Dicas de Construção

Diferenças entre calhas e rufos: saiba mais

Entenda as diferenças entre calhas e rufos e como usá-los na construção

Saber as diferenças entre calhas e rufos é essencial para qualquer projeto de construção. Mas antes de comprá-los, você deve analisar o local da instalação e suas especificidades. Isso porque o mercado é variado e nem sempre um modelo se encaixa nas mesmas situações.

Por isso, para acabar de vez com a dúvida sobre as diferenças entre calhas e rufos, preparamos esse artigo. Assim logo abaixo iremos solucionar essa pergunta e mostrar tudo que você precisa saber sobre esses produtos. Vem com a gente! 

O que são calhas?

Calhas são os canais responsáveis ​​pela coleta de água da chuva que flui através dos telhados e lajes dos edifícios e casas. Elas geralmente são produzidas a partir de aço galvanizado, que é revestido com zinco para evitar corrosão.

As características variam de acordo com o comprimento, o tipo de mosaico e outros aspectos do local da instalação. A principal função é proteger e evitar danos. Por isso, os canais devem conduzir a água de maneira controlada para não causar inundações ou umidade excessiva no ambiente.

Existem diferentes tipos de calhas e cada uma tem uma função. A mais comum no mercado é de PVC, que é muito útil para limpeza e pode ser encontrada em lojas de materiais de construção. No entanto, pode não ser o mais recomendado para edifícios onde é necessário coletar grandes níveis de água.

O alumínio já é o mais adequado para essa situação, pois é sólido e resistente. Eles parecem diferentes das calhas tradicionais e têm um acabamento melhor, podem ser aplicados com tinta e não oxidam.

Além desses modelos, também existem trilhos de piso, usados ​​para o fluxo de água de quintais, piscinas e outras áreas que geralmente são mais expostas à umidade.

Conhecendo esses principais modelos, podemos já identificar algumas diferenças entre calhas e rufos.

O que são rufos? 

Os rufos por sua vez, são peças que são moldadas e fixadas em determinados pontos de uma residência. Eles servem para impedir que a água se infiltre nas paredes. Se isso acontecer, com o tempo, manchas escuras começam a aparecer na residência, causando mau cheiro, mofo e até paredes de alvenaria podres.

Os rufos são geralmente feitos de chapas e são fixados com rebites ou pregos, além de uma camada de argamassa na borda para garantir a vedação.

Assim como as calhas, há vários tipos de rufos que também podem ser encontrados no mercado. As mais comuns são a bandeja coletora conhecida como pingadeira (que serve para desviar a água da chuva do gotejamento ao longo da parede). Mas existe também a tampa (a bandeja coletora de dados de ambos os lados), e o de capa e de encosto (colocados entre os pontos paredes e tetos).

Como instalar calhas e rufos

Apesar das diferenças entre calhas e rufos, a instalação desses produtos é parecida. Ela requer alguns cuidados e bastante atenção, pois qualquer erro pode acabar impedindo o bom funcionamento da calha e dos rufos. Inicialmente, você irá precisar de:

  • Furadeira;
  • Rebitadeira;
  • Rebites;
  • Veda-calha;
  • Brocas.

Depois de escolhido o tipo de calha que pretende usar em sua residência, será necessário fazer duas linhas de junção entre as calhas por meio do veda-calha. Em seguida, pegue a rebitadeira e faça uma ou duas fileiras de rebites. Contudo, lembre-se que é necessário também usar o veda-calha na cabeça dos rebites.

Com a ajuda da furadeira, faça dois buracos no fundo da calha para instalar os bocais. Você em seguida pode usar o veda-calha para tampar em volta dos bocais para impedir o vazamento de água.

Agora coloque os suportes conforme o tamanho da sua calha e a quantidade de água que irá passar pelas calhas. Além disso, não se esqueça que espaçamento entre eles deve ter entre 1,20m e 1,80m. 

Por fim, basta colocar a calha acima do suporte ligando aos bocais. Entretanto, esse processo pode ser um pouco trabalhoso e para um melhor resultado se você é inexperiente nesse tipo de trabalho é contar com a ajuda de profissionais para realizar o serviço.

Principais diferenças entre calhas e rufos

Como vimos acima, o objetivo das calhas é coletar as águas de chuva que caem sobre o telhado e direcioná-las aos condutores verticais. Enquanto isso, os rufos são usados para proteger paredes expostas (rufo tipo pingadeira) ou evitar infiltrações nas juntas entre telhado e parede (rufo interno).

Desta forma, podemos perceber que com calhas e rufos em bom estado, podem ser evitados diversos danos causados pelas águas pluviais. Como por exemplo o apodrecimento dos beirais das construções e a umidade excessiva nas paredes, que acelera o desgaste da alvenaria e da pintura.

Cuidados com as calhas e rufos

O momento ideal para avaliar se esses produtos estão funcionando corretamente é durante fortes chuvas. Apesar das diferenças entre calhas e rufos, ambos precisam de vigilância.

Se o fluxo de água não estiver funcionando corretamente, a calha pode estar entupida de folhas ou sujeira, ou pode haver algum problema estrutural que precise ser corrigido ou mesmo substituído por uma nova calha.

No caso dos rufos, verifique se as paredes estão manchadas ou descascadas e se a drenagem da água do teto está normal, pois também podem ocorrer obstruções, rachaduras ou perda de material.

Conclusão

As calhas e os rufos oferecem um serviço incrível para evitar infiltrações e levar o fluxo de água que cai nos telhados e lajes para determinados pontos. Cada vez mais residências e edifícios fazem uso desses mecanismos. Afinal, bastante úteis e indispensáveis em algumas regiões mais chuvosas do país.

Compartilhe esse post para que mais pessoas sabiam da diferenças entre calhas e rufos além de conhecer outros aspectos interessantes sobre ambos. 

Se você gostou do nosso conteúdo e já está pronto para adquirir seu material com a gente, conte conosco! A Casa do Serralheiro é especialista no mercado de aço inox e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

 

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.