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5 passos para melhorar a gestão de estoque da sua serralheria!

como melhorar a gestão de estoque da sua serralheria

Organizar a gestão de estoque do seu negócio deve ser uma das prioridades de um serralheiro. Confira os 5 passos para melhorar a gestão de estoque da sua serralheria!

Organizar o estoque da melhor forma possível é uma tarefa essencial para qualquer tipo de empresa. No caso das serralherias, o controle de estoque precisa ser ainda mais preciso, já que os serralheiros trabalham sob encomenda (só produzem quando há demanda dos clientes).

Para atender a todos os clientes da forma adequada, é necessário garantir um estoque mínimo para que as encomendas menores possam ser entregues de forma rápida. Ao mesmo tempo que é importante estar de olho na quantidade de peças estocadas, já que um grande estoque parado pode custar caro para um serralheiro.

Você quer aprender como gerenciar o estoque da sua serralheria sem sofrer prejuízos? Então leia agora os 5 passos para melhorar a gestão de estoque da sua serralheria que a Casa do Serralheiro preparou para você!

Passo #1: Crie uma rotina de trabalho!

É essencial manter uma boa organização no ambiente de trabalho para que as coisas funcionem bem. É necessário que exista uma rotina ou plano de trabalho com os objetivos e metas de cada setor, inclusive o estoque.

Com uma má organização, informações serão perdidas. Consequentemente, faltarão materiais e você sofrerá prejuízos. É necessário que você calcule com cuidado a quantidade necessária de matéria-prima que você precisa manter estocada, de forma a sempre atender aos pedidos no prazo combinado.

Por isso, é importante que você utilize uma planilha para controlar a movimentação do estoque (chegadas, saídas, necessidade de reposição, entre outras), dessa forma você conseguirá identificar as necessidades mais urgentes e os materiais que não precisam ser repostos.

Passo #2: Tenha fornecedores parceiros!

Os fornecedores da matéria-prima do seu trabalho são seus principais parceiros, portanto, o trabalho deles influenciam diretamente os seus resultados (seja para o bem ou para o mal).

Por isso, é importante escolher um fornecedor responsável e que trabalhe com materiais de qualidade. Além disso, é importante optar por um fornecedor com o qual você consiga manter uma verdadeira relação de parceria, assim você poderá negociar melhores condições de pagamento, descontos, prazos de entrega, entre outros assuntos que poderão te beneficiar.

Outra consequência positiva ter um fornecedor parceiro é poder realizar a negociação de prazos de entrega em situações de urgência, aumentando as chances dele te ajudar quando você precisar e evitando prejuízos na sua serralheria.

A administração do seu estoque também depende do trabalho de entrega do seu fornecedor, se ele a fizer no prazo combinado e sem prejudicar o processo de qualidade dos materiais, você poderá controlar melhor as suas mercadorias.

Passo #3: Siga o modelo de reposição contínua de estoque!

Dentre os modelos de reposição de estoque existentes, o modelo de reposição contínua é  o mais indicado para serralherias.

Isso se deve ao fato de que no modelo de reposição contínua você compra os materiais frequentemente, mas mantém um estoque menor. Assim, o custo operacional da armazenagem é reduzido e evitam-se perdas, compras erradas de grande quantidades de produtos ou encalhe..

É extremamente importante que você leve em conta o seu tipo de demanda, já que materiais parados no estoque geram custos altos.

Passo #4: Desapegue do seu estoque!

É essencial que aconteça o giro dos produtos para que você lucre e a gestão de estoque funcione bem. E é esse giro que indicará se você precisa comprar mais ou menos materiais, por isso, é importante ficar de olho na saída de produtos.

Assim, você conseguirá agir com eficiência e se antecipar a qualquer problema. Quando você perceber que há excesso de materiais em estoque, faça com que eles sejam vendidos da forma mais rápida possível. Realize promoções ou ofereça descontos no pagamento à vista.

Como já falamos, estoque parado é uma forma de perder dinheiro, já que o custo operacional é muito alto. E a melhor forma para você se livrar dos custos de armazenagem é desencalhando todos os materiais que não vendem.

Além disso, não se esqueça de checar as causas para que esse acúmulo tenha acontecido, assim você poderá evitar que esse problema aconteça de novo.

Passo #5: Diversifique os serviços e produtos!

Outra solução interessante para melhorar a gestão de estoque da sua serralheria é diversificar os produtos e serviços que você oferece aos seus clientes.

Em vez de oferecer um único tipo de serviço, se qualifique e ofereça outros tipos de serviços, assim você aumentará as chances de fechar negócios e poderá atender a demandas de novos clientes, fazendo um giro maior e mais rápido do estoque.

O estoque é uma parte do capital de uma serralheria e deve ser bem gerenciado. Se você pensar dessa forma, conseguirá manter o estoque em quantidade suficiente, sem a perda ou falta de nenhum produto.

Portanto, gerenciar bem os produtos estocados em sua serralheria significa garantir vendas e não ter gastos desnecessários.

E aí, está pronto para melhorar de vez a gestão de estoque da sua serralheria? Compartilhe as nossas dicas com o seu amigo serralheiro e deixe um comentário!

Leia também: 5 boas práticas para aumentar o sucesso da sua serralheria

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