Aço Inox

Aço 304 e 430: diferenças e semelhanças

Aço Inox 304 e 430 – Entendendo as Diferenças e Aspectos Entre Eles

Você já ouviu falar de aço inox 304 e aço inox 430? Existem muitos tipos diferentes de aço inoxidável usados ​​em indústrias. No entanto, as duas classes mais comuns são essas. 

Embora ambas possam produzir produtos de excelente qualidade que resistem à corrosão e à ferrugem, existem algumas diferenças importantes entre as duas. 

Nesse artigo, vamos dar uma olhada nas diferenças entre esses dois tipos de aços e as características de cada um.

Aço Inoxidável 430

Utilizado na maioria das peças de caminhões produzidas atualmente, o Aço Inoxidável 430 oferece resistência à corrosão superior quando comparado ao aço cromado. 

No entanto, devido ao fato de haver menos cromo e um pouco mais de carbono no metal, o aço inoxidável 430 é menos resistente à corrosão do que o aço inoxidável 304. Dessa forma, eventualmente, a ferrugem aparecerá na superfície. 

Todavia, uma ação rápida pode ser tomada, o que salvará seu material.  Por isso é importante o planejamento do polimento da peça, para que seu acabamento brilhante seja restaurado. 

Alguns pontos interesses sobre o aço 430 que podemos citar são:

  • É uma classe de aço inoxidável mais comum usada para peças de caminhões.
  • Pode ser polido até um acabamento espelhado próximo.
  • É um tipo de aço magnético.
  • Possui nível médio de resistência à corrosão.
  • Pode ser polido e restaurado para o acabamento original se a corrosão for interrompida desde o início.

Aço inoxidável 304

O aço inoxidável 304 está entre os graus mais altos usados ​​para produzir peças de caminhões. Composto de 18% de cromo, o aço inoxidável de classe 304 provavelmente nunca enferrujará a ponto de comprometer a integridade do metal.

As propriedades de cromo no metal não permitirão que a corrosão chegue tão longe antes de interromper o processo de ferrugem. No entanto, todas as classes de aço inoxidável, incluindo 304, podem desenvolver ferrugem na superfície devido a fatores como clima e falta de cuidado. 

Às vezes, a ferrugem da superfície pode exigir que você suje as mãos e retire a roda e o polimento. 

Esse nível de qualidade inicialmente lhe custará mais do que o equivalente na classe 430, mas sua durabilidade superior se pagará a longo prazo. 

Aspectos interessantes sobre o aço 304: 

  • Melhor qualidade de aço inoxidável usado para peças de caminhão.
  • Pode ser polido para um acabamento espelhado perfeito.
  • Aço não magnético.
  • Alto nível de resistência à corrosão.
  • Teoricamente, nunca deve “ferrugem” – a ferrugem da superfície se desenvolverá.
  • Pode ser polido de volta ao acabamento original.

Características Físicas, Preços e Magnetismo do Aço 304 e 430

O ferro bruto é ferromagnético, o que significa que você pode atraí-lo com um ímã. Além disso, ele também pode formar um ímã permanente.  

O aço inoxidável da classe 430 também é ferromagnético. No entanto, o 304 não é. Dessa forma, o aço tipo 430 é mais barato e é um pouco difícil de formar e soldar que o tipo 304.

Como eles são usados

O tipo 430 é um dos tipos mais populares de aço inoxidável. Essa classe é ideal para a produção de acabamentos automotivos, o interior de secadores de roupas e máquinas de lavar louça. 

Os fabricantes usam aço inoxidável 304 na produção de pias de cozinha, balcões, equipamentos de processamento de alimentos e outros equipamentos regularmente expostos a ambientes corrosivos. 

Aspectos interessantes sobre o aço 304 e 430

O aço inoxidável é uma liga, ou combinação de dois ou mais metais, que possui características benéficas não encontradas em nenhum dos metais por si só. 

Para fabricar aço inoxidável, o cromo é adicionado ao aço comum, proporcionando propriedades resistentes à corrosão. 

O aço inoxidável tipo 430 é composto por 17% de cromo e 0,12% de carbono, enquanto o aço inoxidável 304 contém 18% de cromo e 0,08% de carbono.

Quando o aço inoxidável é escolhido por sua resistência à corrosão, é importante usar o tipo ou classe correto. 

Como o aço inoxidável é uma liga de ferro, quando o metal corrói, ele está na forma de ferrugem. 

Há também “corrosão por corrosão”, geralmente causada pelo cloreto de ácido. O cloreto reage com o cromo para formar cloreto de cromo. O cromo é removido do aço inoxidável deixando apenas ferro. 

À medida que o cromo é dissolvido, os cloretos perfuram o aço inoxidável, criando um poço de parede liso. A probabilidade de corrosão ocorrerá com temperaturas mais altas, maior teor de cloreto e menor o pH.

Em outras palavras, saiba escolher bem o tipo correto de aço inoxidável para atender ao ambiente e à aplicação.

Aço é na Casa do Serralheiro!

Essa é a nossa versão das principais dicas sobre aço 304 e 430. Se você acredita que deixamos alguma dica importante de fora, deixe um comentário com a sugestão! 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para adquirir seu material com a gente? Conte com o maior shopping de aço do Estado! A Casa do Serralheiro é muito respeitada no mercado de aço e está pronta para te ajudar a escolher o vergalhão para sua obra! 

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades! 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.