Aço

O que é aço carbono: guia completo

o-que-e-aço-carbono-casa-do-serralheiro

O aço carbono constitui o principal produto dos aços produzidos, estima-se que 90% da produção total que é produzida em todo o mundo corresponda aos aços carbono. Esses aços também são conhecidos por serem muito utilizados para construção.

Como o próprio nome indica, é um material que possui uma liga entre aço e carbono como seus principais elementos. Contudo, eles têm uma composição química um pouco complexa porque, além do ferro e do carbono, outros elementos necessários à produção influenciam em sua composição, como silício, magnésio, fósforo, entre outros.

Em resumo, hoje vamos explorar um pouco mais sobre o mundo do aço de carbono, e conhecer suas principais vantagens.

O que é? 

Quando o ferro tem menos de 2% de liga de carbono, é dito que é aço carbono. As propriedades do material são determinadas pela proporção de carbono e pelo tratamento térmico a que foi submetido. Variado assim em dureza e resistência mecânica.

Esse tipo de aço tem características espaciais que o tornam um material altamente resistente e duro. Graças a essas propriedades, é amplamente utilizado no setor de construção civil. 

No entanto, nem sempre é o mais adequado devido à sua baixa flexibilidade. Em outras palavras, é um material muito não dúctil. Também é mais propenso à corrosão e menos dispendioso do que outros materiais usados ​​para o corte.

Aço carbono: composição

Como havíamos falado brevemente no início, a composição do aço carbono é um pouco complexa, já que como o ferro e carbono geralmente não excedem 2%, existem outros elementos necessários para sua produção na liga, como o silício e o manganês.

Contudo, são adicionados outros elementos para remover impurezas. Isso devido à dificuldade de excluí-las totalmente, como enxofre, fósforo, oxigênio e hidrogênio. Além disso, quando você aumenta o teor de carbono do aço, sua resistência à tração também aumenta, assim como o índice de fragilidade ao frio, entretanto, diminui a resistência e a ductilidade. 

Tipos de aço carbono

Quando falamos dos tipos desse aço, dependendo do teor de carbono presente, ele é classificado em três tipos. Pode parecer uma diferença muito pequena, mas mesmo a menor variação pode mudar totalmente o comportamento do material. Esses tipos são classificados em:

  • Aço de baixo carbono: Menos de 0,3% de teor de carbono. Estes são relativamente macios e não muito resistentes, mas muito dúcteis e maleáveis.
  • Aço carbono médio: Contém entre 0,3 e 0,5% de carbono. Eles podem ser tratados termicamente por têmpera e revenimento para melhorar as propriedades mecânicas.
  • Aço de alto carbono: Este último contém mais de 0,5% de carbono em sua composição. Isso permite que o aço resista a temperaturas muito mais extremas, permitindo que os tratamentos térmicos sejam aplicados com eficácia. É usado principalmente para ferramentas de corte como facas, canivetes, lâminas de serra, brocas de cimento, corta-tubos e discos de arado.

Quanto mais carbono o aço contiver, maior será sua resistência e dureza mecânica. Também aumentará o índice de fragilidade ao frio e diminuirá a tenacidade e a ductilidade do material.

Vantagens do aço carbono

Dependendo do tipo de aço carbono, sua vantagens e benefícios acabam se diferenciando um pouco. O aço de baixo carbono por exemplo, entrega uma baixa resistência e dureza, porém sua tenacidade e ductilidade são mais altas.

O médio carbono por sua vez, já consegue entregar uma maior dureza e resistência, mas sua tenacidade e ductilidade é menor do que o baixo carbono. Por isso, é um material bastante utilizado no setor de equipamentos ferroviários e outros equipamentos mecânicos que exigem uma maior resistência. 

Por fim, o aço de alto carbono apresenta uma maior dureza e resistência e menor ductilidade comparado com os outros tipos de aços carbonos. Por essa razão, são usados na produção de em facas talhadeiras, martelos e folhas de serrotes.

Conclusão

O aço carbono é um material vastamente utilizado principalmente no setor da construção civil. Sua composição e tipos garantem um material com vantagens de grande importância para a produção de diversas peças e equipamentos.

E por fim, se você ainda não conhece o nosso site, aproveite para conferir as novidades na maior loja de aço do Brasil.

Na Casa do Serralheiro nós temos todos os tipos de aço para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.