Calha de Água

Principais tipos de calhas de água

Calhas de água: o que é, principais tipos e acessórios

Calhas de água são uma das proteções mais importantes da sua casa para o escoamento do seu telhado. Assim, para evitar desgaste de outros materiais da sua residência, possuir um sistema de calhas faz toda a diferença.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de calhas de água que você precisa conhecer para instalar em sua casa. 

O que são as calhas de água? 

A instalação de calhas de água é um sistema que fornece toda a proteção que sua casa precisa contra danos causados ​​pela chuva. Assim, sua principal função é levar a água da chuva do telhado até a calha e então descer e alcançar um local específico no solo. 

Pode não parecer, mas ter um sistema de calhas que funcione bem impedirá que você gaste milhares de reais em reparos, como por exemplo:

  • Danos nas fundações causados ​​pela água que sai das calhas, o que pode resultar em instabilidade estrutural da casa.
  • As calhas com vazamentos fazem com que a água se acumule nas laterais, corroendo as paredes externas e provocando o risco de quedas.
  • As calhas entupidas produzem transbordamento nas calhas de água, causando umidade e crescimento de mofo no telhado e nas paredes.

Tipos de calhas de água 

Atualmente, você pode encontrar no mercado uma ampla variedade de tipos de calhas. Elas estão disponíveis em diferentes materiais e tamanhos, com o objetivo de combinar com qualquer tipo de estilo de fachada. 

De fato, não existe um tipo perfeito de calha de água. Isso porque cada uma delas tem suas próprias vantagens e características que melhor se encaixam na cada casa, dependendo de seus requisitos estruturais.

No entanto, vamos te apresentar as 3 principais opções mais duráveis ​​em calhas para você escolher. 

Calhas de água de aço galvanizado

O aço galvanizado é um metal de alta qualidade. Assim, geralmente é revestido com uma camada de zinco que adiciona proteção extra contra danos causados ​​pela água, tornando-os resistentes à corrosão.

Este material é utilizado há mais de 50 anos na indústria de calhas de água, graças às suas características de durabilidade. Da mesma forma, você pode encontrar calhas de água de aço galvanizado facilmente em lojas de construção, em uma ampla variedade de estilos, cores e tamanhos para atender ao seu gosto.

Calhas de aço galvanizado são fortes o suficiente para não estragar com facilidade, oferecendo uma vida útil de 20 anos ou mais. Entre os poucos inconvenientes que eles têm são: instalação profissional é necessária, eles são mais caros que outros materiais e manutenção regular é necessária.

Calhas de água de cobre

O cobre assim como o aço inoxidável, é um dos materiais mais duráveis ​​para calhas. Possui características como resistência à ferrugem, acabamento elegante, baixa manutenção e vida útil de mais de 20 anos. Dessa forma, as calhas de água de cobre vem se tornando cada vez mais usado nas residências.

As calhas de cobre não precisam ser pintadas e adicionam uma aparência bonita às fachadas tradicionais. Além disso, a baixa manutenção e vida útil duradoura. A única desvantagem desse material é que o preço varia conforme o valor do cobre.

Calhas de aço inoxidável

Essa calhas são conhecidas por serem extremamente resistentes e duráveis, além de não enferrujarem e preservarem seu brilho por muitos anos.

Entre suas vantagens, podemos mencionar que as calhas de chuva de aço inoxidável suportam a expansão e a contração causadas pelas mudanças de temperatura. Além disso, podem ser pintadas, são necessárias poucas manutenções e você pode desfrutar da alta qualidade por anos desse material.

Contudo, as calhas de aço inoxidável têm dois pontos negativos principais, requerem instalação profissional e são duas a quatro vezes mais caras que outros tipos de materiais.

Acessórios para calha

Quando você adquirir as calhas de água, serão necessários também acessórios que compõem todo o sistema para que a estrutura seja montada com eficácia. Esses acessórios são: 

  • Curva retangular
  • Abraçadeira retangular
  • Condutor retangular
  • Terminal esquerdo
  • Esquadro interno
  • Esquadro externo
  • Emenda com bocal
  • Curva redonda
  • Condutor redondo
  • Cabeceira direita
  • Suporte externo
  • Suporte interno
  • Sistema de união interna para calhas
  • E clips de travamento

Normalmente os acessórios podem ser encontrados em lojas de materiais para construção com facilidade. No geral, a instalação pode ser feita por um profissional da área. Assim você evita que erros sejam cometidos por pessoas sem experiência no assunto.

Conclusão 

Projetar uma casa sem pensar na calhas de água é um erro comum que muita gente comete. Mas, as calhas são necessárias para evitar que o escoamento da água da chuva cause danos em sua residência.

Se você gostou do nosso conteúdo e já está pronto para adquirir seu material com a gente, conte com o maior shopping de aço do estado! A Casa do Serralheiro é especialista no mercado de aço e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa! Temos promoções exclusivas e o melhor preço em corte e dobra de vergalhão!  

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.