Geral

Metal na decoração: saiba como aplicar

Você sabe utilizar metal na decoração? Neste artigo, você aprende a aplicar o material em diferentes estilos de decoração. Não perca!

O metal é um material que vem sendo cada vez mais utilizado na decoração de interiores, pois traz muita personalidade a qualquer ambiente. Isso porque os acabamentos em metal ficam bonitos em diferentes estilos de decoração, desde os mais modernos até os rústicos.

Então, para ajudar você a se inspirar e aplicar o metal na decoração da sua casa, preparamos este artigo. Aqui, você vê um pouco mais sobre esse material na decoração e como aplicá-lo nos ambientes. Siga conosco!

Como aplicar metal na decoração

Utilizar metal na decoração é uma ótima alternativa para quem deseja trazer ainda mais personalidade ao ambiente. Por ser um material muito resistente, o metal também traz força ao espaço, independente do estilo que este recebe.

A seguir, confira dicas de como aplicar o metal na decoração:

  • Industrial;
  • Rústica;
  • Minimalista;
  • Retrô.

A partir daí, você vai compreender a versatilidade do metal, e como vale a pena investir nesse acabamento para a sua casa.

Industrial

A decoração industrial é uma das mais amadas nos últimos tempos, e para quem gosta do estilo galpão ou loft americano, precisa apostar nos metais.

Para este estilo, é interessante utilizar canos de metal a mostra, vigas metálicas e objetos decorativos nesse acabamento. Em muitos ambientes, o metal com aspecto de oxidado é utilizado, e também traz muita personalidade.

Para criar um belo ambiente com inspiração industrial, aposte nos metais aparentes, pintura em cimento queimado ou cinza e móveis reaproveitados, como tonéis, pallets e carretéis. Investir em grandes luminárias também é uma boa opção, principalmente com efeito desgastado. Além disso, inserir muitas plantas no ambiente é fundamental, a fim de trazer mais aconchego em meio a tanto cinza. 

Rústica

Uma bela decoração rústica pede por muitos elementos em metal e madeira maciça pouco trabalhada. O estilo rústico é muito interessante pois acabou saindo dos arredores das fazendas e aparecendo nas casas mais modernas, mas sem perder as características principais: a simplicidade e o contato com a natureza.

Para aplicar metal na decoração em estilo rústico, é necessário investir em acabamentos metálicos envelhecidos e mais escuros com cara de enferrujados, por exemplo, nas torneiras, luminárias, corrimões e molduras de espelho. A mobília também pode ter toques em metal, como cadeiras, mesa de cavalete, etc.

Metal na decoração minimalista

A decoração minimalista é caracterizada pela simplicidade, organização e espaço de circulação. Sendo assim, os ambientes deste estilo não contam com muitos móveis, e a decoração deve valorizar os acabamentos, que são de boa qualidade. Por isso, você irá encontrar muito vidro e metal nestes espaços, por exemplo, pois permitem diferentes formas e são mais sofisticados.

Na decoração minimalista, o metal aparece em cores mais claras, como alumínio. Para compor o ambiente, o acabamento em metal está presente tanto nas vigas, corrimões e molduras como nos móveis, mas sempre com linhas mais simples e cores claras. Além disso, o metal é geralmente combinado ao branco.

Retrô

A decoração retrô, geralmente inspirada nos anos 50, 60 ou 70, também conta com detalhes em metal. Para estes ambientes, o ideal é combinar o metal na decoração com muitas cores. Se possível, o próprio metal pode ganhar cor ao compor objetos e móveis.

Para esta decoração, insira o metal nas luminárias, objetos decorativos, molduras, janelas, corrimões, sempre em conjunto com a madeira maciça bem trabalhada e brilhosa. 

Para compor o ambiente, aposte nos tecidos com padronagens florais, poás ou psicodélicas.

Com isso, você cria um ambiente que remete às décadas passadas e cheio de personalidade.

Bônus: Como cuidar das peças de metal na decoração?

Agora que você já sabe como aplicar o metal em diferentes estilos de decoração, precisa aprender como manter seus objetos e móveis neste acabamento sempre bonitos. Afinal, existem cuidados especiais que precisam ser tomados. Veja:

  • Limpe com panos macios: O metal é facilmente arranhado quando limpo com o material errado. Por isso, utilize sempre panos de microfibra ou tecidos que não soltem pelos. Essa limpeza é fundamental para manter o metal sempre brilhante.
  • Utilize os produtos certos: Faça a limpeza do metal na decoração apenas com água e sabão neutro, outros produtos podem manchar e danificar o material. Após a limpeza, seque muito bem os objetos e móveis.
  • Tenha o hábito de polir o metal: Utilize bicarbonato para polir o metal periodicamente e recuperar seu brilho completamente.

No post de hoje, você conferiu como aplicar metal na decoração. Além disso, viu como este acabamento tão versátil pode ser utilizado em diferentes estilos de decoração. Por fim, como bônus, teve acesso a algumas dicas que vão ajudar você a manter seus objetos e móveis de metal sempre bem cuidados.

Na Casa do Serralheiro nós temos todos os tipos de metais para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.