Dicas de Construção

Mãos à Obra: 5 passos para começar a construir sua casa dos sonhos!

como construir uma casa

Dicas para construir a fundação perfeita para sua casa

Está pensando em começar a construir sua casa? Se a resposta for sim, é necessário que você tenha uma noção básica de construção para economizar e garantir a construção de uma casa segura e durável.

Por isso, a Casa do Serralheiro vai te mostrar o passo a passo para a construção da fundação ideal para sua casa, a fim de evitar trincas e problemas futuros.

  • 1º PASSO: TERRENO 

Para você começar a construir sua futura casa, o primeiro passo é verificar as condições e documentação do terreno. A escritura da casa é o documento mais importante e é fundamental que o proprietário o tenha em mãos para o início das obras.

Também é fundamental limpar e organizar o terreno, deixando o local preparado para receber os materiais e equipe de obra.

como construir uma casa

  • 2º PASSO: MARCAÇÃO 

Tomando como base o projeto, chegou a hora de iniciar a construção do gabarito de madeira e marcar a posição da casa no terreno. Essa marcação irá orientar os trabalhadores com relação ao local onde será preparada a fundação e irá garantir a construção das paredes na posição correta.

como construir uma casa

  • 3º PASSO: ESCAVAÇÃO 

A fundação da casa serve para apoiar a casa no terreno e pode ser feita de diversas formas: manual, mecânica, utilizando estacas, etc. Uma sondagem permite saber qual é a fundação mais indicada. É importante que o fundo da vala esteja nivelado.

Atenção com terrenos úmidos: se você começar a cavar e surgir água facilmente, precisará drenar o local utilizando bombas especiais para esgotar totalmente o lençol de água.

Para executar a fundação utilizando sapatas, você tem duas perguntas a fazer:

  • Quantas sapatas serão necessárias?
  • Qual a profundidade e a medida das sapatas?

A quantidade de sapatas necessárias para a obra irá depender do tamanho da obra, é aconselhado, em média, 9 sapatas para cada 60m² de obra, como na figura abaixo.

como construir uma casa

Assim como a quantidade de sapatas, a profundidade e as medidas também dependem do tamanho da obra. A tabela a seguir atenderia as exigências de uma casa padrão, por exemplo, sobre a qual se poderá erguer um pavimento extra.

Tipo de terreno Dimensões Profundidade
Rochoso (muito firme) 50x50cm 50cm
Arenoso (compacto) 60x60cm 60cm
Úmido (boa resistência) 80x80cm 80cm

Antes da sapata ser colocada no buraco, deve-se espalhar uma camada de brita no fundo, onde ela se assentará. O buraco deve ser um pouco maior que a sapata, de forma que o concreto envolva os ferros por completo.

sapata

Conheça as sapatas da Casa do Serralheiro. Clique aqui e saiba mais!

  • 4º PASSO: IMPERMEABILIZAÇÃO DAS FUNDAÇÕES 

Impermeabilizar a fundação é muito importante para não permitir que a água “suba” pelas paredes da sua casa, afetando até a tinta. Além disso, a infiltração contribui para tornar o ambiente insalubre com umidade, fungos e mofo, diminuindo a vida útil da construção. Uma boa impermeabilização das fundações tem custo inferior a 2% da obra. Corrigir problemas causados por umidade depois da conclusão da obra pode custar muito mais caro. Normalmente, preenche-se toda a superfície da sapata com argamassa impermeável. Após a secagem, aplica-se tinta asfáltica impermeável com uma trincha.

sapata impermeabilizada

  • 5º PASSO: FINALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO 

Após a concretagem, aguarde no mínimo 28 dias a secagem do concreto das fundações. Após esse período, você poderá iniciar os serviços de erguimento das paredes.

finalização da fundação

Na Casa do Serralheiro você encontra as Sapatas para sua obra com os melhores preços! Gostou das nossas dicas? Compartilhe este artigo com os amigos e deixe um comentário.

Leia também! Corte e Dobra: Descubra como economizar mais de 25% na sua obra!

Ficou com alguma dúvida? Converse pelo chat com um dos vendedores espacialistas da Casa do Serralheiro.

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.