Dicas de Construção

Estrutura de aço x madeira: escolhendo a vencedora

MADEIRA X AÇO: ESCOLHENDO UMA ESTRUTURA VENCEDORA

Estrutura de aço ou de madeira? A hora de escolher os materiais que vão compor as estruturas do projeto nem sempre é fácil. Os dois que disputam ali em cima são muito usados na hora de estruturar. Mas qual deles é melhor? Vamos entender como é cada estrutura.

ESTRUTURA DE MADEIRA

Bem comum, a estrutura de madeira acaba sendo usada por costume de quem planeja a obra. Sua grande vantagem em relação ao aço é o peso: chega a ser ⅓ mais leve que seu “oponente”. Ou seja, a estrutura de madeira pode ser uma opção mais viável em casos de terrenos de difícil acesso.

O carpinteiro é quem vai construir a estrutura, e isso significa custo menor na mão de obra. Além disso, é bem mais fácil de encontrar no mercado, disponibilizando mais opções de orçamentos e profissionais. No entanto, não podemos concluir que a estrutura de madeira é a melhor só porque seu valor é menor.

Fatores como durabilidade, manutenção, qualidade do material e tempo de serviço devem ser considerados.

ESTRUTURA DE AÇO

Por muito tempo a estrutura de aço era diretamente relacionada com construção industrial, mas ela vem ganhando cada vez mais espaço em outros projetos e mostrando que chegou pra ficar.

Algumas das coisas positivas das estruturas de madeira podem ser facilmente adaptada para as estruturas de aço. Por exemplo: mesmo sendo bem mais pesado que a adversária, o peso do aço pode ser equilibrado se utilizado juntamente com materiais mais leves.

As estruturas de aço são mais rápidas de serem instaladas e geram pouquíssimos resíduos. Serão projetadas numa fábrica, o que significa nada de desperdício de material e produção mais veloz, chegando a ser instalada 3x mais rápido do que a estrutura de madeira.

E as vantagens não param por aí: as estruturas de aço não estão suscetíveis a fatores climáticos e a possível aparição de cupins. Sua vida útil também é bem mais longa que a estrutura de madeira, aumentando o custo benefício da estrutura de aço. Outro fator importante, e que dá muitos pontos para a estrutura de aço, é esse material ser amigo do meio ambiente, pois não há desmatamento nem desperdício de material (a estrutura de aço pode ser usada para sustentar outros materiais da obra).

O MELHOR PARA SUA OBRA…

Você como dono da obra precisa fazer o calculo das vantagens de cada produto e tirar sua própria conclusão.

Se pensarmos em toda a questão do custo benefício (durabilidade, manutenção, qualidade do material e velocidade de serviço), a estrutura de aço é nossa vencedora por ser bem mais vantajosa e reutilizável, além de vir se popularizado muito nos últimos tempos devido à expansão dos centros urbanos.

Passe na Casa do Serralheiro e conheça nossas opções para sua estrutura. Somos especialistas em aço e estamos prontos para te ajudar! Visite nossa loja online e conheça nosso blog 🙂

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.