurança e estabilidade, já que dificilmente surgirá algum problema de cunho estrutural.

Isso inclusive torna o custo-benefício da obra maior, pois não surgirão problemas posteriores a sua conclusão para gerar custos adicionais à obra.

      Menor custo final

A barra de transferência permite que o seu custo final em uma obra seja reduzido, pois não será necessário investir excessivamente em ferragens quando essa simples barra já pode fazer uma boa parte do trabalho.

É importante que toda e qualquer estrutura seja previamente avaliada para que, então, somente depois disso, sejam inseridas as barras de transferência.

Essa avaliação deve ser feita por um profissional qualificado para que tudo possa ser realizado da melhor maneira possível.

Vergalhão ou Barra de transferência

Por incrível que pareça, ainda existem muitas dúvidas em relação ao vergalhão e a barra de transferência.

As pessoas costumam achar que ambos são utilizados nos mesmos casos, quando isso está longe de ser verdade.

Por exemplo, o vergalhão é um item super importante para o suporte de vigas, pilares e outras estruturas de concreto. Eles possuem uma alta aderência ao concreto e são ótimos para isso.

Já a barra de transferência serve apenas para que seja feita uma transferência de cargas, o que é algo completamente diferente.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, fique a vontade para deixar o seu comentário aqui embaixo.

Dessa maneira poderemos te ajudar a entender ainda mais o que são as barras de transferência!

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.