Dicas para Serralheiros!

Equipamentos para serralheria: EPI’s indispensáveis

Alguns equipamentos para serralheria apresentam estrutura cortante e, por isso, é necessário que o profissional entenda a importância de utilizar corretamente os EPI’s. As ferramentas cortantes podem ocasionar algum tipo de lesão, caso não seja usado de forma adequada. 

Por trabalharem com peças de madeira e materiais como alumínio, zinco e aço, os serralheiros utilizam ferramentas para soldar e cortar. Em alguns tipos de atividades, os materiais podem eliminar substâncias tóxicas. Com isso, se faz necessário utilizar luvas, sapatos adequados e máscaras. 

Entenda o que são os EPI’s e quais devem ser utilizados por quem trabalha com serralheria. 

O que são EPI’s e para que servem

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são materiais utilizados para a segurança e proteção dos trabalhadores. Quem usa equipamentos para serralheria não pode negligenciar os itens de proteção para sua própria segurança. 

As empresas devem fornecer esses equipamentos gratuitamente para os colaboradores, seguindo as determinações previstas na NR 6, norma regulamentadora por tudo relacionado aos EPI ‘s. 

Ainda que o trabalhador exerça a profissão como autônomo, é preciso que ele adquira os equipamentos para a sua proteção. 

Os EPI’s não evitam acidentes, mas minimizam os riscos de lesões. Quem evita acidentes é o próprio trabalhador, agindo sempre com segurança e dominando as técnicas necessárias para um trabalho seguro. 

Para entender de forma simples para que servem os equipamentos de proteção individual é preciso entender quais atividades os serralheiros exercem. Podemos citar algumas delas, como:

  • Solda elétrica; 
  • Corte oxi acetileno;
  • Atividades de escritório;
  • Estampagem manual ou através de prensa elétrica;
  • Corte de materiais com tesoura, com esmerilhadeira;
  • Pintura de fundo com zarcão e de acabamento com esmalte;
  • Montagem, acabamento, carregamento e descarregamento de materiais.

Para realizar os serviços são necessárias máquinas, tais como esmerilhadeira, policorte, esmeril, solda elétrica, entre outras. Além disso, alguns produtos químicos e radiações não ionizantes também são utilizados, como: zarcão, esmalte, solda elétrica, oxi acetileno. 

Com isso, os operadores deste setor estão constantemente expostos a riscos ocupacionais. Nesse momento, fica claro a necessidade dos EPI’s para minimizar os riscos que o profissional corre. Quando o trabalho é em equipe, esses equipamentos também contribuem de forma coletiva.

Quais EPI’s são indispensáveis para trabalhar com serralheria

Agora que você já entendeu o que são os EPI’s e qual a sua importância para quem deseja trabalhar com serralheria, chegou o momento de conhecer quais os principais deles. Confira!

Óculos de Segurança

Um dos equipamentos para serralheria mais utilizados são os óculos de segurança, que precisam ser usados para impedir que fluidos de materiais cheguem até os olhos. Existem no mercado diversos modelos para atender as necessidades de cada operador e o tipo de serviço que executa.

Protetor Facial e Auricular 

Os protetores faciais são importantes para impedir que partículas volantes atinjam a região do rosto. Já os auriculares, que podem ser tipo concha ou plug, fazem a proteção dos ouvidos contra os ruídos. 

Respirador acoplador com cartucho químico específico

O cartucho químico do respirador serve como um filtro, que impede contaminantes como poeira, pó, fumo ou névoa, de serem inalados pelo operador. 

Os cartuchos são feitos para reter vapores tanto orgânicos como inorgânicos. Os filtros que são encontrados dentro dos cartuchos devem ser removíveis.  

Máscara facial com filtros e de solda

Um dos equipamentos para serralheria que também é utilizado com frequência por alguns profissionais é a máscara facial com filtro, que serve para a proteção contra vapores orgânicos e o pó que solta da madeira. Já a máscara de solda tem a função de proteger a face de eventuais fagulhas e respingos provocados pelo processo de soldagem. 

As lentes desse equipamento ajudam na proteção dos olhos contra a alta luminosidade dos raios UV, também emitidos durante o processo. Com isso, o operador evita o risco de queimaduras e danos na visão.

Luvas especiais de raspa de couro

As luvas protegem as mãos contra agentes mecânicos, como superfícies cortantes, agentes escoriantes, abrasivos e térmicos. Isso possibilita que o colaborador manuseie peças abrasivas e em altas temperaturas. 

Calçado de segurança com biqueira de aço

Protege o operador de impactos, uma vez que a biqueira protege os pés em caso de queda de materiais pesados, além de cortes e queimaduras. O calçado possui a parte da frente em aço, feito de chapas de carbono, que passam por processos de tratamento químico.

Perneira, mangote e avental de raspa de couro

São equipamentos que protegem as partes mais vulneráveis do corpo, minimizando os riscos de acidentes como queimaduras e agentes perfurantes e cortantes. O couro, por ser um material resistente, ajuda na proteção. 

Agora você entendeu a importância dos EPI’s e quais deles são fundamentais para quem deseja trabalhar com serralheira. A utilização desses equipamentos protege o operador e minimiza os riscos de acidentes no trabalho, além de serem itens garantidos por lei quando os serralheiros trabalham em uma empresa. 

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto! Siga as nossas redes sociais para acompanhar ofertas exclusivas. 

Você também pode comprar online no nosso shop, temos atendimento virtual. 

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

One thought on “Equipamentos para serralheria: EPI’s indispensáveis

  1. Jadson Cavalcanti de Amorim disse:

    Excelentes informações, as quais, mesmo como leigo na serralharia me despertou a atenção. Parabéns pelos conteúdos das páginas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.