Ferro

Ferro Galvanizado: o que você precisa saber

como usar ferro galvanizado casa do serralheiro

Saiba quando utilizar ferro galvanizado

Você já ouviu falar em ferro galvanizado? Hoje vamos conhecer esse material e apresentar seus principais usos e vantagens! Vem com a gente! 

Ferro galvanizado é o que fica após o ferro passar por um processo de fabricação em que um revestimento de zinco é aplicado. Essa aplicação serve para oferecer proteção e evitar ferrugem. 

Existem vários processos de galvanização disponíveis, mas o método mais comumente oferecido e usado é chamado de galvanização por imersão a quente. 

O ferro galvanizado está entre os tipos de ferro mais populares devido à sua durabilidade estendida. Assim, ele tem a resistência e a formabilidade do ferro, além da proteção contra a corrosão do revestimento de zinco. 

Sendo assim, o zinco protege o metal base, agindo como uma barreira aos elementos corrosivos.  Assim, a natureza sacrificial do revestimento resulta em um produto de aço duradouro e de alta qualidade. 

Essa versatilidade o torna aplicável a uma variedade de projetos e indústrias, incluindo agricultura, solar, automotiva, construção e assim por diante. 

Logo, abaixo vamos discutir mais sobre o ferro galvanizado, diferentes métodos de galvanização, seus benefícios e quando utilizar ferro galvanizado.

Visão geral do ferro galvanizado

O ferro galvanizado é essencialmente ferro revestido com uma camada protetora de zinco na parte externa. Isso porque próprio ferro é suscetível à degradação relacionada ao clima. Quando exposto à umidade e oxigênio, por exemplo, o ferro enferruja e corrói. 

Com o tempo, a presença de ferrugem e corrosão pode consumir o ferro, comprometendo essencialmente sua integridade estrutural. Felizmente, a galvanização é uma maneira simples e eficaz de proteger o ferro da degradação relacionada ao clima.

Ferro galvanizado vs ferro padrão: qual é a diferença?

O ferro padrão consiste inteiramente no ferro do elemento metálico, enquanto o ferro galvanizado possui uma camada adicional de zinco. Quando o ferro é galvanizado, ele é submerso em um banho de zinco líquido. 

O zinco é aquecido, passando de um estado sólido para líquido, em seguida, o ferro é mergulhado no banho de zinco fundido. Depois que o zinco esfria, ele endurece para formar uma concha protetora sobre a superfície do ferro. 

O ferro galvanizado é o mesmo que o ferro comum, a única diferença é que ele possui uma camada de zinco. A camada adicional de zinco ajuda a proteger o ferro da ferrugem e corrosão. Sem ele, o ferro será exposto à umidade e oxigênio do ambiente circundante. 

Se desmarcada, isso desencadeará uma reação química com o ferro conhecido como oxidação. A oxidação fará com que o ferro enferruje e corroa.

Quais os benefícios da galvanização?

Se você deseja comprar ferro para o seu próximo projeto, considere optar pelo ferro galvanizado. O camada de zinco apresenta vários benefícios mensuráveis, incluindo os seguintes:

  • Economia: Escolher o ferro galvanizado inicialmente pode parecer mais caro, mas é um grande investimento a longo prazo. Além disso, a galvanização é realmente mais barata do que muitos outros revestimentos de proteção.
  • Baixa manutenção: O ferro que não possui revestimento protetor requer mais manutenção para manter a aparência e a segurança estrutural do produto.
  • Durabilidade: Os revestimentos de zinco podem ter uma expectativa de vida de até 50 anos e suportar a exposição urbana e costeira.
  • Proteção incomparável: Cada centímetro do ferro galvanizado é protegido, isso inclui bordas afiadas e fendas de difícil acesso.
  • Rápido: O processo de galvanização é rápido e fácil. De fato, uma camada protetora completa pode ser aplicada em apenas alguns minutos.

Quando utilizar o ferro galvanizado?

Metais galvanizados são usados ​​em todos os lugares. As carrocerias de carros e muitas bicicletas são feitas de metais galvanizados. Alguns canos de água potável ainda são feitos de aço galvanizado. As chapas laminadas a frio também são frequentemente galvanizadas.

Logo, porcas, parafusos, ferramentas e fios de todos os tipos agora são galvanizados porque é um processo barato e definitivamente ajuda a aumentar a vida útil do metal. O aço galvanizado, em particular, é frequentemente o que é usado nos modernos edifícios de “estrutura de aço”. 

O ferro com essa camada de zinco também é usado para criar estruturas como varandas, escadas, passarelas e muito mais.

O metal galvanizado é uma ótima opção para construção de diversos projetos. Por fim, aço galvanizado possui um acabamento elegante, mas o revestimento oferece uma proteção resistente contra desgaste, desgaste e ferrugem. 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para adquirir seu ferro galvanizado com a gente? Conte com o maior shopping de aço do Estado! A Casa do Serralheiro é muito respeitada no mercado de aço e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa! 

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades! 

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!
Inscrição Newsletter

2 thoughts on “Ferro Galvanizado: o que você precisa saber

  1. Marcos goes disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Mad Max disse:

    Aço galvanizado e ferro galvanizado são o mesmo produto utilizado com essas duas denominações ou são materiais diferentes? Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *