Telha Metálica

Telha Galvalume ou Galvanizada? Descubra qual a ideal para você

Como escolher a melhor telha metálica para sua construção

Durante o planejamento da reforma ou construção, é importante analisar qual tipo de telha metálica será utilizada. A quantidade de coberturas disponíveis no mercado é enorme e variam no material, custo e vantagens.

O ótimo desempenho e viabilidade econômica das telhas metálicas fazem com que sejam as favoritas na hora da compra.

Por conta de suas inúmeras vantagens, as telhas metálicas são largamente aplicadas no ambiente da construção civil. Os principais exemplos são ginásios esportivos, galpões industriais, coberturas de pequenas áreas (escritório ou residencial) e cobertura de grandes áreas.

Entretanto, são muitos os tipos de metais que são apropriados para uso em coberturas. Esse material apresenta resistência, durabilidade, vencem grandes vãos, resistem à corrosão e, normalmente, são mais leves.

Por isso, para que não haja dúvida sobre qual modelo de telha comprar para sua obra, preparamos um guia com a diferença entre os dois mais comuns: Telha Galvalume e Galvanizada.

TELHA GALVALUME

A telha galvalume nada mais é do que uma chapa de aço contendo um revestimento à base de 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício. Essa combinação de metais alia a resistência estrutural do aço à durabilidade do alumínio.

O resultado é um produto leve, resistente e de alta durabilidade. Seu uso é recomendado onde é necessária resistência à corrosão atmosférica, elevada refletividade de calor, resistência à oxidação em altas temperaturas.

Principais vantagens da Telha Galvalume

Resistência

Como dissemos acima, a combinação entre o zinco e o alumínio alia resistência mecânica (proveniente da camada de zinco) e resistência à corrosão (oriunda do alumínio).

Desta forma, sua elevada resistência é uma de suas principais vantagens.

Durabilidade

Comparando a telha galvalume às demais telhas, é uma das opções que possui melhor durabilidade.

Frente à telha galvanizada, ela possui durabilidade nove vezes maior. Além disso, sua resistência às altas e baixas temperaturas sem perder as suas propriedades mecânicas é bastante notável.

Custo-benefício

Além de requerer um baixo investimento financeiro, a telha galvalume é feita de material sustentável. Por ter fácil instalação, ser leve e com mínimo custo de manutenção, esse modelo apresenta excepcional relação custo-benefício.

Efeito sonoro

Uma das grandes questões negativas a respeito das coberturas metálicas é sobre a absorção do som. O desconforto sonoro pode ser causado pelo impacto da água da chuva ou impacto de objeto nas telhas.

Todavia, esse fator não pode ser atribuído às telhas galvalume. Sua capacidade de absorver até 85% do som proveniente do impacto com a sua superfície, oferece um excelente desempenho acústico.

Conforto térmico

Graças a sua capacidade de refletir grande parte da incidência solar sobre sua superfície, a telha galvalume proporciona expressivo conforto térmico.

Essa vantagem é explicada uma vez que a telha não absorve o calor proveniente do sol. Assim, ela assegura uma melhoria na sensação térmico local, melhorando a temperatura da área coberta em questão.

TELHA GALVANIZADA

Apesar de serem popularmente confundidas, há uma diferença conceitual entre a telha galvanizada e a galvalume.

A telha galvanizada é caracterizada por receber uma camada de revestimento formada por apenas zinco puro ou de liga zinco-ferro.

Conclusão

Embora tenham algumas características parecidas, a telha galvalume apresenta maiores propriedades vantajosas. Isso por conta do “aluzinco”, já que o zinco oferece proteção mecânica e galvânica, enquanto o alumínio maior proteção à corrosão.

Além disso, como dissemos anteriormente, a galvalume é até quatro vezes mais durável que a telha galvanizada comum.

Resumindo, são inúmeros os benefícios proporcionados ao optar por uma telha galvalume, independente do tamanho da obra. Ao adquiri-la, garante-se excelente qualidade funcional com baixo investimento e ótimo custo-benefício.

Gostou do nosso artigo? Já conhece nosso blog? Lá você encontra muito mais dicas para sua obra!

Não esqueça também de passar no nosso site e conferir as melhores ofertas! Conheça nossas lojas e consulte nossos especialistas! a Casa do Serralheiro está sempre pronta pra te ajudar 🙂

Voltar para a lista

Posts Relacionados

One thought on “Telha Galvalume ou Galvanizada? Descubra qual a ideal para você

  1. Abetania Lopes de Assis disse:

    Qual á telha que esquenta mais com o sol, á telha Galvalume ou Galvanizada. Quero uma telha que ísole á sensação térmica da telha. Agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.