Aço, Corte e Dobra

Corte e Dobra de chapa de aço: manual completo

Porque optar pelo corte e dobra de chapa de aço

Nos dias de hoje, a maior parte dos projetos industriais atuam utilizando especificamente com peças individuais para cada finalidade. Dessa forma, o processo de corte e dobra de chapa de aço é a saída perfeita para atender suas necessidades de ter chapas de aço na medida certa para sua obra.

O mecanismo do corte e dobra de chapa de aço é estruturado de acordo com cada projeto específico, garantindo a melhor performance do material metálico e das peças durante a fabricação. 

Atualmente, utilizando o sistema de corte e dobra de chapa de aço, você para agrega ainda mais valor à sua empresa. Hoje vamos descobrir a fundo como funciona todo esse processo e entender como sua obra pode ganhar com isso. 

Entendendo o funcionamento do corte e dobra de chapa de aço

O procedimento desse sistema de cortes e dobras é utilizado pelas empresas para diferentes finalidades. O serviço consiste em basicamente realizar a separação das partes de uma mesma peça (chapa de aço), possibilitando sua utilização em diversos locais sempre com o melhor desempenho.

Sua eficiência é um ponto de destaque, já que todo o procedimento de corte e dobra de chapa de aço é feito com muita praticidade e de forma rápida. Essas chapas podem se transformar em diversos produtos como telhas, rufos, calhas, dentre outros tipos. 

No geral, o corte e dobra de chapa de aço é aplicado em peças que precisam ser fabricadas sob medida para atender as necessidades dos setores de construção civil. Portanto, a empresa que faz esse tipo de serviço precisa ter um prévio conhecimento. Além disso, é importante ter experiência para conseguir atender os desejos do cliente e assim realizar um trabalho dentro do que for pedido.

Aplicação do corte e dobra das chapas de aço

Dependendo das necessidades do cliente, será necessário realizar um diagnóstico e determinar a melhor solução de corte e dobra de chapa de aço. Depois disso, a próxima etapa consiste em escolher o modelo das peças. 

Em seguida, as peças passam pelo corte térmico, que pode ser a laser ou de plasma. Além dessas opções, o corte pode ser feito através a frio com guilhotina. 

Ademais, é importante ressaltar que o corte térmico é a melhor opção se você deseja desenvolver cortes mais elaborados. Isso se aplica para cortes que possuem mais curvas, o que geralmente é muito mais difícil de ser feito por meio do corte a frio.

Seguindo para a segunda etapa, o processo é feito através de máquinas especiais para realizar a dobra da peça. Essa dobra é feita sempre dentro dos ângulos do projeto que o cliente solicitou. Os ângulos são previamente configurados por meio de um software e depois a máquina, conhecida como viradeira, pode realizar trabalho do dobramento.  

A terceira e última etapa, se baseia no controle de qualidade da peça. Ou seja, é analisado se todas as especificações estão dentro do que o cliente solicitou. Se estiver tudo certo, o produto é entregue ao solicitante. 

Tipos de de corte e dobra

Atualmente, existem 2 tipos de cortes e dobras mais realizados pelas empresas e profissionais do segmento, são elas:

Corte e dobra de chapa de aço tradicional

Esse modelo envolve recursos mais simples para realizar o trabalho. Sua primeira etapa consiste em fazer um corte a frio com alguma ferramenta automática ou guilhotina. 

Esse método de corte é mais eficiente em relação ao tempo para o término do trabalho. Além disso, consome menos energia elétrica e também possui menor risco de operação.

Na etapa seguinte, as dobras podem ser feitas tanto de forma manual com força humana ou com marcas de chapa de aço. Isso ocorre quando o material ainda está aquecido, para ter uma melhor visão para realizar a dobra.

É importante saber que, quando as dobras são feitas de maneira manual, erros na construção podem ser mais frequentes. Por isso, é recomendável usar uma viradeira para auxiliar na modificação da peça em situações de erro humano.

Corte e dobra de chapa de aço complexa

Alguns projetos que são elaborados necessitam de uma atenção maior. Sendo assim, os cortes e dobras de chapa acabam se tornando um pouco mais complexos. Dessa forma, há necessidade de usar equipamentos específicos para essa operação.

Um desses equipamentos é justamente uma cortadora de plasma ou a laser. Esse aparelho desempenha um papel importante para auxiliar nos trabalhos. Sua função é usar o desenho do projeto para realizar os cortes. 

Ou seja, você tem uma maior qualidade para cortar um determinado material. Além disso, é mais garantido um encaixe mais preciso de uma peça.

Logo, a próxima etapa também é feita por meio de uma viradeira. Nela são inseridas as coordenadas para realizar a dobra e o equipamento por sua vez, faz todo o processo de dobrar a chapa até o ângulo determinado.

Benefícios do corte e dobra de chapa de aço

Muitas construções nos dias de hoje precisam de peças fabricadas sob medida para melhor se enquadrar nas obras. O corte e dobra de chapas de aço é a melhor alternativa para conseguir essas peças, que se encaixam de maneira perfeita na construção.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais benefícios que o corte e dobra podem oferecer para melhor atender suas necessidades durante as obras do seu estabelecimento. Confira abaixo! 

1. Alta tecnologia 

Para realizar os corte e dobra de chapa de inox, há a necessidade de utilizar equipamentos que são chamados de CNC (Comando Numérico Computadorizado). Esses equipamentos atuam seguindo um padrão de automatização. Assim, a produção das peças sob medidas é feita com precisão e rapidez, o que se traduz em maior qualidade das peças.

2. Corte e dobra sob medida

Outro grande benefício que encontramos no nesse sistema é sua versatilidade. Ele oferece aos clientes uma incrível maneira de conseguir peças com angulação perfeita para se encaixar perfeitamente nos projetos que estão desenvolvendo.

Através da técnica de corte e dobra podem ser criados vários tipos de peças de materiais com eficiência e na medida certa. Assim, evita-se desperdício de tempo com mão de obra e possíveis sobras de materiais. Alguns exemplos de peças que são construídas com medidas são:

  • Cantoneiras dobradas
  • Barras curtas
  • Calhas
  • Alumínio
  • Cobre
  • Aço inox
  • Telhas galvanizadas
  • Dentre outros de peças e chapas metálicas

3. Reprodutibilidade e precisão no corte e dobra de chapa de aço

Alguns dos equipamentos mais modernos para a realização do corte e dobra permitem que você utilize a mesma peça para produzir diversas outras com as mesmas condições e medidas.

Outro ponto interessante desses equipamentos, é que eles conseguem preservar o acabamento do aço, sem tirar suas características naturais. Em outras palavras, você terá em mãos o tamanho das chapas da exata maneira desejar.

Conclusão

O processo de corte e dobra de chapa de aço é a melhor maneira de desenvolver projetos sob medida para melhor atender às suas necessidades e desafios. Cada vez mais, as indústrias estão adotando essas práticas justamente pela maior flexibilidade, rapidez e eficiência que esse sistema oferece. 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para adquirir seu material com a gente? Conte com o maior shopping de aço do Estado! A Casa do Serralheiro é muito respeitada no mercado de aço e tem muita experiência com corte e dobra de chapa de aço! 

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

One thought on “Corte e Dobra de chapa de aço: manual completo

  1. Excelente artigo e dicas parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.