Galvanização

O que é e onde utilizar tubo de aço galvanizado

Você sabe o que é um tubo de aço galvanizado? Pois bem, saiba que conhecer um pouquinho mais sobre esse tipo de material pode ser muito importante para a sua construção, dada a sua eficiência e qualidade.

Em relação a esse tipo de material, pode-se dizer que ele é extremamente resistente, principalmente pelo processo de galvanização, o qual será explicado mais a frente.

Aliás, vamos precisar de um conteúdo completo para te explicar tudo sobre esse material, dada a sua complexidade e utilidade. Portanto, se você quer saber mais o assunto, continue acompanhando este conteúdo!

Tubo de aço galvanizado

Para que, não sabe, um tubo de aço galvanizado é assim conhecido porque passa por um processo de revestimento com o zinco, um metal resistente, principalmente a corrosão.

Justamente por passar por um processo mais complexo de fabricação, esse tipo de tubo de aço acaba sendo muito fiscalizado. Além disso, existem diversas regulamentações que delimitam os padrões que devem ser seguidos. Assim, ele pode chegar ao mercado e oferecer a maior segurança possível para os consumidores.

É muito importante ressaltar também que você pode encontrar o tubo de aço galvanizado em diversos tamanhos, já que eles são projetados para atender diferentes necessidades. Por exemplo, os tubos são utilizados para a condução de água, óleo, ar-condicionado, andaimes e alambrados. Obviamente, como cada uma das estruturas é completamente diferente, também haverá diferenças no tamanho e na constituição do aço usado.

Por fim, lembre-se de que o Zinco só fica “preso” ao tubo na parte externa e não em todo o corpo do tubo de aço.

Onde o tubo de aço galvanizado pode ser efetivamente utilizado?

Existem muitas dúvidas a respeito da onde o tubo de aço pode ser utilizado, principalmente para quem está começando a usar esse tipo de material e ainda não tem muita experiência.

De modo geral, todo e qualquer tipo de indústria que necessite de durabilidade, segurança e qualidade pode fazer uso do aço galvanizado. Porém, para que isso possa ficar mais claro para você, vamos mostrar a seguir quais são especificamente os locais onde esse tipo de material pode vir a ser utilizado:

Construção Civil

O Aço Galvanizado é comumente utilizado dentro da construção civil, sendo alocado em tubulações, vigas de apoio, suporte para telhas, telhas, cuumeiras e em qualquer tipo de local que necessite de uma proteção um pouquinho mais robusta.

Uma das grandes vantagens do uso desse tipo de aço na indústria da construção é a grande segurança proporcionada. De fato, não será necessário se preocupar com essa estrutura durante muito tempo, mesmo que ela esteja exposta aos mais diversos elementos externos.

Usinas 

O tubo de aço galvanizado também é frequentemente visto em usinas de açúcar e álcool, pois é capaz de aguentar a passagem dos fluídos corrosivos que geralmente são utilizados dentro desse tipo de usina.

Também é necessário destacar a grande facilidade de limpeza que esse tipo de tubo possui em comparação com os demais, além da eficiente troca térmica, que não somente ajuda as usinas a reduzirem custos como também traz uma vantagem gigantesca nos processos produtivos.

Aço Carbono x Aço Galvanizado: Qual é o melhor?

Como você já deve saber, existem variados tipos de aço no mercado, sendo que cada um deles é feito para uma determinada finalidade. Entretanto, é muito comum que haja uma comparação direta entre o aço carbono e o aço galvanizado, então é fundamental que você saiba qual deles é melhor.

Afinal, dessa maneira torna-se possível comprar aquilo que realmente é útil para o seu caso em específico.

Bem, partindo deste princípio, temos de deixar claro que o aço de carbono é sim muito resistente, mas diferente das estruturas galvanizadas, apresenta uma suscetibilidade a corrosão elevada, o que pode ser muito prejudicial em alguns casos.

Portanto, se você quer ter um material que é capaz de suportar a corrosão com mais facilidade, o aço galvanizado é de longe a sua melhor opção, pois é feito propriamente para isso.

Mais diferenças sobre o aço galvanizado

Há diversos tipos de aço no mercado e cada um deles possui características diferenciadas e pode ser usado para fins variados. O aço de carbono é uma liga metálica, composta por ferro e carbono e bastante suscetível à corrosão (ferrugem). Esse tipo de aço é formado pela liga de ferro com carbono, na qual o teor de carbono é inferior a 2,11%.

Já o aço galvanizado é composto por uma mistura robusta do aço líquido com uma solução pelo menos 10% de cromo, oferecendo alta resistência à corrosão.

Ambos são amplamente utilizados na indústria e em outros segmentos, no entanto, o aço galvanizado proporciona maior durabilidade por suas propriedades anticorrosivas. A camada de zinco auxilia a poupar recursos naturais como o minério de ferro e também energia, prolongando a longevidade do produto.

Além disso, é importante ressaltar que o tubo de Aço Galvanizado não enferruja, o que é uma excelente vantagem para quem o adquire.

Se você possui algum interesse em usar esse tipo de material, entre em contato conosco e solicite o seu orçamento personalizado. Temos a absoluta certeza de que podemos te ajudar a adquirir materiais de alta qualidade de um jeito simples e descomplicado!

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.