Geral

Perfil estrutural: Conheça os principais tipos

Saiba tudo sobre perfil estrutural

Perfil estrutural: você já ouviu falar nesse componente de aço? 

Durante a última década, vimos o setor de construção e engenharia progredir muito. De diferentes técnicas a novos métodos de criação de edifícios incríveis que você vê diariamente, o aço é um dos materiais mais importantes na indústria da construção. 

Por isso, pode ser usado de várias maneiras para muitos propósitos. Diferentes membros de aço são fabricados nas fábricas com base em seu uso. As seções de aço laminado são fundidas em moldes de fundição contínua, sem juntas. 

Hoje vamos descobrir os diferentes tipos de perfis estruturais de aço existentes. Cada um tem sua estrutura exclusiva, além das maneiras pelas quais são utilizadas.

Tipos de perfil estrutural

Perfil Estrutural de Cantoneira ou L

As seções angulares são fabricadas em forma de “L”. Contém duas pernas. Algumas seções de ângulo contêm pernas com dimensões semelhantes são chamadas de seções de ângulo iguais. Por outro lado, as que contêm pernas diferentes são chamadas de seções de ângulo desiguais.

As seções angulares são amplamente utilizadas para construções de treliças de telhado e sistemas de piso com fundações de edifícios.

A razão pela qual eles são populares é porque seu formato em L fornece grande estabilidade para os sistemas de piso. Assim, reduz a profundidade estrutural simultaneamente.

Perfil Estrutural em U Simples

O perfil estrutural conhecido pelo seu formato de U consiste em dois flanges iguais conectados à rede nas duas extremidades. 

As construções feitas com perfil U estrutural simples de aço, em comparação a outros materiais, oferecem redução de peso de até 1/3 das estruturas. 

Além disso, aumentam a produtividade em até 3 vezes, reduzindo custos com materiais, mão-de-obra e tempo.

A aplicação do perfil U vai desde projetos pequenos como coberturas, portões, esquadrias, corrimão de escada, até grandes projetos como galpões e estruturas metálicas, implementos agrícolas e rodoviários e equipamentos de transporte, como carrocerias e reboques.

Existem dois tipos de perfis estruturais: simples e enrijecido, sendo perfil enrijecido mais resistente à flexão, mais rígido. Ambos os tipos de perfis atendem a um grande número de projetos.

Perfil Estrutural em U Enrijecido

Outra variação do perfil estrutural no formato de U que é muito conhecido é o tipo enrijecido.

Fabricado através de uma placa de laminado, seu formato é parecido com o U simples, porém suas dobras internas ficam na parte aberta.

Esse aço é mais resistente que o formato simples, portanto é mais indicado em construções que exigem maior peso.

Ambos aços podem ser usados para construções como:

  • Equipamentos de transportes.
  • Implementos agrícolas e rodoviários.
  • Estruturas metálicas.
  • Vigamentos e escoramentos.

Perfil Estrutural em H

O perfil estrutural em H é muito resistente, podendo ser utilizado para suportar cargas pesadas e grande quantidade de materiais. Por conta disso, geralmente é usado na construção civil e na indústria mecânica como parte de estruturas metálicas.

Além disso, também serve para escoramento de outros materiais, suporte, edificações de andares múltiplos e ginásios. Podemos encontrá-lo em shoppings, hospitais, hotéis, viadutos, passarelas, plataformas marítimas, indústria naval, entre outros.

Perfil Estrutural em T

Muito utilizado em acabamentos, o perfil estrutural em T se encaixa bem em esquadrias e estruturas metálicas. Desta forma, seus principais tipos de aplicação são realizados em vigas para laje e chassis de reboque.

Outros trabalhos desse tipo de aço são também usados em serrarias, alambrados, estruturas de painéis etc. 

Razões para usar aço nas suas construções 

O aço oferece aos arquitetos mais liberdade de design em cores, texturas e formas. Além disso, sua combinação de resistência, durabilidade, beleza, precisão e maleabilidade também oferece parâmetros mais amplos para explorar ideias e desenvolver novas soluções.

O aço pode ser montado de forma rápida e eficiente em todas as estações. Os componentes são pré-fabricados fora do local, com mão-de-obra mínima na obra. 

Uma estrutura inteira pode ser montada em questão de dias, em vez de semanas, com uma redução correspondente de 20% a 40% no tempo de construção em relação à construção no local, dependendo da escala do projeto.

Vãos de aço estendidos podem criar espaços internos grandes, abertos e sem colunas. Isso é excelente nos tempos atuais, onde muitos clientes exigem um espaçamento da grade da coluna acima de 15 metros.

A capacidade do aço de maximizar o espaço e a largura interna com a carcaça mais fina possível significa que são possíveis elementos estruturais mais finos e menores. 

As profundidades das vigas de aço são cerca da metade das vigas de madeira, oferecendo maior espaço útil, menos materiais e custos mais baixos em comparação com outros materiais. 

Os motivos para optar por estruturas de aço são realmente incríveis se comparado com outros componentes de construção.

Aço é na Casa do Serralheiro

Essa é a nossa versão das principais dicas sobre perfil estrutural. Se você acredita que deixamos alguma dica importante de fora, deixe um comentário com a sugestão! 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para adquirir seu material com a gente? Conte com o maior shopping de aço do Estado! A Casa do Serralheiro é muito respeitada no mercado de aço e está pronta para te ajudar a escolher o vergalhão para sua obra! 

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades! 

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.