Policarbonato

Para que serve policarbonato e onde instalar

O policarbonato é feito de poliéster por meio da condensação de ácido carbônico H2CO3 e bisfenol A C15H16O2. De forma simples, é um material termoplástico, semelhante ao vidro, que oferece alta resistência e conforto térmico para o ambiente.

Esse tipo de material é muito utilizado na construção civil. Isso porque, o policarbonato é até 250 vezes mais resistente que o vidro. Além disso, oferece transparência e alto nível de segurança. Geralmente, é utilizado em projetos de iluminação natural. 

Uma curiosidade sobre o material é que o policarbonato surgiu no Brasil em 1992. A partir disso, começou a ser utilizado nas indústrias, na proteção de máquinas para proteger os operadores. Conforme iam sabendo um pouco mais sobre o policarbonato, o material passou a ser aplicado em coberturas. 

Acompanhe neste texto as vantagens de usar o material e também onde pode ser aplicado.

Vantagens de usar o policarbonato

O policarbonato é um dos três plásticos mais utilizados no país e se tornou uma opção acessível na construção civil. Por isso, veja algumas das vantagens de escolher esse material quando precisar para algum projeto.

Estética

O policarbonato oferece liberdade de design e melhorias estéticas. Com o material, você pode fazer projetos modernos e sofisticados. Além de trazer luminosidade, também proporciona um toque de elegância e harmonia ao ambiente. Podemos destacar ainda que o policarbonato possui garantia de 10 anos contra o amarelamento.

Preço

Uma grande vantagem de usar esse material é o custo-benefício que possui. Enquanto o acrílico é 17% mais forte que o vidro, o policarbonato é quase inquebrável. Com isso, a instalação não precisa de manutenções e reparos com frequência. Com o preço em conta no mercado, o material pode ser usado em grandes e pequenos projetos.

Luminosidade

Por ser um material transparente, o ambiente em que o policarbonato é aplicado tem maior luminosidade. Por isso, é uma ótima opção para quem não deseja utilizar vidro. É indicado para cobrir locais como estufas, garagens, piscinas, entre outros.

Térmico

O policarbonato é resistente às altas temperaturas e variações climáticas. Por isso, é encontrado com frequência em telhados, sacadas ou áreas externas como um todo.  

Instalação e limpeza

No momento da instalação é preciso lembrar de deixar um espaço para dilatação do material. Quando se trata da limpeza, é necessário ter cuidados para não riscar o policarbonato. Portanto, é recomendável evitar o uso de materiais abrasivos.

Onde encontrar e aplicar o policarbonato 

Agora que você sabe as principais vantagens do policarbonato, também é interessante saber onde esse material é encontrado e onde pode ser instalado. Além disso, existem alguns cuidados que precisam ser tomados durante a execução da instalação.

Alguns objetos e lugares que policarbonato pode ser encontrado:

  • Blindagem de carro;
  • Trens da CPTM;
  • Coberturas;
  • Janelas à prova de balas;
  •  Discos compactos (CDs);
  • Lentes de óculos;
  • Caixas de computador;
  • Telefones celulares, pagers e laptops;
  • Gabinetes de estufas;
  • Faróis de automóveis;
  • Luminárias externas.

Esse material é muito utilizado na construção civil, principalmente em telhados e paredes. No mercado, você encontra em duas formas distintas: chapas e telhas de policarbonato. Além disso, o material possui quatro tipos diferentes de padronagens para aplicação, são elas: transparente, opaco, canelado e liso.

Outra forma de ser encontrado no mercado é  pelas chapas, que podem ser alveolar ou compactas. As chapas com estrutura alveolar possuem aparência de vidro canelado e tem uma garantia de 10 anos contra amarelamento e ressecamento. Já as chapas com estrutura compacta possuem aparência de vidro liso e tem uma garantia de 5 anos contra amarelamento e ressecamento.

Se você está precisando desse tipo de material para o seu projeto, visite a nossa loja virtual. Acesse as nossas redes sociais para conferir as ofertas!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.