Coluna pronta, Corte e Dobra

Coluna Pronta: manual de A a Z

Manual Completo da Coluna Pronta

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em coluna pronta. Na construção civil, ela é muito citada quando há necessidade de unir rapidez, qualidade e economia. 

É indicada principalmente para desenvolvimento de vigas, baldrames, muros, cintas e travamento de paredes. É formada por vergalhões de metal resistentes, dispostos na vertical e horizontal. 

Para conhecer melhor esse produto tão prático e popular, acompanhe nosso artigo abaixo. 

 O que é coluna pronta

Como dissemos acima, a coluna pronta é feita a partir de vergalhões bem resistentes, que são amarrados entre si na horizontal e vertical. Ela serve principalmente para ajudar e adiantar a construção. 

Sua função fundamental é agilizar o tempo do serviço, de modo a diminuir o prazo da obra. Como não é necessária a confecção manual e individual de cada ferragem armada, isso acaba se tornando possível. 

O que são colunas ou pilares

Também chamadas de pilares, as colunas são parte da estrutura que sustenta a obra. Cada uma delas é um bloco único, feito de concreto armado, que é projetado de forma a suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações. 

São elementos estruturais e, dessa forma, são comumentes construídas no encontro entre duas ou mais paredes. Mas, não é incomum encontrar colunas no meio de vãos, quando estes têm tamanho superior a 4 metros. 

Geralmente as colunas possuem a mesma largura da parede sem revestimento. Assim, quando a obra se conclui, elas acabam ficando escondidas. 

Para que o concreto fique com forma de bloco, é necessário a utilização de fôrmas. Geralmente, elas são produzidas com tábuas e sarrafos de madeira e amarradas com parafuso borboleta ou arame.

Vantagens da coluna pronta

Agora que conhecemos a coluna pronta e entendemos seu papel na fabricação das colunas de concreto, vamos saber um pouco mais do porquê é tão interessante utilizá-la na sua obra. 

Mais espaço no canteiro de obras 

É muito comum nos deparamos com construções com pouco espaço, ou terrenos localizados entre duas casas. Quando é assim, a equipe não tem espaço para armazenar ou ao menos manusear materiais. 

Isso não é um problema quando o construtor opta pela utilização da coluna pronta. Ela já é entregue montada, sem ser necessário espaço para seu manuseio ou montagem. 

Menos desperdício

Sabemos que uma obra sem desperdícios é o sonho de todo mundo que está construindo ou reformando. Mas isso não é possível em sua totalidade. 

Um processo construtivo lida com mais de 100 insumos. Materiais diversos, como cimento ou areia, até parafusos e itens de acabamento entram na lista do desperdício. 

Mas, já que não é possível conter a perda de material em todas as etapas, que tal fazer isso na fase inicial da obra? As colunas prontas são feitas sob medida, de acordo com a sua necessidade. Assim, nenhuma ferragem é desperdiçada. 

Dessa forma, você pode economizar de 5 a 10%, que é o percentual que os construtores e engenheiros calculam como “margem de segurança”, onde é considerado o desperdício. 

Mais rapidez

A maioria das construções atuais tem o prazo de execução curto e apertado. E todos sabemos que existem muitos fatores que interferem no prazo final de entrega, como o clima e gerência dos recursos humanos. 

A chuva, apesar de essencial para a vida humana, pode atrapalhar e muito o andamento da obra. Dependendo da etapa da construção ela pode até impedir o trabalho. 

A etapa inicial é uma dessas que pode ser paralisada pelo clima. Por isso é uma ótima ideia optar pela compra de colunas prontas. A montagem delas não é no canteiro de obras, sendo assim, a chuva não irá interferir. 

Além disso, economiza o tempo da equipe, que ao não precisar trabalhar nas amarras da coluna, poderá ser realocada para outra parte da obra, adiantando o processo. 

Mais organização no canteiro de obras

A desorganização do canteiro de obras é outro fator que pode atrapalhar o andamento da construção. Optando pela coluna pronta, você diminui a chance de haver materiais como ferragens e amarras espalhados por todos os lados. 

Assim, diminui-se a chance de erros, desperdícios e acidentes. 

Mais qualidade

Essa é, com certeza, uma das maiores vantagens da coluna pronta. Como as empresas especializadas devem obedecer normas de montagens, elas entregam o material cortado, dobrado e soldado de acordo com as especificações adequadas. 

O processo produtivo de empresas como a Casa do Serralheiro é seguro e estável. Não há variação nos padrões, como pode ocorrer em colunas montadas no canteiro de obras. 

Além disso, você não precisará se preocupar com fatores como distância dos estribos, o material usado para amarrá-los, a ferramenta utilizada e a maneira de amarrar. 

Mais segurança

Geralmente, ao iniciar o processo de construção, são poucas as pessoas que pensam sobre os riscos que assumem junto aos profissionais que trabalharão na sua obra. 

Porém, é importante lembrar que o corte, dobra e manuseio de ferro na obra é um dos maiores causadores de acidentes. Esse processo produz um enorme ruído e poeira. Além disso, expõe os trabalhadores a um grande risco de graves lesões. 

Existe até mesmo uma norma reguladora (clique aqui para ler), que estabelece condições mínimas de segurança para a atividade com aço na construção. Fatores como iluminação do local, presença de bancadas resistentes e proteção contra impacto são necessários. 

Assim, se o seu desejo é livrar-se de preocupações ou possíveis problemas de segurança no trabalho, é mais vantajoso utilizar a coluna pronta. 

Economia de ferramentas

Os equipamentos necessários para o corte e dobra de aço – guilhotina, serra elétrica e cortador de vergalhão, têm um custo alto. Juntos, podem facilmente ultrapassar R$ 3.000,00. 

Por conta disso, os profissionais da construção sempre adicionam os valores desses equipamentos nos orçamentos. E sejamos honestos: assumir os custos de ferramentas não é uma boa ideia para quem não trabalha com construção. 

Dessa forma, se quer economizar com mais esse fator, opte pela coluna pronta. 

Agora que conhecemos as principais vantagens deste excelente material, vamos saber mais sobre o processo de entrega e compra. 

Como a coluna pronta é entregue

As colunas prontas já são entregues montadas com vergalhões CA50 soldáveis e estribos CA60 nervurados, oferecendo praticidade para a concretagem de vigas e colunas, por exemplo. Este material, além de prático por dispensar as amarrações manuais, também garante melhor aderência do concreto.

Os estribos são fixados nos vergalhões por meio de solda eletrônica com espaçamento de 20 cm entre eles, dando maior estabilidade e rigidez a essa coluna pronta que fará a sustentação de casas e edifícios.

Dicas na hora da compra

Quando decidir comprar sua coluna pronta, não se esqueça de garantir que os blocos tenham um tamanho compatível com a coluna escolhida. Assim, eles irão se encaixar perfeitamente na estrutura da construção. 

Lembre-se também que, além de formar pilares e postes unitários, você também pode usar a coluna pronta para montar paredes ou divisórias. 

Outra dica para quando for realizar o processo de compra é como calcular o material necessário. Para comprar sua coluna pronta, você deverá escolher uma das dimensões disponíveis em nossa loja e multiplicar pela quantidade de colunas da sua obra.

Não se esqueça também de conferir a reputação da empresa contratada. Garanta que os materiais sejam de qualidade e confiança. A Casa do Serralheiro é pioneira no mercado e número 1 em coluna pronta no estado.

Essa é a nossa versão do manual completo da coluna pronta. Se você acredita que deixamos alguma dica importante de fora, deixe um comentário com a sugestão! 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para adquirir seu material com a gente? Conte com o maior shopping de aço do Estado! Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.