Ferro

Ferro Galvanizado: o que você precisa saber

Saiba quando utilizar ferro galvanizado

Você já ouviu falar em ferro galvanizado? Hoje vamos conhecer esse material e apresentar seus principais usos e vantagens! Vem com a gente! 

Ferro galvanizado é o que fica após o ferro passar por um processo de fabricação em que um revestimento de zinco é aplicado. Essa aplicação serve para oferecer proteção e evitar ferrugem. 

Existem vários processos de galvanização disponíveis, mas o método mais comumente oferecido e usado é chamado de galvanização por imersão a quente. 

O ferro galvanizado está entre os tipos de ferro mais populares devido à sua durabilidade estendida. Assim, ele tem a resistência e a formabilidade do ferro, além da proteção contra a corrosão do revestimento de zinco. 

Sendo assim, o zinco protege o metal base, agindo como uma barreira aos elementos corrosivos.  Assim, a natureza sacrificial do revestimento resulta em um produto de aço duradouro e de alta qualidade. 

Essa versatilidade o torna aplicável a uma variedade de projetos e indústrias, incluindo agricultura, solar, automotiva, construção e assim por diante. 

Logo, abaixo vamos discutir mais sobre o ferro galvanizado, diferentes métodos de galvanização, seus benefícios e quando utilizar ferro galvanizado.

Visão geral do ferro galvanizado

O ferro galvanizado é essencialmente ferro revestido com uma camada protetora de zinco na parte externa. Isso porque próprio ferro é suscetível à degradação relacionada ao clima. Quando exposto à umidade e oxigênio, por exemplo, o ferro enferruja e corrói. 

Com o tempo, a presença de ferrugem e corrosão pode consumir o ferro, comprometendo essencialmente sua integridade estrutural. Felizmente, a galvanização é uma maneira simples e eficaz de proteger o ferro da degradação relacionada ao clima.

Ferro galvanizado vs ferro padrão: qual é a diferença?

O ferro padrão consiste inteiramente no ferro do elemento metálico, enquanto o ferro galvanizado possui uma camada adicional de zinco. Quando o ferro é galvanizado, ele é submerso em um banho de zinco líquido. 

O zinco é aquecido, passando de um estado sólido para líquido, em seguida, o ferro é mergulhado no banho de zinco fundido. Depois que o zinco esfria, ele endurece para formar uma concha protetora sobre a superfície do ferro. 

O ferro galvanizado é o mesmo que o ferro comum, a única diferença é que ele possui uma camada de zinco. A camada adicional de zinco ajuda a proteger o ferro da ferrugem e corrosão. Sem ele, o ferro será exposto à umidade e oxigênio do ambiente circundante. 

Se desmarcada, isso desencadeará uma reação química com o ferro conhecido como oxidação. A oxidação fará com que o ferro enferruje e corroa.

Quais os benefícios da galvanização?

Se você deseja comprar ferro para o seu próximo projeto, considere optar pelo ferro galvanizado. O camada de zinco apresenta vários benefícios mensuráveis, incluindo os seguintes:

  • Economia: Escolher o ferro galvanizado inicialmente pode parecer mais caro, mas é um grande investimento a longo prazo. Além disso, a galvanização é realmente mais barata do que muitos outros revestimentos de proteção.
  • Baixa manutenção: O ferro que não possui revestimento protetor requer mais manutenção para manter a aparência e a segurança estrutural do produto.
  • Durabilidade: Os revestimentos de zinco podem ter uma expectativa de vida de até 50 anos e suportar a exposição urbana e costeira.
  • Proteção incomparável: Cada centímetro do ferro galvanizado é protegido, isso inclui bordas afiadas e fendas de difícil acesso.
  • Rápido: O processo de galvanização é rápido e fácil. De fato, uma camada protetora completa pode ser aplicada em apenas alguns minutos.

Quando utilizar o ferro galvanizado?

Metais galvanizados são usados ​​em todos os lugares. As carrocerias de carros e muitas bicicletas são feitas de metais galvanizados. Alguns canos de água potável ainda são feitos de aço galvanizado. As chapas laminadas a frio também são frequentemente galvanizadas.

Logo, porcas, parafusos, ferramentas e fios de todos os tipos agora são galvanizados porque é um processo barato e definitivamente ajuda a aumentar a vida útil do metal. O aço galvanizado, em particular, é frequentemente o que é usado nos modernos edifícios de “estrutura de aço”. 

O ferro com essa camada de zinco também é usado para criar estruturas como varandas, escadas, passarelas e muito mais.

O metal galvanizado é uma ótima opção para construção de diversos projetos. Por fim, aço galvanizado possui um acabamento elegante, mas o revestimento oferece uma proteção resistente contra desgaste, desgaste e ferrugem. 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para adquirir seu ferro galvanizado com a gente? Conte com o maior shopping de aço do Estado! A Casa do Serralheiro é muito respeitada no mercado de aço e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa! 

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades! 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

2 thoughts on “Ferro Galvanizado: o que você precisa saber

  1. Marcos goes disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Mad Max disse:

    Aço galvanizado e ferro galvanizado são o mesmo produto utilizado com essas duas denominações ou são materiais diferentes? Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.