Aço, Aço Inox

Tudo sobre vigas de aço

Dentro da construção civil as vigas de aço são muito utilizadas. Aliás, é inimaginável atualmente pensar na construção de grandes estruturas sem o uso desse tipo de material, dada a sua importância.

No nosso conteúdo de hoje vamos tentar entender de uma maneira um pouco mais detalhada o que são as vigas de aço. Além disso, qual a importância de utilizá-las em uma construção. Também vamos te dar algumas dicas para que você consiga escolher e montar a viga certa para cada situação.

Se você está interessado no assunto, continue lendo este conteúdo, pois ele certamente vai te ajudar muito!

O que são vigas de aço?

Todo tipo de construção precisa de elementos que sejam capazes de suportar o peso total da estrutura e que ajudem a aumentar a firmeza da construção. As vigas de aço são capazes de desempenhar tudo isso com uma grande maestria.

Por serem altamente resistentes e seguras, elas são frequentemente utilizadas para dar suporte a tetos e pavimentos, mas também podem ser vistas em outros tipos de obras, afinal, são muito versáteis e resistentes.

Falando de uma forma um pouco mais específica, podemos dizer que a função de uma viga de aço é garantir a resistência da estrutura e o suporte de cargas que são colocadas sobre ela, permitindo que tudo fique devidamente sustentado.

A função da viga de aço é oferecer resistência às cargas que são depositadas sobre ela, sustentando toda a armação de forma segura. Lembre-se também de que a viga está sempre na posição horizontal, fazendo a transferência de carga das lajes para as colunas de sustentação.

É importante utilizar vigas de aço?

Por mais que o uso das vigas de aço seja muito comum atualmente, algumas pessoas ainda possuem uma certa dúvida na hora de utilizá-las, principalmente por não saberem se há necessidade ou não das vigas na sua construção.

Bem, não há como negar que existem sim algumas construções que podem ser devidamente sustentadas sem uma viga de aço. A grande questão é: Será que isso vale a pena?

Na prática, não. Utilizar vigas de aço sempre será uma opção melhor, pois:

Dá a garantia de segurança

As vigas de aço são elementos altamente seguros, com uma resistência muito elevada a pesos e compressões. Ou seja, toda a estrutura que está acima das vigas será muito bem protegida graças a própria natureza do material de apoio.

Em muitos casos, os acidentes construtivos acabam acontecendo pela utilização dos materiais inadequados. Sendo assim, se você utilizar as vigas de aço poderá ter certeza de que conseguirá manter a segurança da estrutura, sem precisar ter nenhum tipo de preocupação posterior.

Preservação do meio ambiente

A preservação do meio ambiente é uma coisa que, por incrível que pareça, está diretamente associada a utilização de vigas de aço em uma estrutura.

Afinal, o uso de qualquer outro tipo de material de suporte inevitavelmente exigirá o uso de madeira e outros elementos que infelizmente prejudicam o meio-ambiente de certa forma.

Contudo, as vigas de aço não exigem esse tipo de coisa e por não terem a necessidade de renovação constante, podem diminuir de forma significativa o uso de recursos naturais na construção.

Durabilidade

É comum que o aço apresente uma durabilidade de 50 anos ou mais. Ou seja, é muito tempo sem precisar se preocupar com a renovação de materiais. Essa durabilidade é uma grande vantagem tanto em termos de economia como também de segurança, fazendo com que as vigas sejam uma excelente opção para qualquer obra.

Se você possui algum interesse em usar esse tipo de material, entre em contato conosco e solicite o seu orçamento personalizado. Temos a absoluta certeza de que podemos te ajudar a adquirir materiais de alta qualidade de um jeito simples e descomplicado!

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.