Geral

PVC Expandido: o que é e como usar

PVC Expandido: tudo que você precisa saber

A essa altura do campeonato, se você está a par das novidades do mercado, já ouviu falar sobre o PVC expandido. Antes muito utilizado na comunicação visual, hoje esse produto é carta presente em inúmeros setores da indústria. Vamos conhecê-lo melhor abaixo.

O que é?

Desenvolvido para o mercado de comunicação visual, o PVC expandido é um polímero leve e fácil de usar. Seu acabamento liso e uniforme facilitam a impressão, o que proporciona excelentes resultados nos mais diversos processos produtivos.

Por conta do seu baixo custo e ótima resistência, esse material tem sido bastante utilizado em diversos setores, como construção civil e marcenaria. Seus benefícios são inúmeros e têm atraído muitos compradores.

Sua chapa possui um ótimo acabamento superficial, seu manuseio é fácil e simples e com ferramentas comuns você atinge os resultados que precisa. Ela pode ser pintada, impressa, laminada ou adesivada. Além disso, é leve e com ótimo custo benefício.

Principais vantagens do PVC expandido

Como dissemos acima, são inúmeras as vantagens que esse material oferece ao seu negócio. Por isso, separamos os principais benefícios de utilizar esse produto.

Fácil de manusear

Pelo fato de ser leve, o PVC expandido é um material que tem o corte e furação (em diversos tamanhos e formatos) facilitados. Por conta dessa característica, o processo de aplicação também é mais fácil.

Dessa forma, o material pode ser moldado, furado e colado sem grandes dificuldades em qualquer tipo superfície como painéis de madeira, acrílico, alumínio e displays.

Boa aderência

Por conta da qualidade da superfície e do acabamento dado ao PVC expandido, o material que tintas sejam aderidas mais facilmente. Além de conferir alta qualidade na impressão.

Em razão dessa característica, o PVC expandido é amplamente utilizado nos mais diversos processos de estamparia, como impressão UV. Além de ser usado para adesivos para fins diversos.

Resistente à temperaturas extremas

Devido ao fato de não absorver água com muita facilidade, o PVC expandido não deforma rapidamente. Isso o torna altamente resistente à mudanças bruscas de temperatura. Além disso, faz com que não propague fogo — um fator de segurança para o seu estabelecimento.

Processos como a termoformagem, que incluem algum tipo de contato brusco de um material com plástico preaquecido, também podem ser feitos com PVC expandido graças a essa resistência.

Por conta dessa característica, o PVC expandido é ótimo atuando como isolante térmico.

Estética agradável

Como falamos anteriormente, o PVC expandido aceita diversos tipos de pintura e cobertura por causa do seu acabamento. Pintura automotiva, verniz e outras laminações são alguns dos exemplos que são mais esteticamente agradáveis.

Além disso, por não exigir muita higienização, a aparência desse material é mantida por um período maior de tempo, quando comparado aos outros produtos. Ademais, sua manutenção é prática e rápida.

Ecologicamente correto

Surgido a partir de mistura de subprodutos de petróleo e cloreto de sódio, o PVC expandido tem origem renovável. Esse fator o torna reciclável, gerando menor impacto negativo no meio ambiente.

Além disso, por ser um material durável, o PVC é descartado com menor frequência no meio ambiente.

Ótimo custo benefício do PVC expandido

Feito de forma a ser bastante resistente, o PVC expandido fornece mais durabilidade se comparado a outros materiais. Ou seja, sua vida longa, além de gerar menos impacto ambiental, torna-o uma opção com ótimo custo-benefício.

Além disso, o material ainda pode receber uma pintura automotiva, que reforçará ainda mais sua resistência.

Aplicações

Como dissemos acima, o PVC é um polímero bastante versátil. É um material que absorve pouca água, possui alta resistência a impacto e proporciona uma superfície uniforme. Por conta disso, é muito utilizado para impressão diretamente na chapa (impressão UV) e na comunicação visual externa, pois permite resultados de alta fidelidade.

Mas, além disso, as placas desse material também aceitam serigrafia e adesivação. Ademais, também atuam como isolante térmico e acústico, sendo muito utilizado na construção civil para esse fim.

A versatilidade do PVC expandido vai ainda mais longe. Como é um produto mais barato e ecologicamente correto, ele atende perfeitamente o setor moveleiro na fabricação de móveis.

Como falamos anteriormente, a chapa de PVC expandido é auto extinguível, ou seja, ele não propaga fogo. Essa característica, juntamente com sua resistência a água e a umidade dão mais tempo de vida. Isso se dá ao fato dele não ser afetado por problemas como empenamentos, rachaduras e descascamento.

Seja para projetos dos mais simples até os mais específicos, a chapa de PVC expandido pode ser facilmente serrada, pregada, aplainada, lixada, parafusada, pregada e colada.
Por ser um material leve, à primeira vista, ele pode parecer frágil, porém, possui um alto nível de resistência à impactos, o que garante a ele uma durabilidade dificilmente encontrada em outros materiais semelhantes.

Dessa forma, somando todas as suas vantagens, o PVC expandido desponta como um produto versátil, que pode ser utilizado pelos mais diversos setores, principalmente da indústria.

Agora que você já conhece as principais características e aplicações do PVC expandido, passe na Casa do Serralheiro e utilize nossos serviços. Estamos trabalhando com esse excelente material! Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Voltar para a lista

One thought on “PVC Expandido: o que é e como usar

  1. SANDRO disse:

    uso placas de 20mm de madeira para um piso elecvado, posso substituir por um pvc expandido ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.