Policarbonato

Policarbonato: tudo que você precisa saber

Já conhece o Policarbonato?

Se você procura soluções inteligentes para seu negócio, provavelmente já ouviu falar no policarbonato. Ele nada mais é que um polímero transparente, geralmente usado para substituir o vidro. Com diversas vantagens, como resistência mecânica e leveza, esse material tem ganhado cada vez mais espaço no mercado da construção civil.

Vamos conhecê-lo melhor no artigo abaixo. 

O que é policarbonato?

250 vezes mais resistente que o vidro canelado, o policarbonato é um termoplástico produzido a partir da busca de um material transparente e de alta resistência para uso em helicópteros e visores. 

Devido aos seus inúmeros benefícios, como diminuição dos custos com estrutura física, matéria prima e mão de obra, esse polímero passou a ser utilizado em larga escala pela construção civil e arquitetura.  

Com isso, o policarbonato evoluiu e incorporou algumas garantias, como resistência ao amarelamento, típico do acrílico – material com o qual o policarbonato é muitas vezes confundido. Além disso, sua transparência e resistência mecânica também chamaram atenção do mercado. 

No início do sua popularização, esse material era utilizado somente em estruturas comerciais. Empregado durante as obras de levantamento de edificações, tal como a construção de galpão, suas folhas possuíam altos valores de compra. 

Mas, uma vez que seus benefícios eram percebidos cada dia mais, o interesse dos consumidores por esse material foi crescente. Desta forma, com o aumento da demanda, os custos de produção diminuíram, tornando-o mais acessível ao público. 

Chapa de policarbonato 

Com valor mais acessível, as chapas de policarbonato passaram a substituir o vidro e o acrílico em várias aplicações. Atualmente é possível encontrar essas chapas em uma grande variedade de espessuras. 

Hoje as principais categorias são Chapa de Policarbonato Alveolar, Chapa de Policarbonato Compacto e Chapa de Policarbonato Corrugado. 

O Alveolar possui cavidades ocas que reduzem consideravelmente seu peso e a quantidade de material utilizada em sua confecção.

O Compacto é um termoplástico maciço e um dos mais nobres disponíveis no mercado.

Já o Corrugado é encontrado em telhas e é um material mais fino e com forte apelo visual.

Principais vantagens do Policarbonato

Um dos melhores materiais plásticos acessíveis no mercado hoje, o policarbonato é repleto de benefícios. Sabemos que é durável, maleável, leve e também tem grande resistência. Vamos conhecer abaixo mais algumas vantagens.

Dobrável

Por ser um termoplástico, o policarbonato possui algumas propriedades diferenciadas. Uma dessas propriedades é a possibilidade de ser dobrado a frio no próprio local de instalação. Podendo, dessa forma, ser modelado em diferentes tipos de formas e perfeitamente encaixado em estruturas. 

Além disso, o policarbonato mantém sua estrutura intacta mesmo após passar por alta temperatura, ser resfriado e aquecido novamente. 

Ecologicamente Correto

Durável, reciclável e ajudando na redução do consumo de energia elétrica, o policarbonato é um material ecologicamente correto. Por conta disso,  muitas empresas de consultoria ambiental sugerem o uso das placas de policarbonato em construções de edifícios. Assim, estimula-se maior consciência em relação aos recursos naturais e à preservação do meio ambiente.

Leve

Seis vezes mais leve e com densidade menor em relação ao vidro, o policarbonato oferece vantagens para projetos estruturais. Dessa forma, sua utilização na construção civil implica em menor uso de material. Gerando assim economia de custos.

Além disso, por ser mais leve, seu manuseio é bem mais prático. Bem como seu transporte, a elevação e os movimentos de manobra no local da obra. Mas apesar disso, o policarbonato não é considerado um material frágil como o vidro.

Isolante

O uso de diversas folhas de policarbonato ajuda no isolamento térmico, repelindo calor vindo da área externa. Além disso, também é um bom isolante de ruído. Essa, portanto, é outra característica favorável quando se usa o vidro como comparativo. 

 Resistente

Quando comparado ao vidro, uma folha de policarbonato tem resistência de até 250 vezes mais. Isso é muito importante para o transporte, manuseio e instalação do material em qualquer projeto ou estrutura.

Além disso, o policarbonato não fica mais frágil quando exposto ao tempo e intempéries climáticas, como granizo, chuva e sol forte. Dessa forma, as placas de policarbonato são indicadas mesmo em diversas aplicações, por resistir aos choques e trincamentos. Assim, reduz-se custos com manutenção, troca ou com reparo.

Transmissor de luz

Ao contrário da maioria dos plásticos, o policarbonato não fica amarelado de acordo com sua exposição constante aos raios solares. Após muito tempo de uso, os outros materiais acabam escurecendo. Mas, como a  maioria das chapas de policarbonato é tratada com proteção UV (Ultravioleta), elas acabam ficando protegidas da radiação UV em excesso, prolongando assim sua vida útil. 

Por ser transparente, as placas de policarbonato permitem a passagem de luz natural. Ainda, devido tecnologias mais recentes, elas também podem incluir revestimentos e cores especiais. Esses revestimentos irão refletir a radiação infravermelha para fora do ambiente, o que irá diminuir a entrada de grandes temperaturas. 

Se desejar, pode ser adicionado um acabamento fosco para reduzir o brilho e diminuir a entrada de luz, no caso de ambientes internos.

Maior saúde e bem-estar

Por permitir a entrada de luz natural nos ambientes, o policarbonato expande os benefícios dessa iluminação aos seus usuários. Esses benefícios já são conhecidos e difundidos, mas podemos citar principalmente o menor gasto com conta de energia, menor emissão de carbono e menor uso de iluminação artificial. 

Pesquisas mostram que entre os impactos do uso da luz natural estão menores níveis de estresse e melhores padrões de sono. Isso resulta em maior produtividade e auxílio na recuperação de doenças. Além disso, os raios solares são fundamentais para a produção de vitamina D, aumentando a imunidade corporal.

Como utilizar policarbonato

Todos os benefícios citados acima garantem a grande usabilidade do policarbonato em diversos projetos. Ele pode ser utilizado para os mais variados propósitos, desde a aplicação em residências até a aplicação em indústrias. 

Pode ser utilizado em portas e janelas, em substituição ao vidro ou outros tipos de materiais. Também pode ser usado em decorações modernas, como box de chuveiros ou como proteção de luminárias. 

O policarbonato é utilizado em diferentes projetos residenciais, em várias áreas, tais como, varandas, piscinas, salas, escadas e etc. 

Já no setor comercial, as placas são comumente utilizadas em escritórios e prédios comerciais, estádios de futebol, estações ferroviárias, estufas climatizadas e etc. 

Se utilizados em revestimentos, coberturas ou claraboias, o policarbonato oferece aos profissionais a oportunidade de otimizar a luz natural nos edifícios, com custos operacionais mais baixos do que os materiais convencionais. 

Agora que você já conhece as principais características e aplicações do policarbonato, passe na Casa do Serralheiro e utilize nossos serviços. Estamos trabalhando com esse excelente material! Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

2 thoughts on “Policarbonato: tudo que você precisa saber

  1. Estevam disse:

    Muito boa sua divulgação, produto perfeito!
    Gostaria de saber se posso usar o policarbonato compacto 8 mm como proteção de segurança pessoal ou familiar contra projétil de arma de fogo ou arma branca e proteção contra vandalismo comercial?
    Porquanto fica 10 placas de 40×30 8mm?

  2. Gilton Silvestre disse:

    Como adquiro o produto? Desejo usa-lo em portas e janelas para substituir o vidro . Se ele é recomendado e onde acho.
    Gostaria de ser informado se caso o mesmo seja atingido por um material contundente (pedrada) , ele iria estilhaçar e oferece proteção para evitar invasão de estranhos?
    Solicito informar-me as espessuras indicadas, tamanho e preço, bem como a entrega em cidades de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.