Geral

Guia Completo do Portão Metálico

Como escolher seu Portão Metálico

Sua obra já está quase no final e você ainda não decidiu o portão metálico que irá usar? Não precisa se desesperar! Nesse artigo nós faremos um guia para te ajudar a escolher, manter e conservar seu portão! 

A Importância do Portão

O ponto de entrada de toda casa é o portão. É ele que as pessoas notam quando passam em frente. Dependendo da sua escolha, o portão pode tornar sua fachada mais convidativa e atraente. 

Além disso, também é responsável por garantir segurança ao seu lar. 

Por ter um papel tão importante, é necessária muita atenção e cuidado na hora de escolher o seu portão. Todos os detalhes, como material, tipo de abertura e acabamento, importam. 

Mas, mais do que isso, é importante escolher um portão que te agrade. Se agregar praticidade, funcionalidade e preço, melhor ainda né?!

Materiais mais Comuns

Comumente, usa-se bastante o ferro, alumínio e aço para fabricação destes portões. 

A escolha do material deverá se basear na beleza e também na segurança que cada um proporcionará. Quanto maior a resistência do material, maior a segurança do portão e da sua casa. 

Porém, é importante lembrar que materiais mais pesados, como os ferro, demandam maior esforço para abrir e fechar. Dessa forma, será necessário instalar um sistema eletrônico bastante potente.

Entretanto, uma boa saída é o portão de aço, que une qualidade e resistência, além de ser mais leve que os demais. 

Portões de Aço

Mais leve que o ferro e mais resistente que os outros materiais, o aço é uma ótima matéria prima na fabricação de portão metálico.

Além disso, o aço tem um ótimo custo-benefício e pode ficar exposto às adversidades climáticas. Sol, chuva e raios não são problemas que você precisará se preocupar. 

Como se não bastasse, o aço produz portões metálicos que contam com a manutenção mais simples frente aos demais. Além de ser esteticamente interessante. 

Sua variação de modelos e acabamento é grande, conforme veremos a seguir. 

Detalhes do Portão Metálico

Cobertura 

Os portões podem variar na sua cobertura. 

Se o que você deseja é mais segurança e praticidade, é mais apropriado investir em modelos total ou parcialmente fechados. 

Porém, se a sua casa precisa de um portão que vai permitir maior ventilação e luminosidade, sua compra deverá ser de algum mais aberto e vazado.

Cores 

Boa notícia: você pode usar a criatividade e escolher sua cor favorita para seu portão metálico. Ainda mais que não há nenhuma regra. Porém, é importante usar a tinta “esmalte sintético”. 

As cores mais utilizadas são branco e cinza. Todavia, com um estilo mais sóbrio, o preto também é bastante comum. 

Não deixe de escolher uma cor que combine e harmonize com seu projeto. 

Tipo de Abertura 

Como existem diversos modelos de portões metálicos, uma opção é dividi-los com relação à abertura. 

Portão Pivotante

Excelente para otimizar espaços, a abertura pivotante tem seu funcionamento bastante parecido com o portão de abrir. A única diferença é que, no lugar da dobradiça, há um pivô. A saber, esse dispositivo vai regular quanto do portão irá abrir. 

Elegante, sofisticado e moderno, esse modelo é tendência nas decorações. 

Portão de Correr

Possivelmente o tipo mais comum de abertura, é também conhecido como portão deslizante. 

Seu custo é relativamente baixo e funciona se movimentando lateralmente sob um trilho. Porém, esse modelo precisa de espaço lateral. Além disso, ele pode ser automatizado. 

Portão de Enrolar 

A melhor opção para quem não tem muito espaço, esse modelo só precisa de guias laterais e uma caixa na parte superior. 

Muito utilizado em indústrias e comércios, proporciona modernidade, praticidade e segurança. 

Como Escolher meu Portão Metálico

Agora que já conhece os modelos, cores e materiais disponíveis, vamos citar alguns elementos que você deve levar em conta na hora de escolher seu portão. 

Estilo da Construção

É interessante combinar seu portão com o estilo da construção. Acima de tudo, levar em conta a decoração do seu projeto na hora da escolha é uma boa pedida. 

Espaço 

Não esqueça de considerar o espaço disponível quando fizer sua escolha. Conforme apresentamos acima, existem modelos que requerem menos espaços que outros. 

Orçamento 

Por último mas não menos importante, atente-se para os valores dos modelos. Alguns mais simples podem se encaixar melhor no orçamento! 

 

Pronto, acho que agora você está pronto para escolher o melhor portão para sua obra! Mas, não se esqueça de passar na Casa do Serralheiro para adquirir sua matéria prima com o melhor preço! 

Visite também nosso site blog que tem muito mais dicas! Na nossa loja online, você encontra portas de aço e muito mais!  

Voltar para a lista

2 thoughts on “Guia Completo do Portão Metálico

  1. Esmeralda disse:

    Parabéns pelo artigo, muito bom e de fácil entendimento

  2. Poxa muito bom, foi muito bem explicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.