ACM, Dicas para Serralheiros!

Fachada em ACM: conheça as principais dicas

Aprenda todos os truques para compra e manutenção da sua fachada em ACM

Sabemos que cada vez mais as fachadas em ACM tem ficado mais populares e queridas. E esse movimento não é à toa. Já tivemos aqui no blog um artigo que ilustra as principais vantagens do ACM e o porquê de ele ser tão apreciado, clique aqui para ler.  

Mas, você com certeza já se deparou com algumas dúvidas na hora de fazer o orçamento da sua fachada, certo? Afinal, é um produto relativamente novo no mercado e que está se popularizando agora. 

Então, para te ajudar na hora da compra e também no pós compra, nós preparamos esse artigo com as principais dicas relacionadas às fachadas em ACM. Vem com a gente! 

Dicas Importantes 

Para que seu projeto saia como planejado, é importante que ele tenha dimensionamento e espessuras corretas. Essas duas características te proporcionarão economia e segurança para quem está em volta. 

Além disso, é necessário ter em mente como realizar alguns cuidados, como manutenção e limpeza. Também é importante saber a respeito da qualidade e durabilidade da sua fachada em ACM. 

Abaixo preparamos um guia com essas e outras dicas. 

1. Modulações Econômicas 

Para que um projeto seja considerado com a especificação correta, é necessário que três fatores estejam em harmonia: estética, economia e técnica. Por exemplo, um projeto com modulações que proporcionam o mínimo de desperdício do material apresenta uma economia significante para o cliente. 

Em projetos maiores, é possível que sejam usadas larguras e comprimentos especiais para melhor aproveitamento do material. Mas, esse tipo de pedido geralmente só pode ser realizado em quantidades mínimas de fabricação – normalmente pedidos acima de 450 m². Além disso, o tempo de importação gira em torno de 90/120 dias. 

Portanto, caso você deseje comprar esse produto com larguras e comprimentos especiais, consulte o vendedor com antecedência, para que ele possa verificar junto ao fornecedor.

2. Espessuras Apropriadas 

No mercado brasileiro, podemos encontrar o ACM com 3 espessuras diferentes: 3mm, 4mm e 6mm. Para que o aproveitamento seja correto, é importante saber em qual projeto utilizar cada uma delas. 

Espessura de 3 mm

Por ser mais fina, é indicada para locais que não estejam sujeitos a ventos fortes ou que não exijam longo comprimento. Muito utilizada para revestimento de fachadas de lojas, interiores, móveis ou elementos de comunicação visual. 

Espessura de 4 mm

Mais firme, é indicada para utilização em locais que tenham ventos mais fortes e que ofereçam pressão. Usada principalmente para revestimento de fachadas de edifícios comerciais – shopping center, edifícios empresariais e hospitais.

Espessura de 6 mm

Pouco usada no Brasil, a placa dessa espessura é mais rígida. É indicada para aplicações mais complexas, quando a fachada exige peças de longo comprimento ou estão em áreas sujeitas a ventos bastante intensos.

Tendo em vista as informações acimas, podemos concluir que a economia está relacionada ao melhor aproveitamento da largura e comprimento dos painéis. Portanto, se adequar o projeto às medidas de painéis disponíveis no mercado ou fizer encomendas de medidas especiais da fábrica, serão diminuídos os custos. 

3. Manutenção e Limpeza da fachada em ACM 

Muitas vezes os clientes aparecem com dúvidas sobre o projeto. Coisas como “Preciso fazer manutenção na minha fachada de ACM?” “Como faço para lavar minha fachada e qual produto usar?” “Com qual frequência devo lavar minha fachada?” são comuns e é importante ter a resposta na ponta da língua. 

Primeiro, devemos esclarecer que a limpeza da fachada em ACM é mais simples do que parece. Tanto é, que dependendo do tamanho da fachada, não há necessidade de contratar uma empresa para fazer os serviços. 

Abaixo vamos dar algumas dicas que você pode repassar ao seu cliente para limpeza da fachada. 

a) Basicamente, a rotina de limpeza é a lavagem com água e sabão neutro. Utilize de preferência um jato de água, que irá remover as sujeiras leves. Importante: não utilize produtos químicos; 

b) Para sujeiras mais pesadas, como resíduos de silicone, graxas, pichações,  e etc, utilize álcool isopropílico diluído com água; 

c) Não utilize materiais cortantes, como palha de aço, lixas, espátulas ou escovas. Assim, você não corre o risco de riscar o ACM; 

d) Para evitar manchas, recomenda-se que a limpeza seja feita em uma temperatura amena. Portanto, a sugestão seria que a lavagem seja feita no final da tarde.

e) A frequência da lavagem vai depender de quão exposta a sua fachada está ao acúmulo de sujeiras e poluição. Para centros urbanos recomenda-se que a lavagem seja feita pelo menos duas três vezes por ano. 

  1. Qualidade da Instalação

Infelizmente, não é difícil ver chapas de ACM se soltando das fachadas e infiltrações de água nas juntas de dilatação. Até mesmo fachadas em ACM inteiramente comprometidas, tudo em razão de má instalação. Mas como resolver esse problema?

A primeira vista, a instalação da fachada em ACM pode parecer simples. Porém, devem ser seguidos algumas regras básicas e princípios de instalação para que seu projeto não seja comprometido. 

Uma dessas regras é o comprometimento do instalador com o lado funcional e estrutural da fachada. Parece óbvio, mas muitas vezes a preocupação é apenas com a estética do produto. 

Por exemplo, antes de iniciar os trabalhos o montador precisa prever por onde vai correr a água que se acumula na superfície do ACM. Dessa forma, ele consegue  projetar uma calha por onde a água por onde a água deverá escorrer.  

Além disso, é importante prestar atenção em qual será o tipo de fixação utilizada, se vai trabalhar com junta seca ou dilatação e etc. Também é necessário ter o mínimo de preocupação com o alinhamento e uniformidade das chapas. 

Esses cuidados impedem que a obra seja mal executada, com as chapas de ACM coladas diretamente no ferro, sem o trabalho necessário. 

  1. Durabilidade da fachada em ACM

Assim como os clientes têm dúvidas em relação à limpeza, também acontece de perguntarem sobre a durabilidade. Quanto tempo vai durar minha fachada? Depois de quanto tempo vou precisar troca-la? São perguntas comuns. 

Por isso, na hora de responder, você deve atentá-los para o seguinte: a vida útil de uma fachada em ACM vai depender de três fatores. São eles: as características do ACM, a qualidade da instalação e o local em que será instalado. 

Não se esqueça de falar que nem todos os ACM são iguais. Cada projeto tem o material que melhor se adequa a eles. Mas, basicamente, são dois fatores que definem a características e consequentemente o preço do ACM: tipo de pintura e  sua espessura. 

Cores do ACM

A espessura nós já tratamos lá em cima, agora vamos falar dos tipos de pintura. Geralmente, encontramos 3 tipos mais comuns: Poliéster, Kynar e Nano. 

– Poliéster: Com baixo custo, esse tipo de pintura foi desenvolvida para ser utilizada em ambientes internos e comunicação visual. Por conta dessa característica, a grande maioria dos comércios utiliza esse material em suas fachadas em ACM.  

De acordo com os fabricantes, a cor original do poliéster dura pelo menos cinco anos. Porém, dependendo do local onde a placa será instalada, esse período pode variar. 

– Kynar: Por conta da sua alta resistência e durabilidade, o Kynar é mais indicado para ambientes externos. Suas principais utilizações são em mercados como o da construção civil, edifícios comerciais, concessionárias de veículos, hotéis e fachadas. 

Os fabricantes garantem que sua cor original se mantém por pelo menos 15 anos.

– Nano: Com características parecidas ao Kynar, o Nano tem o diferencial de ser autolimpante. Ou seja, sua superfície não adere sujeiras como poluição e pichação. Por isso, entre os três tipos, o Nano é o material mais caro e o mais durável. 

Como visualmente existe pouca diferença entre eles, a durabilidade e o preço acabam sendo os principais contrastes.

Essas são as principais dicas para o seu projeto de fachada em ACM. Se você acredita que deixamos alguma importante de fora, deixe um comentário com a sugestão! 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para montar sua serralheria? Conte com o maior shopping de aço do Estado! Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

2 thoughts on “Fachada em ACM: conheça as principais dicas

  1. Nilzete Bendel disse:

    Bom dia,
    Sou Nilzete Bendel,

    Estou a procura de pessoa que faz projeto de fachada e instalador em Acm, está muito difícil de encontrar, vocês tem como indicar?
    Sou de Serra-ES.

  2. Marcos disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.