Aço

Beneficiamento do aço: Conheça esse processo

O beneficiamento do aço é hoje um dos principais processos que compõem o tratamento térmico onde as propriedades mecânicas e físicas do aço são modificadas. Para tal finalidade, o aço sofre três tipos de alterações, seja para amolecer, endurecer ou modificar as propriedades do material.

Essas modificações têm como objetivo alcançar determinadas funções do aço, como aumentar ou diminuir sua tenacidade, dureza, resistência e vida útil do material.

Portanto, saber como funciona o beneficiamento do aço irá permitir conhecer a fundo um dos processos térmicos do aço primordiais para a indústria. Ao longo do artigo, você irá aprender mais sobre o assunto, então fique comigo para explorar o mundo do beneficiamento do aço.

O que é beneficiamento do aço?

O processo de beneficiamento do aço é uma atividade onde o aço é ajustado para desempenhar uma determinada finalidade. Dessa forma, o material é submetido a estiramentos, pressões e outros esforços como parte do tratamento térmico.

O intuito final é agregar mais tenacidade ao aço. O trabalho é feito em etapas através da têmpera e o revenimento e sempre dentro das especificações solicitadas pelo cliente. 

Principais tipos de aço para beneficiamento

Quando falamos de beneficiamento do aço, surgem algumas dúvidas sobre o tipo pelo qual o trabalho pode ser feito. Para isso, na lista abaixo você encontrará os principais tipos de aço para beneficiamento e suas características.

Aço 4140

O primeiro tipo de aço para beneficiamento é muito usado na indústria automobilística e agrícola.  Além disso, compõe peças para máquinas e equipamentos. Entre algumas de suas vantagens estão boa forjabilidade, temperabilidade e baixa soldabilidade.

Aço 4340

O aço 4340 por sua vez, também possui um alto índice de temperabilidade e forjabilidade. Contudo, a soldabilidade e usinabilidade possuem baixos níveis. É um material bastante usado no setor industrial e aeroespacial para fabricação de virabrequins, bielas, e eixos.

Aço 6150

Esse tipo de aço possui baixa soldabilidade e boa ductilidade, ainda mais na condição temperada e revenida, que oferece ainda mais resistência. O aço 6150 é bem explorado no setor automotivo para construção de molas com solicitação dinâmica.

Aço 8640  

Por fim, o aço 8640 é conhecido por ter boa temperabilidade, forjabilidade, usinabilidade e também soldabilidade. O que garante diversas aplicações para esse tipo de aço. Elas vão desde fabricação de pinos, eixos e bielas para setores automobilísticos agrícolas além de compor máquinas e equipamentos.

Conclusão sobre beneficiamento do aço

Como você viu, o processo de beneficiamento do aço é um recurso muito usado para diferentes setores e assim garantir recursos e funções que só o aço beneficiado pode gerar para a indústria como um todo.

Se você gostou das dicas então não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Se você gostou das informações, compartilhe. Ah, e não deixe de conferir a maior loja de aço do Brasil aqui na casa do serralheiro

Na Casa do Serralheiro nós temos todos os tipos de aço para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.