Corte e Dobra

Corte e dobra de vergalhão: conheça as vantagens

Corte e Dobra de vergalhão: saiba tudo sobre esse processo

Você sabe para que serve o corte e dobra de vergalhão? No nosso blog da semana nós vamos te mostrar as principais utilidades desse processo, além de elencar os benefícios e outros detalhes. Vem com a gente! 

Sabemos que o aço usado para reforçar o concreto é conhecido como vergalhão. Geralmente é feito de aço carbono e os sulcos na superfície existem para reforçar a ancoragem no concreto, além de ajudar a equilibrar a carga entre concreto e aço. 

Sendo assim, as pessoas descobriram e empregaram muitos métodos quando se trata do corte e dobra de vergalhão. As barras de aço reforçado são feitas para serem duráveis, pois são usadas para fornecer uma estrutura sólida e um sistema de suporte para edifícios de concreto.

Como é realizado o corte e dobra de vergalhão? 

Os vergalhões vêm em hastes longas e, portanto, o corte e dobra de vergalhão se torna uma tarefa interessante. Para reforçar o concreto e aumentar a resistência à tração, é importante realizar esse procedimento. 

Você pode usar maneiras profissionais ou fazê-lo manualmente. Porém, de qualquer forma, tente seguir as medidas de segurança antes de começar a cortar o vergalhão. 

É mais conveniente realizar o corte do seu vergalhão usando a lâmina de serra ou solicitando o auxílio de lugares especializados nessa tarefa, como é a Casa do Serralheiro. 

Ferramentas profissionais garantem uma série de benefícios como por exemplo:

  • Seu vergalhão permanece seguro e sem danos;
  • Garante a rápida conclusão do trabalho;
  • Pode fornecer curvatura e corte mais precisos do vergalhão;
  • Pode executar com flexão e corte de serviço médio-pesado;
  • Mais trabalho em menos tempo;

Maneiras para realizar o corte e dobra de vergalhão 

O vergalhão é fabricado em hastes de aço longas, que devem ser dimensionadas corretamente e dobradas antes de serem instaladas. Os contratados realizam esse processo de muitas maneiras diferentes. 

Existem ferramentas especializadas para esses projetos, mas isso não significa que você não pode ser criativo. Se você não possui o equipamento adequado e precisa realizar esse procedimento, veja abaixo algumas ideias para você realizar o corte e dobra de vergalhão.

Cortadores de Parafusos

Não subestime  o poder de um alicate, eles são eficazes para encaixar o vergalhão. Em seguida, somente a força de corte é suficiente para cortar aço reforçado como manteiga. Essa é uma ferramenta muito útil. Especialmente para você ter quando precisar aparar rapidamente um pedaço de vergalhão no tamanho adequado.

Serras circulares

A serra circular é o tipo de máquina ideal para a maioria das pessoas. Simplesmente porque as lâminas de serra podem reduzir o trabalho de corte de vergalhões, desde que sejam feitas para cortar metal. Lembre-se de usar uma lâmina de diamante para garantir cortes de qualidade consistentes e evitar outros problemas que podem resultar de uma ferramenta opaca.

Tocha de corte a plasma

Você deve evitar o uso de tochas de plasma e oxiacetileno para trabalhos em larga escala devido à forma como eles operam. No entanto, eles funcionarão se você não tiver acesso a equipamentos dedicados. A razão é que o processo de fusão geralmente deixa a borda do vergalhão irregular. Lembre-se de que cortar com uma tocha geralmente leva mais tempo e custa mais.

Corte à mão

Uma serra manual deve ser o último recurso, mas ainda é uma maneira criativa de realizar o corte e dobra de vergalhão. Prenda o material adequadamente em um torno e use uma lâmina que não seja facilmente maçante.

Use uma barra e um cano para o corte e dobra de vergalhão

Outra forma de realizar a dobra do vergalhão é com uma barra e um cano. Insira o bastão na fenda de uma barra de chupeta e use um tubo de aço para dobrar a extremidade saliente para baixo.

A melhor alternativa para o corte e dobra de vergalhão

Apesar de existirem essas maneiras criativas de realizar esse procedimento, elas podem não ser seguras. Além disso, podem comprometer o resultado desejado, fazendo com que haja retrabalho. 

Para que isso não ocorra, lembre-se que pode sempre contar com a Casa do Serralheiro, que é especialista em corte e dobra de vergalhão. Nosso preço e qualidade são diferenciais no mercado de aço! 

Conclusão

Lembre-se sempre de usar o equipamento de segurança adequado e tenha muito cuidado ao trabalhar com vergalhões. As bordas deste material são irregulares e podem facilmente machucar uma pessoa. 

Por isso, mais uma vez, indicamos procurar um lugar especializado em corte e dobra de vergalhão, como é a Casa do Serralheiro. 

Se você gostou do nosso conteúdo e já está pronto para adquirir seu material com a gente, conte com o maior shopping de aço do estado! A Casa do Serralheiro é especialista no mercado de aço e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa! Temos promoções exclusivas e o melhor preço em corte e dobra de vergalhão!  

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades! 

 

Voltar para a lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.