Alumínio, Cobre

Barramento de alumínio: principais usos e funções

Barramento de alumínio: como e por que usar

Você já ouviu falar do barramento de alumínio? Como todos sabemos, o alumínio é uma das ligas de metal mais versáteis e importantes do mundo. Vários fatores o elevaram a esse patamar, como facilidade para encontrá-lo e seu ótimo custo benefício. 

Dentro do cenário especializado do alumínio, o barramento merece destaque. Como o próprio nome já diz, é a transformação do alumínio em barras, que serão utilizadas para diversos fins. 

Mas, para que serve uma barra de alumínio? Onde são encontradas? Quais as suas vantagens? Essas e outras perguntas serão respondidas abaixo, no nosso artigo da semana. 

Vem com a gente! 

O que é barramento de alumínio?

Como dissemos acima, o barramento é basicamente o processo de transformação da liga metálica de alumínio em barras. Dessa forma, essas barras podem ser aplicadas em diferentes segmentos e para diversos fins. 

A função principal do barramento é conduzir a corrente elétrica de forma otimizada. Isto é, sem comprometer a resistência mecânica e sem alterar significativamente a temperatura. Além disso, devem ser mantidas as demais propriedades do material. 

Entretanto, para que a barra de alumínio seja considerada de alto padrão, ela deve obedecer a alguns padrões técnicos. Por isso, é importante que você tenha atenção ao realizar a compra deste material.

Nesse produto devem ser usadas as chamadas “ligas elétricas de alumínio”. Nessas ligas, há a presença, ainda que residual, do elemento químico boro. Esse elemento indica a finalidade de uso elétrico. 

Apesar de ser fácil de encontrar, não são todas as empresas que possuem capacidade de vender essa solução. Dessa forma, pesquise bem para que não tenha surpresas negativas durante a instalação ou uso. 

Cada vez mais são utilizados os barramentos de alumínio nos projetos elétricos de edifícios e condomínios. Também são muito usados em instalações industriais e usinas de grande porte. Nesses locais eles estão presentes em transformadores e painéis elétricos. 

Além disso, também estão em equipamentos variados, em subestações e cabines de energia elétrica, na interligação de sistemas geradores, nos sistemas de proteção e outros.

Vantagens do barramento de alumínio 

Além das vantagens que já citamos, como a versatilidade de uso, a capacidade de condução elétrica e resistência mecânica, podemos citar também as vantagens abaixo: 

  • Reciclagem: o alumínio é uma liga metálica altamente reciclável;
  • Resistência ao desgaste: principalmente em relação à ação do tempo, o barramento de alumínio apresenta ótimos resultados;
  • Substituição: pode ser utilizado em substituição a vários outros materiais mais caros e raros.
  • Resistividade: Representa a “dificuldade” que o material oferece à passagem de corrente elétrica. Quanto maior a resistividade, menos condutivo é o material. A do alumínio é baixa quando comparada a outros materiais.
  • Preço: o custo do quilograma do alumínio é bem menor que o do cobre, por exemplo. 

Barramento de alumínio ou de cobre: qual usar? 

Sabemos que existem diversos componentes capazes de conduzir energia elétrica. Porém, do ponto de vista do mercado, temos dois principais: alumínio e cobre.

Mas, apesar de o cobre ser mais caro e mais pesado que o alumínio, ele ainda á mais utilizado. Então, por que o alumínio não é amplamente usado? Em quais situações devemos usar cada um dos materiais? Existe algum mais adequado? Vamos descobrir abaixo, no comparativo que preparamos. 

Onde usar cada material?

De forma geral, o barramento de alumínio é utilizado em grandes redes de transmissão. Já o cobre é a principal opção para instalações domésticas e urbanas. 

O que determina que tipo de material será usado?

Basicamente, o tipo de condutor que se aplica melhor às condições impostas é o usado. Peso, custo, aquecimento e capacidade de condução elétrica são alguns dos fatores físicos e químicos que são levados em consideração na escolha.

Dessa forma, os condutores de alumínio são mais usados em grandes redes de transmissão e o cobre em instalações domésticas, por exemplo.

Vantagens do alumínio

Comparativamente, o alumínio já chegou a ser oito vezes mais barato que um equivalente de cobre. Além disso, o condutor de alumínio tem metade do peso do seu correspondente de cobre.

A terceira maior vantagem desses condutores é resistir melhor à deformação. Todas essas características reduzem os custos do uso desse material em grandes transmissões, pois as torres podem ser menos robustas e o espaçamento entre elas pode ser maior.

Vantagens do barramento de cobre

Maior resistência aos fatores externos como oxidação e corrosão galvânica. Essas características reduzem o risco de superaquecimento das fiações. Além disso, o cobre é mais maleável que o alumínio, favorecendo o uso para aplicações e instalações em que fios flexíveis são necessários ou desejáveis.

Outro ponto é o fato de que a maioria das estruturas existentes já são de cobre e as conexões cobre-cobre são muito mais confiáveis que alumínio-cobre.

Por fim, a legislação brasileira, por meio da ABNT NBR 5410, impõe restrições legais ao uso de alumínio em locais com uma ocupação muito densa ou onde o acesso é um pouco mais difícil. Por isso, em hospitais e hotéis, por exemplo, é proibido usar alumínio.

Veja outras restrições da norma brasileira para instalações elétricas de baixa tensão, a ABNT NBR 5410, aqui!

Essa é a nossa versão do manual que fizemos para te ajudar a entender melhor o barramento de alumínio. Se você acredita que deixamos alguma dica importante de fora, deixe um comentário com a sugestão! 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para adquirir seu material com a gente? Conte com o maior shopping de aço do Estado! A Casa do Serralheiro é muito respeitada no mercado de aço e está pronta para te ajudar a escolher o vergalhão para sua obra! 

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades! 

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

One thought on “Barramento de alumínio: principais usos e funções

  1. RAFAEL DE FERREIRA disse:

    Faltou ter uma tabela de valores de dimensões e correntes suportadas nos barramentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.