Cobre, Geral

Bobina de Cobre: principais benefícios e aplicações

Bobina de Cobre: O que é e principais aplicações

Um dos melhores condutores elétricos do mundo e o terceiro metal mais utilizado, o cobre é empregado em diversos dispositivos, como a bobina de cobre. Com custo benefício mundialmente valorizado e reconhecido, a bobina é um produto versátil e de alto padrão. 

Indústrias de praticamente todos os países utilizam o cobre em seus muitos produtos e processos. A bobina de cobre, também conhecida como tira ou fita, apresenta inúmeros benefícios que justificam sua utilização nos mais diversos segmentos da indústria. 

Elas estão, por exemplo, muito presentes em trabalhos de aterramento e drenagem de cargas estáticas. Também são facilmente encontradas em empresas que lidam com blindagem de campos eletromagnéticos. 

Quer saber mais sobre bobinas de cobre, sua utilização e características? Continue lendo o conteúdo de hoje!

Bobina de cobre: o que é? 

A bobina de cobre é um tipo de bobina elétrica. As bobinas elétricas, por sua vez, também são conhecidas como indutores ou solenóides. 

De forma simples, são dispositivos passivos capazes de armazenar energia elétrica criada em um campo magnético. Este campo é formado por uma corrente alternada, que passa por um fio condutor enrolado em si mesmo, ou ainda, em volta de uma superfície que também é condutora.

Como é o seu funcionamento

Quando a corrente elétrica passa por um determinado fio, é gerado um campo magnético ao seu redor. Quando este mesmo fio é enrolado várias vezes são formadas diversas espiras. 

Dessa forma, este campo magnético é ampliado. Ou seja, quanto maior o número de voltas deste fio, maior será a bobina e a intensidade do campo magnético. É importante destacar que quanto mais forte este campo magnético, maior será a capacidade dele atrair materiais magnéticos, como por exemplo o ferro e o aço.

Características da bobina de cobre

A primeira característica desse produto é comum a todos os indutores e capacitores: a capacidade de armazenar energia. A bobina se opõe à corrente alternada, oferecendo uma reatância indutiva.

Assim, podemos destacar que só há tensão nos terminais de um indutor ou uma bobina, se a corrente através dele variar no tempo. Ou seja, indutor é um curto circuito em corrente contínua.

Além disso, a bobina de cobre apresenta diferentes níveis de dureza. Elas variam em ¼ duro, ½ duro, ¾ duro, duro e extraduro. Essa variação é um grande diferencial, que permite aos clientes a escolha entre esses níveis, que possuem diversos tipos de aplicação. 

Outra característica que a bobina de cobre apresenta é a ótima conformidade em relação ao frio. Além disso, podemos citar a soldabilidade mais eficaz e boa conformidade em altas temperaturas. 

Uma curiosidade sobre esse material é que ele passa por um processo de corte longitudinal. Utilizando facas circulares, essa técnica amplia o leque de larguras que podem ser obtidas, sempre considerando as especificações de cada aplicação. 

Além disso, esse corte também assegura alinhamento e acabamento perfeitos, com as bordas totalmente refiladas e sem rebarbas. Os riscos, deformações e manchas também desaparecem no processo. 

A bobina de cobre apresenta ótima planicidade, desvio lateral (conforme padrões ASTM) e retilinidade.

Principais benefícios da bobina de cobre

Reconhecida como um produto diferenciado, a bobina de cobre é fabricada de acordo com os padrões de qualidade da norma ASTM.

O uso das normas é essencial na definição adequada do tipo, forma e condição de uma liga metálica. Além do mais, as normas do cobre formam uma linguagem comum entre produtores, comerciantes, e usuários das ligas de cobre.

Entre os muitos benefícios da bobina de cobre, podemos citar os principais abaixo. 

  • Retardante à chama: O cobre é um material resistente, que não sofre rompimentos, deformações ou estreitamento quando em contato com elevadas temperaturas

 

  • Drenagem de cargas estáticas: 

 

  • Blindagem de campos eletromagnéticos: A blindagem magnética pode ser aplicada tanto para fonte de ruído ou circuito de sinal para minimizar o acoplamento. 
  • Aterramento e drenagem de cargas estáticas:  O aterramento deve escoar cargas estáticas acumuladas em estruturas, suportes e carcaças dos equipamentos em geral. 

Principais aplicações

Os benefícios listados acima comprovam a qualidade das bobinas de cobre. Mas, além disso, também credenciam sua utilização em diversos segmentos.

Como podemos notar até aqui, trata-se de uma solução versátil e que atende aos rigorosos padrões de eficácia e segurança do setor industrial. Por isso, a bobina de cobre pode ser utilizada na fabricação de muitos equipamentos, ferramentas e produtos. 

Assim, a bobina de cobre está presente em transformadores, terminais elétricos, radiadores, dutos para contato, condutores elétricos, geradores de energia, tubulação de trocadores de calor, quadros e painéis elétricos. 

Além disso, também pode ser encontrada em bobinas de televisores, aterramentos, monitores de LCD, eletrodomésticos, soquetes de lâmpadas, alto-falantes, lustres, bijuterias, chaves e até peças decorativas em geral. 

Dicas sobre o uso da bobina de cobre

Interessante notar o uso em eletrodomésticos, alto-falantes, monitores de LCD e outros itens que trabalham com eletricidade. Isso acontece por uma razão bem fácil de entender. O cobre é um dos principais condutores de eletricidade que existem no mundo, sendo também uma liga metálica muito resistente e durável.

Porém, nunca é demais reforçar que toda essa qualidade e versatilidade somente é possível encontrar em fitas de cobre fabricadas por empresas que realmente entendem do assunto, que possuem competência nesta área. 

Caso contrário, mesmo ao adquirir fitas de cobre por preços mais baixos, a qualidade possivelmente será inferior e, consequentemente, os resultados esperados no final não serão alcançados.

Em outras palavras, ao utilizar fitas de cobre sem garantia de procedência, o risco de problemas na finalização de bijuterias e peças decorativas em geral, assim como de falhas na condução de eletricidade em equipamentos eletroeletrônicos é muito grande. 

A Casa do Serralheiro está pronta para te ajudar em todas as suas dúvidas sobre bobina de cobre! 

Essa é a nossa versão do manual da bobina. Se você acredita que deixamos alguma dica importante de fora, deixe um comentário com a sugestão! 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para adquirir seu material com a gente? Conte com o maior shopping de aço do Estado! A Casa do Serralheiro é muito respeitada no mercado de aço e está pronta para te ajudar a escolher o vergalhão para sua obra! 

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Voltar para a lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.