Aço, Corte e Dobra

Escolhendo o arame certo para sua empreitada

Conheça os tipos de arame e suas aplicações

Os arames possuem um papel muito importante nas etapas iniciais de uma construção ou reforma. Por isso, entender um pouco mais sobre os tipos e indicações de cada um deles é extremamente útil para economia e utilização correta dos tipos de aços.

Devido à essa variedade, a indústria deste segmento evoluiu na produção dos materiais. Hoje já encontramos arames prontos para a construção e edificação das obras, assim serviços como o corte e a dobra das armações já não se fazem necessários — o que garante a otimização do tempo e a economia do serviço.

Os arames são caracterizados como fios feitos em latão, ferro ou cobre e normalmente utilizados para fazer cercas. Existem alguns tipos de arame e cada um é utilizado para exercer uma função.

Dentre os tipos de aço existentes no mercado, o arame é um dos mais simples. Ele é produzido com baixo teor de carbono e, por isso, apresenta grande maleabilidade. Dessa forma, é amplamente utilizado para montagem e fixação de armaduras. 

Além disso, os arames podem ser empregues em diversas estruturas de concreto armado, já que são facilmente moldados conforme a necessidade apresentada.

Abaixo vamos conhecer mais sobre esse material. 

Tipos de Arame

Arame Farpado

Geralmente utilizado na delimitação de territórios,o arame farpado foi criado no século XIX nos Estados Unidos para ser usado nas cercas. Apesar de causar diversos acidentes, ele tinha uma enorme capacidade de manter os gados dentro dos limites da fazenda. 

Mais tarde foram feitas diversas adaptações, até chegar no material que conhecemos hoje. Uma dessas adaptações é a utilização de dois fios. 

Além disso, o arame farpado também foi símbolo de guerras. Militares britânicos o utilizaram largamente desde o fim do século XIX. 

Hoje em dia, ele é muito usado para proteger instalações de vários tipos e fronteiras, além de limitar ambientes.

Arame Laminado

Popularmente conhecido como ouriço, o arame laminado também serve para delimitar e proteger os territórios de invasões. Porém, por ser mais afiado, ele é mais eficiente que o arame farpado para essa função. 

Esse arame forma uma rede, feita com tiras metálicas e pontas afiadas. As múltiplas pontas são projetadas para causar cortes profundos a qualquer um que tente ultrapassar a cerca.

O arame laminado vem substituindo o modelo farpado nas instalações de segurança, já que o modelo farpado pode ser ultrapassado com maior facilidade. Ultrapassar as barreiras de arame laminado sem utilizar ferramentas, é uma tarefa quase impossível, além de ser demorada.

Arame Galvanizado

Mas, não é só para impedir a passagem de pessoas e animais, que serve o arame. No nosso dia a dia também utilizamos esse material. Um tipo muito comum facilmente encontrado é o arame galvanizado.

O arame comum passa por um processo de galvanização, que reveste o arame com uma liga de zinco. Assim, o produto ganha maior resistência à oxidação. Além disso,  fica esteticamente mais agradável, com um brilho maior.

O arame galvanizado pode ser usado em diversas aplicações domésticas, na construção civil, agricultura, indústria ou até mesmo na agropecuária. Como por exemplo na construção de cercas eletrificadas, em substituição do arame farpado, quando não se deseja ferir o couro do animal.

Esse arame é versátil e altamente resistente. Além do modelo comum, existem também alguns tipos que possuem uma capa de PVC para uso especial, como em varais de roupa.

Outros modelos de arame utilizados

Além dos tipos citados acima, existem diversos outros modelos de arame para uso comercial e industrial. Eles podem ser classificados conforme sua forma, composição química ou por suas aplicações. 

Conheça a seguir alguns modelos encontrados no mercado:

  • Concertina simples: feita em material plano, é muito utilizada para proteção de locais onde a largura não pode ultrapassar as dimensões do muro ou da cerca;
  • Arame liso: possui uma alta maleabilidade, ideal para contenção e proteção do gado e delimitação de áreas rurais;
  • Arame revestido: recebem uma camada de PVC para aumentar sua vida útil, garantindo maior proteção contra a corrosão;
  • Arame recozido: é utilizado em armações na construção civil, devido ao seu alto grau de maleabilidade;
  • Arame MIG: feitos para o processo de soldagens, através do processo de fio de arame, destaca-se pela versatilidade, resistência e durabilidade;
  • Arame ovalado: de alta resistência e maleabilidade, é indicado para cercas que abrangem uma grandes área.

Além do uso na agropecuária e na indústria de segurança, os arames também podem criar diversas formas e objetos. Por exemplo, a criação de peças de artesanato.

Para isso, o arame pode ser encontrado em diversas cores. Também pode ser encontrado em diferentes espessuras que oferecem mais leveza ou durabilidade ao material.

A resistência do arame

Com tantos tipos de arames disponíveis no mercado, é importante saber qual o melhor para sua empreitada. Assim, tudo vai ocorrer dentro do esperado e não terão prejuízos ou atrasos na sua obra. 

A principal especificação de uma ferragem está relacionada ao seu grau de resistência. Essa variação de uma para a outra acontece de acordo com sua composição química. Dentro disso, temos três classificações principais:

  • Aço CA 50: esse é o aço mais utilizado nas construções civis. Possui diâmetros variados e uma superfície nervurada, além da resistência característica de tensão de escoamento de 500 MPa.
  • Aço CA 25: com resistência de 250 MPa, o aço CA 25 já é mais utilizado em barras de transferência. Apresenta diâmetros entre 6.3 mm a 40.0 mm e uma superfície lisa.
  • Aço CA 60: por fim, esse aço é bastante utilizado em estruturas pré-moldadas. Sua resistência é de 600 MPa, com bitolas de 4.2 mm a 9.5 mm e a superfície lisa.

Outras ferragens disponíveis

Sabemos que a indústria do aço tem se aperfeiçoado na produção de diferentes tipos de aço. Vamos conhecer os tipos mais comuns e utilizados na indústria. 

Vergalhões

Os vergalhões são as barras de aço mais versáteis para as construções civis. Eles são usados na armação de todos os componentes de uma obra, desde pilares às estruturas de contenção, onde são os responsáveis pela armação da coluna.

Devido à versatilidade desse tipo de aço, as variações de espessura dos vergalhões chegam até a 40mm. Para identificar qual é a específica para sua obra, o ideal é consultar um especialista.

 Telas nervuradas

Com uma diversidade enorme de uso, assim como os vergalhões, as telas nervuradas são fios de aço soldados que formam uma malha quadrada ou retangular. Geralmente são vendidas ou em painéis, ou em rolos.

Existem diversos tipos de telas nervuradas, variando entre diâmetro e espaçamento dos fios. Por essa versatilidade, para cada tipo de utilização pode-se escolher um tipo de malha.

São indicadas para a armação de lajes, pisos e piscinas de concreto armado, radiers, tanques e inúmeras outras opções.

A compra dos aços de construção

Depois de entender um pouquinho mais sobre os tipos de arame e outras ferragens, surge a segunda dúvida: como fazer a compra correta e mais econômica para a obra?

O primeiro passo é possuir um projeto muito bem elaborado de todas as etapas da construção. Assim, o engenheiro responsável pela parte estrutural da obra pode identificar os materiais necessários, garantindo economia e agilidade no processo.

No processo de compra, garanta que os materiais serão entregues o mais próximo possível à sua utilização, a fim de evitar que eles fiquem parados e surjam ferrugens nesse meio tempo. A ferrugem ocorre quando há contato do aço com a umidade, indicando o início de um processo de corrosão. Isso pode danificar seriamente a estrutura da construção como um todo.

Então, o melhor é evitar, mas caso haja algum imprevisto no percurso, informe-se com o responsável pela obra sobre as melhores formas de armazenamento dos aços.

A Casa do Serralheiro está pronta para te ajudar em todas as suas dúvidas sobre tipos e qualidade de arame! 

Essa é a nossa versão das principais dicas sobre arame. Se você acredita que deixamos alguma dica importante de fora, deixe um comentário com a sugestão! 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para adquirir seu material com a gente? Conte com o maior shopping de aço do Estado! A Casa do Serralheiro é muito respeitada no mercado de aço e está pronta para te ajudar a escolher o vergalhão para sua obra! 

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

One thought on “Escolhendo o arame certo para sua empreitada

  1. franco disse:

    Olá tudo bem? Precisei deixar esse comentário pra dizer que amei seu site.

    Muito conteudo de qualidade mesmo. Continue assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.