Dicas de Construção, Solda

Eletrodo de solda: vantagens e como utilizar

O eletrodo é um material utilizado para processos de solda. O seu objetivo é realizar uma conexão entre metais e suas ligas, principal, transferindo assim os elétrons de um meio para outro. 

A aplicação do eletrodo de solda pode ser feita em diversos mercados, como metalúrgicos, fundições, estaleiros, indústrias químicas, construção civil, empresas de manutenção e serralherias. Além disso, pode ser utilizado em diversos tipos de materiais, como alumínio, aço inox, ferro, ferro fundido, latão, bronze, prata e níquel.

O eletrodo pode ser aplicado em estruturas metálicas, chapas galvanizadas e construções em geral, possuem arco estável, baixos índice de respingos e escória de fácil remoção, proporcionando um trabalho mais produtivo, muito bom para ponteamentos e baixa emissão de fumos resultando em um excelente rendimento.

Antes de adquirir esse tipo de material é preciso levar alguns fatores em consideração, tais como o tipo de metal base a ser soldado, tipo de emenda, a posição da soldagem e as características do ambiente da solda, como umidade do ar.

Saiba neste texto quais as vantagens do eletrodo de solda e quais os tipos mais comuns disponíveis no mercado. 

5 vantagens do eletrodo de solda

O eletrodo de solda é material bastante utilizado por serralheiros e operadores de construção civil. Confira algumas vantagens desse tipo de material.

  • Aplicável em estruturas metálicas, construções em geral e chapas galvanizadas.
  • Apresenta manejo fácil, arco estável, baixas perdas por respingo, escória de fácil remoção.
  • Produz cordões de excelente acabamento.
  • Apresenta fácil abertura de arco, o que torna seu emprego muito adequado para ponteamento.
  • Especial para trabalhos em serralheria.

Conheça os tipos de eletrodos

Se você precisa desse tipo de material para fazer serviços de serralheria, metalúrgica, construções, é preciso conhecer os principais tipos que estão disponíveis no mercado. Além disso, é essencial saber suas especificações. Confira!

Eletrodos de Inox

Esse tipo de eletrodo têm resistência a altas temperaturas e corrosão, possui baixo teor de carbono, além de ser resistente ao desgaste por fricção ou compressão. Com isso, são indicados para soldagem de união ou revestimento de aço inoxidável.

Eletrodos de Alumínio

São indicados para aplicações em soldagens de perfis laminados e uniões à peças de alumínio fundido, reparo de blocos de motor, cilindros, ventiladores, encaixes, perfis laminados, chapas de base e telas.

Eletrodos de Bronze

Esse tipo de eletrodo é recomendado para a soldagem e revestimento de aços, aço fundido e cobre. Sua aplicação geralmente é feita para revestimento de válvulas, cursores, aparelhos na indústria química, estaleiros, assento de válvulas, bombas, gavetas, turbinas, matrizes e união de cobre com aço.

O eletrodo é um tipo de material que precisa ter cuidados em seu manuseio. É fundamental saber que um eletrodo úmido poderá causar inúmeros defeitos na solda, trincas ao lado e sob o cordão, porosidade vermiforme, arco instável, respingos abundantes e acabamento ruim. Além disso, as latas das embalagens de eletrodos ao serem abertas não servem para estocá-los, e, por isso, devem ser armazenadas em estufas apropriadas.

Está preciso de eletrodo de solda para os seus projetos? Veja as opções que temos disponíveis em nosso site. Se você tiver dúvidas, entre em contato pelas nossas redes sociais!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.