Telha Termoacústica/Sanduíche

Telha Sanduíche: use-a para melhorar a temperatura

telha sanduiche melhorando a temperatura

Descubra como melhorar a temperatura da sua casa

A telha termoacústica, vulgo, sanduíche recebeu esse apelido pela forma da sua composição: duas camadas de chapa metálica e um interior feito de material de isolamento.

Também é chamada de telha termoacústica, uma das suas funções principais é o isolamento acústico. Isso porque a telha sanduíche reduz ruídos externos em até 50 decibéis. Mas uma outra função, desconhecida por muitos, é a ajuda que a telha sanduíche dá no controle e melhora da temperatura do ambiente. Aqui você fica sabendo como.

Como já dissemos, a telha sanduíche é feita a partir de mais de um material. Desta forma, suas extremidades são de chapa metálica, mais o interior, que pode ser de isopor, PUR, EPS, ou lã mineral, de vidro ou rocha. Esse núcleo isolante é o que permite que a telha sanduíche seja eficaz no controle da temperatura ambiente.

Principais Vantagens da Telha Sanduíche

Você já sabe que a telha sanduíche é eficaz. Mas agora vai entender todos os motivos que dão a ela esse título:

– Material resistente: essa telha é feita a partir de material metálico, o que a torna bem mais resistente e duradoura do que outros materiais do mesmo segmento;

– Nada de chamas: a telha termoacústica tem materiais que, em contato com um foco de incêndio, demoram muito mais para queimar;

– Na medida certa: ela pode ser feita sob medida. Isso vai evitar desperdício de dinheiro e de material;

– Para colorir: a telha sanduíche pode ser pintada de qualquer cor, o que deixa o cliente e o arquiteto livres para ousar e inovar no design do projeto. Ela ainda pode ser usada para formar paredes e fechar fachadas;

– Economia na conta de energia: como já dissemos ali em cima, a telha sanduíche é ótima para melhorar a temperatura ambiente. Isso se dá devido ao seu núcleo isolante. Então você vai acabar gastando bem menos com objetos como ventilador e ar condicionado;

– Sempre sequinha: a telha sanduíche não permite acúmulo de água;

– Para todo mundo: a telha termoacústica pode ser usada em muitos tipos de telhado. Vamos falar mais sobre isso no tópico “Inclinação”.

Inclinação

Algumas regras são necessárias para o uso desta telha. Por exemplo, a inclinação do telhado deve ser compatível ao produto escolhido, a distância entre os apoios precisa ser uniforme e conciliável com a sobrecarga. Além disso, os materiais das chapas, assim como o isolamento, devem atender às necessidades do ambiente. A inclinação do telhado pode estar entre 5 e 57%, ou seja, a cada 1 metro na horizontal, o telhado deve “subir” entre 5 e 57 cm na vertical.

Existem vários tipos de telhados, e vários tipos de telha sanduíche que podem ser colocadas em inclinações diferentes. Mais uma vez, o aparato de um profissional é vital para saber adequar a melhor telha sanduíche ao seu projeto.

Instalação da telha termoacústica

Apesar de ser um material fácil de manusear, a telha termoacústica requer certas especificidades na hora da instalação. A telha será posicionada nas extremidades do telhado e alinhada. Depois os locais onde entrarão os parafusos (ou grampos de fixação) são marcados.

Os furos são feitos, e em seguida as telhas são instaladas, vedando os parafusos para que goteiras não se formem. Para finalizar, o arremate deve ser usado, para que não exista nenhum espaço sobrando entre as telhas ou entre elas e outra estrutura.

E o preço?

A telha sanduíche tem vida útil longa, além de ser muito resistente e ter todas aquelas outras vantagens que já mencionamos. Pode ser feita sob encomenda, o que vai evitar desperdício de material e de dinheiro também. Concluindo, tem um excelente custo benefício, e você ficará feliz investindo nela.

Quer adquirir sua telha? Passe na Casa do Serralheiro ou compre online na nossa loja!

Conheça nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas 🙂

Voltar para a lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.