Aço Inox, Geral

Os diferentes acabamentos em inox

As diferenças entre os acabamentos em inox

Existem várias opções de acabamentos em inox. Eles alteram mais do que apenas a aparência do material. Independente de qual seja a intenção de uso, é essencial escolher a opção de acabamento correta.

Quando o design é a primeira consideração em um projeto, um acabamento atraente aprimora a aparência do produto final. Por exemplo, nos setores de arquitetura e esportes a motor, diferentes acabamentos podem ser usados ​​para obter uma variedade de efeitos visuais. 

Em produtos domésticos, principalmente eletrodomésticos, o acabamento, o aço inoxidável “No. 4” é um dos mais populares disponíveis.

A escolha do acabamento da superfície também é importante onde os processos de fabricação serão aplicados.  Acabamentos em superfícies rugosas são adequados quando o aço for a base para pintura e colagem. Superfícies lisas são melhores onde o aço é fundido.

A escolha do acabamento deve sempre ser claramente especificada e definida pelas designações do setor. Vamos aprender mais sobre isso no nosso artigo da semana! 

Conhecendo os tipos de acabamentos em inox 

Durante o final da década de 1970, os cientistas da British Steel descobriram que os acabamentos polidos opacos do aço inoxidável mostravam uma grande variedade de superfícies ásperas. 

Estudos posteriores mostraram que a alta rugosidade da superfície do aço foi severamente danificada pelas operações de polimento, enquanto o aço com baixa rugosidade da superfície terminou relativamente incólume.

Em meados da década de 1980, o polimento opaco era amplamente utilizado em projetos, como obras de arquitetura de alto perfil. No entanto, logo foi descoberto que alguns desses acabamentos polidos tinham pouca resistência à corrosão, principalmente quando expostos à água do mar. 

Como consequência, uma nova descrição de acabamento foi introduzida, que continua sendo usada até hoje.

As opções mais comuns de acabamentos em inox são:

No. 2B – Acabamento fosco

Acabamento fosco no. 2B é o acabamento polido, o que significa que ainda não foi processado. O acabamento fosco é de aparência opaca e não é ideal para usos estéticos. No entanto, é uma boa escolha quando a aparência não é importante ou quando você planeja aperfeiçoá-la mais tarde. Sendo assim, o acabamento fosco No. 2 é a opção mais barata entre os acabamento em inox.

O acabamento é produzido por laminação a frio através de laminadores especiais ou um molde. Laminados a frio produzem uma superfície mais lisa e com menos furos. Em seguida, é amolecido e em conserva em solução ácida. O aço recebe uma passagem final pelos rolos de polimento para melhorar sua suavidade.

Aplicações comuns incluem:

  • Equipamento de uma planta química;
  • Equipamento farmacêutico;
  • Refrigeração;
  • Equipamento para águas residuais.

No. 4 acabamento escovado

O acabamento escovado No. 4 pode variar dependendo do fornecedor e até de lote para lote do mesmo fornecedor. Variações surgem de diferentes condições de fabricação, como o desgaste das correias usadas nesses acabamentos. 

Escovar o aço inoxidável produz uma aparência distinta, com um brilho opaco e um padrão de finas linhas paralelas. Tem um apelo decorativo sem ser altamente reflexivo, pois muita refletividade pode ser indesejável. 

Por exemplo, detalhes em aço inoxidável excessivamente refletivos em um edifício podem ser ofuscantes à luz do dia. A desvantagem deste acabamento inclui resistência à corrosão reduzida, porque as marcas no acabamento são suscetíveis à ferrugem.

O acabamento é criado polindo o aço inoxidável em uma direção com uma correia de lixar 120-180, seguida de suavização com uma correia de lixa não tecida 80-120.

Aplicações comuns incluem:

  • Jóias e relógios;
  • Eletrodomésticos;
  • Ar condicionado;
  • Aquecedores;
  • Arquitetura;
  • Design automotivo.

No. 8 – Acabamento espelhado

O acabamento espelhado é bastante reflexivo e é criado polindo o aço inoxidável. O processo de polimento melhora a aparência e a consistência, facilitando a limpeza. Além do mais, também oculta os efeitos posteriores da soldagem e oculta os danos na superfície.

O acabamento espelhado No. 8 é criado tratando mecanicamente  a superfície com uma série de abrasivos cada vez mais finos. Como alternativa, é utilizado um procedimento especial de laminação que pode ser semelhante ao aparecimento de abrasão mecânica. 

Nesse estágio, é essencial remover arranhões profundos, pois qualquer defeito na superfície seria muito perceptível no produto final. Assim, o processo final inclui o polimento da superfície por 5 a 10 minutos para criar um acabamento refletivo e espelhado.

Um benefício do acabamento No. 8 é que melhora a resistência à corrosão. Além do mais, o polimento elimina rachaduras onde partículas corrosivas podem se alojar.

Aplicações comuns desse tipo de material incluem:

  • Espelhos;
  • Molduras ornamentais;
  • Sanitários limpos;
  • Capas de coluna;
  • Painéis de parede;
  • Refletores.

Conclusão sobre os acabamentos em inox

Como você percebeu, os tipos de acabamento em inox estão presentes em muitos objetos do nosso uso diário. 

Se você gostou do nosso conteúdo e já está pronto para adquirir seu material com a gente, conte conosco! A Casa do Serralheiro é especialista no mercado aço inox e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.