Solda

Conheça os diferentes tipos de máquina de solda

tipos-de-máquina-de-solda-casa-do-serralheiro

A máquina de solda é uma máquina usada para fixar materiais. A união destes é alcançada graças à fundição de ambos os materiais. Além disso, pode ser feita com um material de enchimento que, durante a fusão, é colocado entre as peças a serem soldadas. Assim, quando esfria, torna-se uma união fixa e resistente. 

Um grande número de materiais diferentes pode ser soldado, embora geralmente a máquina de soldar funcione melhor com os metais. Atualmente, o mais convencional é encontrar essas máquinas de solda em ambientes industriais. Nesses ambientes são produzidos materiais, peças ou ferramentas metálicas. 

No entanto, é cada vez mais comum encontrar essas máquinas, de modelos mais simples, em residências. São usadas principalmente para poder executar tarefas domésticas onde é necessário unir diferentes partes.

Abaixo vamos conhecer os principais tipos de máquina de solda disponíveis no mercado. Vem com a gente!

Como funciona uma máquina de solda? 

A soldagem é um processo de união entre metais pela ação do calor, que fornece continuidade aos elementos unidos. É por isso que, neste processo, é necessário fornecer calor até que o material de enchimento derreta todas as superfícies.

Assim, essa é principal função da máquina: fornecer o calor necessário para unir as partes metálicas em questão. Contudo, existem uma grande variedade de tipos de máquina de solda, que são divididas de acordo com suas determinadas finalidades.

Tipos de máquina de solda

Em resumo, existem muitos tipos de solda no mercado, mas nem todos usam a mesma tecnologia. Por isso, é bom conhecer as diferenças entre a soldagem para garantir o bom resultado do nosso trabalho. São elas:

Soldagem a arco

Hoje esse é o tipo mais popular de soldagem. Esta máquina utiliza energia elétrica, com a qual um arco elétrico se forma entre o metal a ser soldado e o eletrodo usado. Existem tipos diferentes, dependendo do eletrodo a ser usado, como por exemplo:

  • Soldagem a arco manual de metal;
  • Soldagem a gás de arco metálico;
  • Soldadura por arco de núcleo fundido;
  • Soldagem a arco de gás de tungstênio;
  • Soldagem de arco submerso.

Soldagem TIG

A máquina de solda tig realiza o processo de forma a não utilizar metal de adição. Assim, a solda é feita com um único metal. Mas se você deseja fornecer um material de preenchimento, pode adicionar outra haste, para que possa ser soldada em diferentes materiais.

É uma das soldas mais limpas que existem, já que não produz resíduos. O equipamento de soldagem é adequado para realizar trabalhos em carrocerias de automóveis e motocicletas. Isso devido ao seu cordão de soldagem, que é fino e preciso.

Soldagem MIG

O que é conhecido como MIG é a soldagem a arco de metal a gás. O eletrodo forma arcos com o metal a ser soldado e, em seguida, derrete, fundindo-se com o material. A soldagem MIG tem várias aplicações. Assim, tanto metais grossos como finos podem ser soldados com esse método.

Porém, para isso será necessária uma boa máquina de solda MIG, para permitir o ajuste da potência e poder soldar materiais muito finos e, ao mesmo tempo, soldar materiais de aço espessos.

Uma de suas principais vantagens é o fato de poder ser usado em uma ampla gama de espessuras. Além disso, é uma máquina fácil de controlar e que oferece acabamentos esteticamente agradáveis.

Soldagem por eletrodo

A soldagem por eletrodo é um dos tipos mais antigos de soldagem. Apesar do processo ser muito simples, é muito eficaz. Isso porque as juntas que ele cria são muito fortes e podem ser usadas para soldar materiais mais espessos.

O maior uso da soldagem com eletrodo está na construção, pois é um tipo de soldagem muito resistente. Esse é o processo de soldagem que deve ser usado para materiais como ferro fundido ou materiais espessos em geral, algo que é impossível de soldar com outros processos de soldagem.

Conclusão sobre máquinas de solda

O processo de soldagem é um processo mecânico bastante importante para a junção de peças de metais. Conhecer os tipos de máquina de solda permitirá que você saiba escolher qual se encaixa mais com as atividades que você pretende desempenhar.

E por fim, se você ainda não conhece o nosso site casa do serralheiro, aproveite para conferir as novidades na maior loja de aço do Brasil.

Na Casa do Serralheiro nós temos todos os tipos de aço para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.