O vergalhão, também conhecido como barra de aço, é utilizado na construção civil para servir de suporte para paredes e colunas. Ele pode ser liso, mas, frequentemente, é fabricado com deformações. Essas deformações melhoram sua textura, assim, o concreto pode aderir melhor. Dessa forma, é gerado um vínculo mais forte que ajuda a prevenir rachaduras no concreto.
Sabemos que a lista de insumos da construção civil é imensa. Mas, seja na fase de fundação, na execução da estrutura ou na etapa de acabamento, existem alguns materiais de extrema importância para a qualidade final da edificação.
Fundamental para a formação do concreto armado, o vergalhão é um destes materiais. Afinal, nenhuma obra fica em pé sem as colunas – que é em sua maior parte feita a partir do concreto armado, que sustentam o peso das paredes e tetos.
Dessa forma, podemos dizer que o início das construções depende bastante dos vergalhões. É nessa fase que são montadas as estruturas da edificação, são reforçados os blocos de vedação, etc.
Vamos então conhecer mais sobre esse material tão importante? Apesar de muito conhecido do público, existem algumas curiosidades sobre ele. Vamos lá?
O que é vergalhão?
Os vergalhões são barras de aço, que podem ser nervuradas ou lisas e encontradas em diferentes espessuras. É popularmente conhecido como barra de aço ou viga metálica.
Apesar de ser conhecido como vergalhão de ferro, esse material é feito, na verdade, de aço. A principal diferença está na composição: o aço é uma liga de ferro-carbono que contém de 0,008% até aproximadamente 2,0% de carbono. No ferro esse teor é de 2,04 a 6,7%.
O vergalhão é fundamental para a composição do concreto armado. Assim, além de oferecer suporte a paredes e colunas, também é bastante utilizado para reforçar estruturas de concreto. Calçadas, pilares, vigas, lajes e fundações são bons exemplos.
A junção do aço com o concreto, que dá liga ao concreto armado, é muito comum e importante. Enquanto o concreto resiste à compressão, o aço apresenta resistência à tração. Portanto, a união desses elementos possibilita a obtenção de um material resistente a ambos os esforços.
Com o uso do aço, é possível reduzir a dimensão das estruturas de concreto, proporcionando melhor aproveitamento do espaço. Além disso, diminui o consumo de cimento e demais insumos utilizados no preparo da massa.
Embora seja mais comum o vergalhão ser fabricado com nervuras, que servem para auxiliar na aderência do concreto e gerar um vínculo forte que previne rachaduras, ele também pode ser liso. Assim, ele se torna mais maleável, e pode ser feito de diversos tamanhos e espessuras. Ainda, a viga metálica também pode ser utilizada como barra longitudinal ou dobrada, conforme a necessidade da obra.
Quantidade e Qualidade dos Vergalhões
Por ser bastante utilizado no setor da construção civil, o vergalhão é geralmente comprado em maior quantidade. Por isso, para não acontecer de ter desperdício de dinheiro e de material, é bom sempre estar com as especificações do projeto de construção em mão. Não deixe de segui-las a risca na hora da compra.
Dessa forma, seguindo as especificações, você afasta o risco de a viga não encaixar na estrutura, o que impossibilitaria o uso e resultaria em atraso no cronograma.
Além disso, não se esqueça de ficar atento à qualidade do material do qual é feito o vergalhão de aço que utilizará em sua obra. No mercado existem diversas empresas que fabricam vigas metálicas, por isso, evite analisar apenas o preço. O mais recomendável é a busca pelo melhor custo benefício vindo de empresas reconhecidas.
Isso tudo porque um vergalhão de menor qualidade pode levar diversos riscos à sua obra, tanto financeiros quanto físicos.
Estruturas levantadas com materiais frágeis ou de origem e qualidade duvidosas possuem grande chance de desabar. Isso pode causar enormes prejuízos monetários, atrasar o cronograma de conclusão da obra e ainda ferir trabalhadores ou passantes.
Classes de Vergalhão e suas aplicações
O Brasil tem uma norma que “estabelece os requisitos exigidos para encomenda, fabricação e fornecimento de barras e fios de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado, com ou sem revestimento superficial.” É a NBR 7480.
De acordo com essa norma, os vergalhões deverão ser comercializados e divididos em três classes: CA-25, CA-50 e CA-60. As classes são determinadas por características mecânicas, se diferenciando em relação à resistência à tração e ao escoamento.
Feito de um aço mais flexível que os demais, o vergalhão da classe CA-25 é pouco utilizado na construção civil. Sua utilização é maior em casos nos quais o uso da barra nervurada é dispensada, sendo mais comum o uso da lisa. Um exemplo desse caso é a indústria de pré-moldados, especificamente na realização de alças, para o içamento de determinadas peças.
Já o vergalhão da classe CA-60, é conhecido por ser altamente resistente. Dessa forma, é útil tanto para estribos, telas e treliças quanto para pisos e armaduras de lajes. Além disso, a leveza que leva às estruturas de concreto armado é outra característica importante dessa classe.
Finalmente, o CA-50, que é o mais usado na construção civil. Suporta alta concentração de carga, é flexível e, ainda consegue aderir ao concreto com facilidade, devido a sua estrutura nervurada.
Leia também: Vergalhões lisos e nervurados: conheça as diferenças – Casa do Serralheiro (casaserralheiro.com.br)
É possível soldar vergalhões?
Uma dúvida comum em relação à utilização dos vergalhões é sobre a possibilidade de soldá-los. A resposta é simples: depende da quantidade de aço contida no vergalhão.
De acordo com estudos publicados, vergalhões de aço de baixa liga podem ser soldados. Esse tipo é o único que pode ser soldado sem a necessidade de considerações especiais ao longo de seu uso.
Em contrapartida, sabendo que o material dos vergalhões de aço de liga e alta resistência são mais maleáveis, eles não devem ser soldados. Isso porque eles tendem a romper com o peso do concreto.
Sabemos que a proporção do carbono na fórmula do aço é o que define a resistência dos vergalhões. Por isso, quanto mais carbono concentrado, mais quebradiço é o aço.
Em relação ao suporte no concreto, o aço de alta liga oferece vantagem. Porém, a desvantagem é o fato de ele não ser soldável, como o de baixa liga e resistência.
É importante ressaltar que existe, ainda, outra classe de vergalhões além das três que citamos anteriormente (CA-25, CA-50 e CA-60). Trata-se da CG-50, que se difere da CA-50 em sua composição química, tornando-se mais indicada para processos de solda.
Como armazenar o vergalhão
Não basta conhecer tudo sobre vergalhão e comprar em um bom fornecedor. Além disso, é necessário entender qual a melhor maneira de armazená-lo. Para que sua estrutura não sofra danos, é preciso garantir o armazenamento em locais que sejam secos e que o material não entre em contato direto com o solo.
Além disso, é importante saber que a ferrugem superficial é comum e não oferece riscos ao vergalhão. Portanto, não se recomenda a utilização de óleos ou graxas visando proteger a estrutura, pois pode atrapalhar sua aderência ao concreto futuramente.
Essa é a nossa versão do manual completo do vergalhão. Se você acredita que deixamos alguma dica importante de fora, deixe um comentário com a sugestão!
Gostou do nosso conteúdo? Adquiria o seu material agora com a gente! Conte com o maior shopping de aço do Estado! A Casa do Serralheiro é muito respeitada no mercado de aço e está pronta para te ajudar a escolher o vergalhão para sua obra! Fale com o nosso time de consultores para fazer orçamentos e tirar dúvidas!